[DÚVIDA] - PROBLEMAS NA PARTIDA NO CORSA 1.6 16V 99. O Q FAZER?

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MASBAS
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Mensagem por MASBAS »

OUTRA COISA O PROBLEMA VEIO A ACONTECER DEPOIS DA MANUTENÇÃO Q FIZ, POR ELES DAREM PARTIDA INUMERAS VEZES, ENTÃO OS CABOS SOFRERAM UM AQUECIMENTO.


Bange
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Mensagem por Bange »

A priori, nada precisaria ser acrescentado, mas substituído onde houvesse necessidade...ou seja, o problema foi contornado, mas não resolvido...

Pense por exemplo, se vc. precisar de uma manutenção em uma outra oficina ou em outro lugar...se vc. não disser o que foi acrescentado, onde e a razão, poderá induzir o profissional ao erro...


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bange, não é bem assim... é sabido que a GM usa cabos subdimensionados na parte de recarga da bateria. O serviço que o amigo ali faz nada mais é que uma "ponte de safena", recurso bem eficiente para resolver o problema do subdimensionamento.

O ideal mesmo é substituir os cabos por outros de maior bitola. Talvez aqui no CC tenha um tuto, mas tem um no Clube do Vectra que é excelente. Fiz esse tuto no Vectra que tive (já era safenado) e a partida do motor/recarga da bateria melhorou drasticamente.

Para quem quiser conferir o tuto: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=49&t=508
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, eu parto do princípio de que tudo original foi engenhado e está dentro das especificações de segurança e de funcionabilidade...mas o que se vê são sucessões de recall's corrigindo, principalmente, itens de segurança.

Não conheço histórico a respeito desse item, mas devemos levar em consideração vários fatores para sacramentar um erro de fábrica...um deles e acho que o principal é a relação entre o nr. de carros fabricados e o nr. de problemas...outro é algum problema na troca de fornecedor ou alteração de bitola comprimento etc...isto representaria apenas uma série com problemas...

Analisar a ou as causas é importante...repare que o amigo mencionou que o problema ocorreu após uma manutenção que provocou várias tentativas de partida...lembre-se de que a corrente exigida na partida é da ordem de 100A, e insistir nisso causará alguma consequência que no mínimo é um aquecimento não previsto...se as conexões não estiverem com os apertos recomendados isso piora mais ainda...

Por isso é que sempre bato na tecla do "buscar a causa raiz" e resolver... quem sabe alguma oxidação associada a grande exigência de corrente não fez surgis o problema? A solução seria resolver a oxidação e dar o aperto recomendado...sem nada a acrescentar ou substituir...

Acrescentar a "safena" é uma solução que resolve, mas quem sabe se tal medida está bem dimensionada para a grande corrente? E se esta "safena" vier a dar problema também? O profissional seguinte irá apertas os pontos conhecidos de fábrica e a "safena" ficará esquecida...mas também pode haver necessidade dele isolar o motor...e ficará maluco, pois desconhece a "safena"...

Se há uma desconfiança das características originais, é melhor trocar o original por um mais robusto... acrescentar, a meu ver, não é a melhor solução...resolve? Sim, mas pode complicar mais adiante...principalmente se o histórico não for apresentado ao profissional ou ao próximo dono.

Lembra do tal histórico em planilha que já mencionei? Se isto fosse uma prática e passada a diante ou ao profissional que fosse reparar algo...sem problemas...mas a realidade é outra... muitos proprietários levam o carro, explicam o problema e retornam para pegar pronto...o que foi feito ou não é bem explicado ou nem é questionado...aí temos um carro cheio de alterações que não vai parar muito tempo na mão de ninguém e vai ficar pulando de oficina em oficina...

CADERNETA DO HISTÓRICO JÁ!


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Focando somente no cabeamento para carga da bateria/aterramento:

É sabido que a GM subdimensiona essa parte. Isso acontece desde o Monza, passando pelo Vectra, Astra e tb pelo Corsa. Tanto é que temos vários problemas de aterramento citados aqui.

