[DÚVIDA] - Diferença de motores VHC do Corsa C

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

[DÚVIDA] - Diferença de motores VHC do Corsa C

Mensagem por Fred Figueiredo »

Galera, como ainda estou em fase de conhecimento do meu Corsa C depois que troquei pelo meu antigo B, vai uma dúvida minha.

Ontem aqui no meu prédio dei uma ajuda para um vizinho que possui um Corsa C Maxx VHC 2006, a bateria dele arriou, esqueceu a luz interna acesa e se foi, ai acabei ajudando ele, peguei um cabo de chupeta emprestado e dei uma carga na bateria dele com o meu, que é um VHC 2004.

Como ambos os carros ficaram frente a frente com os motores amostra, verifiquei uma diferença em ambos os motores, na parte da TBI. No caso do meu Corsa a TBI é bem semelhante a do meu antigo B MPFI, já na do outro Corsa tem uma diferença notória, a TBI dele não tem o mesmo formato, a mangueira do filtro de ar dele sai direto por trás da flauta, como vou mostrar nas fotos.

Minha dúvida é, porque existe essa diferença em ambos os motores, já que ambos são VHC? È somente porque um é flexpower e outro não?


Motor do meu carro VHC 2004.
Imagem


VHC do Maxx 2006 do camarada.
Imagem
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O dele tem acelerador eletrônico.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

awaked escreveu:O dele tem acelerador eletrônico.
A única diferença se dá então por conta de um possuir acelerador eletrônico e o outro não então? Pensei que fosse por ser flex e o outro não.

Falando em acelerador eletrônico Awaked, o seu provavelmente possui, e eu estava lendo umas horas atrás tópicos relacionados a isso, algumas pessoas relatando um atraso na aceleração devido ao AE, realmente existe isso? Até onde sei o AE veio pra ajudar na economia do combustível, correto?
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O acelerador eletrônico foi desenvolvido na Fórmula 1, por aí já se sabe que existem vantagens significativas.

Em teoria são menos trancos por pisadas mais bruscas ou tiradas de pé bruscas. Economia de combustível. Melhor controle de emissões e ajustes finos pela ECU.

Eu sou resistente quando falam que o carro fica lerdo e tem lag. Pra mim esse atraso é fruto da baixa rotação, perto dos 500 rpm. Arrancar partindo dessa rotação é mais moroso mesmo até acostumar. Existe o lag, mas o cara tem que ser uma mega máquina pra quantificar. Por isso acredito que a questão é outra.

Sobre os motores, não é a única diferença, não lembro de cabeça.


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Entendi essa questão do AE, realmente achava que ele tinha como função maior a economia de combustível, não sabia que ele beneficiava também os "trancos" de aceleração e desaceleração bruscas.

Você a partir de quando o Corsa C adotou o o acelerador eletrônico? Estou procurando algo a respeito mais não achei ainda, fiquei curioso pra saber quais as reais diferenças dos primeiros motores VHC que é o caso do meu, para o outro motor VHC com AE.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao foi como na injecao EFI pra MPFI, a mudanca foi gradual conforme modelos, sei de modelos 06 q ainda tem o acelerador a cabo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo, aí... 25 minutos de teoria sobre a evolução do VHC ara o VHCE que tem acelerador eletrônico.

https://www.youtube.com/watch?v=q-89-51GYe8

Só que a transição não foi perfeita. Uns saíram com acelerador eletrônico mas ainda não eram completamente "VHCE". Não sei se foi o dono relaxado ou a GM, mas vi um Corsa com acelerador eletronico e catalisador embaixo do carro. Oficialmente era pra estar na saída do coletor.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

coisas q so a GM faz por vc, modelos de transicao q sao verdadeiros frankstein pra queimar estoque...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo escreveu:Entendi essa questão do AE, realmente achava que ele tinha como função maior a economia de combustível, não sabia que ele beneficiava também os "trancos" de aceleração e desaceleração bruscas.
Esses trancos são tensos, e foi uma evolução útil. Pra reduzir eles que existe a técnica de punta taco, por exemplo. Não, o acelerador eletrônico não faz punta taco, mas como a borboleta fecha gradualmente na tirada do pé o tranco numa reduzida é bem menor.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao faz punta taco? :cry: saudade imensa do CHT q desregulado tinha q freiar acelerando pra nao apagar, era tenso, mas a coisa mais divertida do mundo andar nakele possante
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”