[DÚVIDA] - Acelerei e morreu

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Cooperman
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 07 2013f Dezembro 2013 11:54:27 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Acelerei e morreu

Mensagem por Cooperman »

Bom dia pessoal!

Estava indo pra casa e resolvi testar o carro pois pelo visto "iria" viajar com ele, dei uma acelerada no carro uns 100 120 em uns periodos da estrada q juntando tudo chegou uns 4 minutos. Logo na saida da pista pra pegar a rota de casa, desacelerei e vim de boa, na descida de uma ladeira ele morreu e não pegou mais, por sorte como foi uma ladeira vim na boa e consegui parar em uma rua.

Esperei esfriar e dei partida mas não pegou mais sendo q aparece todas asluzes do painel, ventilador do ar liga, o motor de arranque vira e o carro não pega e reparei que sai meio q um ar da mangueira de ar onde coloca o filtro, o óleo tava no nivel e faltando ainda 700 km pra trocar (de 5.000), bomba dagua é nova pois a troquei etc.

Oq poderia ser? Bateu o motor? Queimou alguma placa? Aguardo ajuda agradeço desde já
Corsa 8V, sedam 1.0 milenium


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cooperman,

Tem que analisar o que falta no motor pra ele não pegar...

Todas as velas estão centelhando?
Existe pressão na flauta ou na linha de entrada do(s) bico(s)?
O motor tá sincronizado (no ponto)?
Existe folga nas polias (do vira ou do comando)?

Vê isso lá e retorna pra gente evoluir...


Cooperman
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 07 2013f Dezembro 2013 11:54:27 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cooperman »

Bom dia Bangue!

Obrigado pelas dicas mas o minimo q sei e entendo q sim as velas estão centelhando, motor ta no ponto agora o de resto relamnete não sei...... oq fiz também foi remover o cabo de bateria para reiniciar o módulo, o alarme funcionou normal e dei partida mas nada, o barulho de partida ta sim estranaho começa bem depois lembra algo arranhando e até parece q faz um pequeno sopro (não chega a ser fumaça) do mangote do filtro de ar.

Estranho é que em nenhum momento em aceleração ou normalmente andando a luz de óleo assim como o ponteiro de temperatura ouve sequer alteração msm com o carro bem quente. Aconteceu uma vz de a bomba dagua quebrar e ai o carro esquentar e morreu tbm como dessa vz mas o ponteiro de temperatura acusou. Nesse caso fui completando de água até chegar em casa numa boa e depois troca-lo.

Mas já estou meio que pensando no pior msm de o motor ter dado PT......
Vou amanhã levar o mecânico e passo o diagnóstico dele aqui no fórum para futuras conversas e troca de experiências.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cooperman,

Vc. observou centelhamento em todas as 4 velas? Isso é importante...

Retire as 4 velas e reconecte aos cabos, deixando as roscas encostadas no motor ou em algum aterramento...peça alguém para triscar a chave e observe se todas estão centelhando...

Retirar a capa da correia sincronizadora não é difícil e vc. pode verificar se existem dentes quebrados, esta frouxa, está no ponto (tem tópicos pra isso), e até com a mão forçar o movimento da polia do virabrequim...a folga tem que ser ZERO ou micrométrica... um desgaste na chaveta pode gerar folga e sair do ponto...

https://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0


Cooperman
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 07 2013f Dezembro 2013 11:54:27 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cooperman »

Olá Bange!

Bom esqueci de dizer justamente oq vc citou acima: a capa da correia dentada foi alterada por uma "gamba" usso msm gamba que tentou esconder dois biscoitos dentro dela!!! Mas até então só fazia um barulho chato pois deixou frouxo a capa, levei em um mecanico qualquer e ele deu um "aperto" no qual literalmente me fudeu.

Diagnóstico inicial pelo meu mecanico de confiança: correia dentada frouxa, um tanto desgastada, troca de óleo e filtro, troca de uma junta que fica perto da tampa de óleo que esta fazendo um pequeno vazamento, total de 300 a 380 reais tudo.

A principio não alterou nada no motor sem precisar fazer retifica, amanhã passo novas.

Boa noite a todos!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se realmente ta soprando na admissão ao tentar virar o motor as válvulas não devem estar fechando.....correia partiu ou saiu de sincronismo, tudo isso não afetar nenhuma válvula vai ser inédito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Cooperman
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 07 2013f Dezembro 2013 11:54:27 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cooperman »

SemControle escreveu:se realmente ta soprando na admissão ao tentar virar o motor as válvulas não devem estar fechando.....correia partiu ou saiu de sincronismo, tudo isso não afetar nenhuma válvula vai ser inédito
Rapaz...... tomara q seja um milagre msm pois a grana ta apertada, obras na casa rs

Ontem msm ele mecheu na correia dentada e na primeira vela (da esq. p/ dir.) e o carro pegou na boa. Agora é trocar os intens acima e ver pra crer.

Um dúvida SemControle, caso realmente tenha afetado alguma válvula qual seria o procedimento?

Abç irmão!


Cooperman
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 07 2013f Dezembro 2013 11:54:27 AM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cooperman »

Perdão, procedimento q eu digo (claro antes da troca) seria de saber qual válvula foi afetada, a termostática ou de retenção do óleo? (na minha ignorância creio eu q seja uma dessas).


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não, danos na correia afetam as válvulas de admissão e escap, no caso sem desmontar seria medir a compressão do motor pra avaliar, e por fim retirar o cabeçote pra retifica e troca das válvulas empenadas......
por isso o pessoal não curte 16V um problema desse em geral são 16V e a MO é mais puxada tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pô SemControle...milagres acontecem...não lembra do meu que quebrou o eixo do comando entre o 1° e 2° cilindro!!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”