[DUVIDA] - Chave para vela

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

nao querendo desvirtuar o topico.... mas to puto com esses preços abusivos..... 100 reais pra trocar vela

e querem cobrar de 120 a 170 pra trocar um jogo de pastilha... essa vou ter q pagar pq nunca fiz uma substituiçao de pastilha de freio.... ainda tem + 40 a 70 reais pra troca do fluido .. ta loko mano


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

raphael.mendes, é a mão de obra e até que está barata.

Freio já troquei sozinho, mas não recomendo, quando tira a pastilha velha precisa abrir o cilindro pra ter espaço pra nova, tem quem enfie chave ali mas pode empenar ele o freio já não fica 100% mais. É o tipo de serviço que é bom saber pra emergência mas a prática ajuda muito. Fora que um olho acostumado bate o olho e pode perceber outro defeito que um leigo trocando a pastilha não percebe.

Cara, você trabalha, não trabalha? Você tem um custo, não é só seu salário. SUPONDO que ganhe 2 salários mínimos. R$ 1448,00 por mês. Isso dá 72 reais por dia, só pro seu salário, fora todo o gasto da empresa com impostos, luz, água, iptu... vai vendo que isso dobra fácil pra 150 reais por dia. E o que você faz?

Depende a profissão nem soa. Muito menos dá garantias, como é o caso de uma oficina que por um defeito de peça pode ter que refazer tudo sem cobrar do cliente.

Na minha profissão canso de escutar que qualquer um faz, que tem um primo que manja... um sobrinho... vai ver a diferença do resultado final. Esses tempos cobre 180 reais por hora pra um serviço, aí você pensa... uau! Gastei certa de 20 reais de combustível (ida e volta), mas tenho uma planilha onde conto o custo do carro, manutenções, seguro, imposto... por km rodado. Gastei na realidade quase 50 reais em deslocamento. Lá esperei mais de 30 minutos parado (poderia estar trabalhando em outra coisa). De imposto sobre os 180 paguei 65 quase. Material gastei uns 30 reais. Custo de equipamento pessoal (calculado assim como o carro) 25 reais.

Então:
- 50 reais de transporte
- 65 imposto
- 30 material
- 25 equipamento pessoal
Deu 170 reais... trabalhei por um lucro de 10 reais! Me arrependi!
Nem contei o investimento pessoal e constante atualização na área (formação).
Pra piorar... 40 minutos ida e volta, 30 minutos esperando e 50 minutos de serviço real. Total... 2 horas perdidas pra ganhar 10 reais!!! Nunca mais.

Se comprar um imóvel ou alugar pra montar uma empresa própria piora, vou ter que colocar na planilha o custo do "patrimonial".

Com carteira assinada esquecemos dessas coisas, o salário vem. Mesmo que a pessoa gaste 2 horas do dia em Facebook ao invés de trabalhar (não falo de você, é um exemplo), só ver a galera que trabalha e passa o dia postando no Facebook.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mas assim, acho que o básico temos o direito de fazer em casa. Assim como não precisamos pagar contador pra planilhar despesas pessoais.

Troca de velas, inspeção, diagnóstico, troca de filtros, cabos de vela... sou a favor de fazer em casa.

Eu tiro a roda, avalio minha suspensão e sei o defeito, chego no mecânico e peço pra trocar o que eu quero. Assim tenho garantia, o serviço é mais rápido e a mão de obra cai quando a oficina cobra por hora.

Sangrar freio é com 2 pessoas ou máquina de vácuo. Se fizer errado fica sem freio... melhor deixar o profissional. kkk.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se eu falar q já vi uma única pessoa sangrando o freio de um carro :oops:

so uma dica, retire as velas com o motor frio, dormido, sai muito mais fácil, essa conversa de não precisar de esforço pra trocar as velas vc volta e conta o qnt suou pra soltar kkkkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

kkkkkkkk pode deixar!

o boleto ainda nao compensou apesar de ter pago hoje cedo.... segunda compensa e o frete é de até 3 dias uteis.... quinta feira acredito que faço o procedimento e volto com foto das velas usadas e meu relato de como foi kkkk


abraços!


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Só acho que vai sofrer com essa chave de vela sendo pequena, não que não de mas que vai sofrer vai hehehe, eu cansei e compre uma de 50cm de um lado é 16mm e de outro 21mm, acho que paguei R$9 pila numa auto peças aqui perto.


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

jankefarias escreveu:Só acho que vai sofrer com essa chave de vela sendo pequena, não que não de mas que vai sofrer vai hehehe, eu cansei e compre uma de 50cm de um lado é 16mm e de outro 21mm, acho que paguei R$9 pila numa auto peças aqui perto.

mas é só pra soltar e apertar pq fiz o esquema que o awaked falou com a mangueira pra encaixar a vela.... pra retirar é só afrouxar a vela de desrosquear co a mao nao é?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

problema é justamente descolar a vela.....depois de descolada vc tira com a mao, com chave, de qq forma sem qq força
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

SemControle escreveu:problema é justamente descolar a vela.....depois de descolada vc tira com a mao, com chave, de qq forma sem qq força
Entendi o que quiseram dizer.... acredito que nao haverá problema pois como eu sempre uso etanol no carro e algumas vezes aditivo para flex, toda revisão (de 10mil e 20mil km) como estava na garantia, eu pedia ao mecanico para retirar as velas pois eu ficava com medo delas oxidarem e grudarem no cabeçote. Eu acompanhei as duas vezes e as velas sairam sem o menor esforço (apesar dele ter usado uma chave maior).
vamos ver.... depois posto o relato.. mas ainda nem compensou o boleto.. só vai compensar segunda msmo ::?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

na moto tem uma porca na ponta do vira q a chave é pequena tem uns 15~20cm de cabo, eu jogo um cabo pra prolongar e fica com mais de 1mt de comprimento e faço força pra apertar :D
então se usar um "pau de força" como chamo, se por acaso tiver colada sai fácil fácil, a chave de vela q eu tinha pro corsa quebrou, pra ver q não é tao suave, ai fiz uma adaptação pra não ter mais problema, ficou bem melhor q a chavinha original
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”