Boa tarde galera, tenho um corsa Hatch 2005 1.0 e ele está com o consumo um pouco alto, e eu mesmo vou fazer uma manutençãozinha nele pois sou metido mesmo hehehe...
vou limpar bicos, TBI trocar todos os filtros, velas e então resolvi fazer alguns testes nos sensores para ver se achava algum problema e troca-lo e fiquei com algumas dúvidas... os resultados foram os seguintes:
Sensor Temperatura
90º 241Ohms e 1.7V em marcha lenta e a medida que o motor ia esfriando a resistencia aumentava;
Sensor Map
A - B ->5V
A - C ->0,7V em marcha lenta
Sensor de Posição da Borboleta
A - B ->5V
A - C -> 4,4V fechado e 0,7V Totalmente aberto
ao girar a borboleta a tensão aumentava e baixava respectivamente
Sonda Lambda
<70º 0,18 - 0,2V
>/= 90º ficava entre 0,7 e ,082V, não ficava oscilando entre 0 e 1V
DUVIDAS:
Eu acho que não estam corretos os valores do sensor MAP e da sonda, não?
É normal a temperatura desse corsa demorar tanto para chegar aos 90º? Hoje ao fazer os testes demorou mais de min para ligar a ventuinha, é normal nesse corsa?
Pois só ai a sonda digamos que se manifesta fazendo seu papel, antes disso a mistura seria pobre correto?
A valvula termostática não poderia estar trancada aberta? Pois dificilmente a temperatura chega no primeiro risco do painel, sempre está na parte azul, se o motor estiver quente e eu pegar uma estrada a temperatura cai muito rápido e durante os tentes a ventoinha ligou na metade do primeiro risco com o segundo e ao acelerar para o motor esquentar mais rápido notei que ao subir o giro chegava agua do retorno do radiador ao reservatório, isto não deveria acontecer somente depois de ligar a ventoinha?
Desde já muito obrigado..
[DÚVIDA] - Ajuda - Teste de sensores
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[DÚVIDA] - Ajuda - Teste de sensores
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- José Leal
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Segundo o Jack, o estripador, vamos por partes:
Sensor MAP, aparentemente OK. O valor de referência é 5V mesmo. Mesmo com o motor parado, ele mede a altitude de sua localidade. Eu não tenho de cabeça aqui o valor ao nível do mar...
Sensor de posição da borboleta aparentemente OK. Só uma dúvida: quando vc movimentava a borboleta, o multímetro ficava com os valores variando ou aumentava/diminuía linearmente? Se ficou variando, pode ser que o sensor esteja com problemas. Ele tem que variar gradativamente.
Sonda lambda provavelmente está com problemas. Nem precisa chegar aos 90°C para que ela comece a medição. Com ela em ordem, o sinal do fio preto deve variar entre 100mV e 900mV (um pouco a mais/menos é aceitável). Neste caso, pode ser aí o problema do consumo elevado.
Quando vc diz que demorou para ligar a ventoinha, vc iniciou os testes com o motor frio ou já tinha aquecido? Se for com o motor frio, é para demorar mesmo. Para testar a válvula termostática, com o motor gelado, dê a partida. Com as mãos mesmo, monitore a temperatura das mangueiras de entrada e saída de água do radiador. A mangueira de entrada deve aquecer bem antes da mangueira de saída. Sobre a posição do ponteiro no painel, o Awaked disse certa vez que no CorsaC, o ponteiro trabalha entre a faixa azul e o primeiro risco (1/4 - talvez um pouco acima, dependendo das condições do sistema e da temperatura ambiente). No Classic, o ponteiro trabalha entre o primeiro (1/4) e o segundo risco (metade da escala). Sobre a água do radiador retornado ao reservatório, não tem nenhuma ligação com o funcionamento da ventoinha. Com o motor acelerado, a bomba de água pressuriza bastante a linha. Para aliviar o excesso de água, esta retorna ao reservatório.
Só para efeito de comparação, no Classic, o ponteiro da temperatura começa a movimentar-se quando o motor está a 80°C. Na marca de 1/4, a temperatura já está em 90°C. Quando a ventoinha dispara, a temperatura está em 100°C e desliga quando a temperatura desce até 92°C. Esses valores eu obtive com a leitura da IE através do OPCom.
Sensor MAP, aparentemente OK. O valor de referência é 5V mesmo. Mesmo com o motor parado, ele mede a altitude de sua localidade. Eu não tenho de cabeça aqui o valor ao nível do mar...