A ponte de safena é um paliativo. O ideal seria trocar o cabeamento inteiro. Como disse, meu Vectra era safenado e depois da troca do cabeamento inteiro, ficou melhor que o original + safena (que já deveria estar apresentando problemas tb.

Irei fazer a troca desse cabeamento no Classic tb, mas como prevenção, já que meu carro ainda não apresenta problemas relacionados a isso.

Sobre a caderneta de manutenção, seria sim o ideal. No Vectra, eu pedia para ele relacionar tudo o que foi feito e guardava junto com o manual do carro. Se tivesse a NF, tb era adicionado. No Classic está diferente, pois estou seguindo o plano de revisão programado, fazendo o serviço na concessionária. Então, estou guardando apenas as notas das peças/serviços, para o histórico.
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MASBAS
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Mensagem por MASBAS »

Bom eu na verdade tenho vontade de arrancar toda essa "gambiarra" fora e refazer os cabos como nesse tutorial do Vectra club ou optar por cabos originais novos!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o maior problema não é nem a bitola dos cabos, e sim "isolação" q se cria por N motivos, principalmente do lado da lata do carro, não é de hj q o tratamento das chapas dos GMs é algo esquecido, cada carro tem seu ponto podre q sempre enferruja, e os aterramentos q se isolam de tal forma.....

pra um cabo da bateria a lata com 10cm, e um alternador de 65Ah não vai ser preciso mais do q 16mm de bitola, não vai resolver por um cabo de 25mm se onde fixa esta "isolado", ai se coloca outro cabo da bateria pra lata, em outro ponto, esse esta ok, então a corrente vai circular por ai, não encontra resistência, mas o cabo q era 10cm agora tem 50cm, se for da mesma bitola do original passa a aquecer, e sobe a resistência, então a corrente acaba circulando pelos 2, o isolamento original vai crescendo, e começa a surgir um isolamento no novo ponto e assim vai....
é até por isso q qnd se instala som, pessoal pede um aterramento o mais próximo possível e q seja lixada a lata pra chegar na chapa, não vejo com bons olhos, pois se cria mais um ponto de ferrugem tmb....

posso garantir q não chega a 100A a partida pq esse fim de semana fiz uma engenharia no golf, e insisti na partida sem partida a frio pra ver se aguentava, foram mais de 10 partidas até funcionar (tava frio kkkkk), sem aquecer um cabinho e sem chegar a 80A de piko
mas se ainda assim quiserem, a recomendação pra sons de até 80A é um cabo de 21mm isso com 4~5mts, então um cabo de 10cm de 21mm deve dar conta de um aterramento próximo a bateria.....

so precisa ver se o cabo original da GM pelo menos é de cobre kkkkkkkk se não for não vale nada disso ai.......
e sinceramente os engenheiros não iam optar por uma bitola original tao inferior ao necessário, se é q é inferior, bitola inferior causa problema na camada isolante do fio, e acidente, forte risco de incêndio.....so lembrar q toda parte metálica do carro seria o massa, e qq positivo q encoste gera uma faísca razoável, com forte chance de incêndio.....pelo menos em teoria a bitola do massa seria a mesma do positivo, se o negativo tao curto ta aquecendo, o q dizer do positivo q é cumprido....
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screamer
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Mensagem por screamer »

o meu tem a mesma configuração, mas o sistema elétrico é original e não apresenta esse defeito de partida, subdimensionado é conversa fiada, mas em alguns veículos já mexido é valido!
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se é conversa fiada, como é que vc explica o cozimento dos cabos, deficiência na transmissão de energia do alternador para a bateria e de tantos problemas de aterramento nos veículos GM?
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screamer
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Mensagem por screamer »

José Leal escreveu:Se é conversa fiada, como é que vc explica o cozimento dos cabos, deficiência na transmissão de energia do alternador para a bateria e de tantos problemas de aterramento nos veículos GM?
É, vai depender de que uso se faz do carro, o meu 98 ta original então não se pode generalizar, e mesmo o processo de montagem, uma falta de reaperto do aterramento que deve sempre ser analisado por periodos, podem causar desgastes, acredito! o importante é que resolveu o problema, e em um lugar em que poucos procurariam!
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