a historia é longa, sem o catalizador, reza a lenda o motor ficar mais solto, porem o motor trabalha com uma certa contra pressao no motor causada pelo conjunto do escapamento, propriamente dito até o catalizador, o q faz com q o torque apareca mais cedo, o q faz a potencia vir mais cedo, logo, menos rotacao, liberando o escap tudo vai pra giros mais altos, fazer o motor girar significa consumo....uma coisa esta ligada a outra, e o escap livre reza a lenda surtir efeitos positivos em alta, em baixa como ja disse se perde.....jankefarias escreveu:Uma dúvida bem besta mas, o catalizador serve para diminuir as emissões de gas e pararas porém a falta dele aumenta o consumo do carro. Pergunto isso pois o meu golzinho 97 diz o cara que o catalizador ta oco e abafador final ta com dois furos um em baixo e outro em cima, dai quis me vender um "substituto de catalizador" por 80 contos ou seja era um cano com feltro dentro e o catalizadro "original" por 250 dai fiquei em duvida e deixei como ta.
se for comecar a fazer mais uso do golf vou providenciar um catalizador de golf gti pra colocar nele, e silenciar o motor, uso civilmente mesmo, nao disputando corrida e nem potencia com ninguem....