Sensor de posição da borboleta aparentemente OK. Só uma dúvida: quando vc movimentava a borboleta, o multímetro ficava com os valores variando ou aumentava/diminuía linearmente? Se ficou variando, pode ser que o sensor esteja com problemas. Ele tem que variar gradativamente.
Sonda lambda provavelmente está com problemas. Nem precisa chegar aos 90°C para que ela comece a medição. Com ela em ordem, o sinal do fio preto deve variar entre 100mV e 900mV (um pouco a mais/menos é aceitável). Neste caso, pode ser aí o problema do consumo elevado.
Quando vc diz que demorou para ligar a ventoinha, vc iniciou os testes com o motor frio ou já tinha aquecido? Se for com o motor frio, é para demorar mesmo. Para testar a válvula termostática, com o motor gelado, dê a partida. Com as mãos mesmo, monitore a temperatura das mangueiras de entrada e saída de água do radiador. A mangueira de entrada deve aquecer bem antes da mangueira de saída. Sobre a posição do ponteiro no painel, o Awaked disse certa vez que no CorsaC, o ponteiro trabalha entre a faixa azul e o primeiro risco (1/4 - talvez um pouco acima, dependendo das condições do sistema e da temperatura ambiente). No Classic, o ponteiro trabalha entre o primeiro (1/4) e o segundo risco (metade da escala). Sobre a água do radiador retornado ao reservatório, não tem nenhuma ligação com o funcionamento da ventoinha. Com o motor acelerado, a bomba de água pressuriza bastante a linha. Para aliviar o excesso de água, esta retorna ao reservatório.
Só para efeito de comparação, no Classic, o ponteiro da temperatura começa a movimentar-se quando o motor está a 80°C. Na marca de 1/4, a temperatura já está em 90°C. Quando a ventoinha dispara, a temperatura está em 100°C e desliga quando a temperatura desce até 92°C. Esses valores eu obtive com a leitura da IE através do OPCom.
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esse descer tudo e muito rapido a temperatura em estrada, tem grande chance de ter problema na valvula termostatica....
e temperatura da agua nao tem ligacao alguma com o funcionamento da sonda lambda, q esta com o funcionamento bem diferente do normal...qnd o escap aquece e a sonda chega na temperatura de operacao é como o Jose disse, variar de 100mV a 900mV, na verdade baixa mais q os 100mV, pode varia de 0 a quase 1V mesmo
e temperatura da agua nao tem ligacao alguma com o funcionamento da sonda lambda, q esta com o funcionamento bem diferente do normal...qnd o escap aquece e a sonda chega na temperatura de operacao é como o Jose disse, variar de 100mV a 900mV, na verdade baixa mais q os 100mV, pode varia de 0 a quase 1V mesmo
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Obrigado pela ajuda pessoal, mas assim...
o valor do sensor de borboletas variava gradativamente e acredito eu que esteja ok...fiz os testes com meu multimetro comum(aqueles amarelinhos), mas quero pegar um melhor que uso na firma que trabalho para comparar a precisão das medidas da Sonda Lambda...ela ficava sempre entre 0,7v e 0,82...muito raramente caia para 0,61v
o motor estava frio e ai liguei o carro e deixei até ligar a ventoinha (cerca de 15min) e ver onde +/- o ponteiro está ao ligar a ventoinha, pois desde que comprei o carro a 5 meses não presenciei a ventoinha ligar...
pois bem...a agua não deveria circular somente dentro do bloco até abrir a valvula e ai depois de passar pelo radiador retornar ao reservatório? pois a mangueira sai do radiador e é ligada no reservatório?
O ponteiro pode estar na metade do primeiro risco e do meio da escala e é só pegar uma estrada que o ponteiro desmaia lá no azul...
o valor do sensor de borboletas variava gradativamente e acredito eu que esteja ok...fiz os testes com meu multimetro comum(aqueles amarelinhos), mas quero pegar um melhor que uso na firma que trabalho para comparar a precisão das medidas da Sonda Lambda...ela ficava sempre entre 0,7v e 0,82...muito raramente caia para 0,61v
o motor estava frio e ai liguei o carro e deixei até ligar a ventoinha (cerca de 15min) e ver onde +/- o ponteiro está ao ligar a ventoinha, pois desde que comprei o carro a 5 meses não presenciei a ventoinha ligar...
pois bem...a agua não deveria circular somente dentro do bloco até abrir a valvula e ai depois de passar pelo radiador retornar ao reservatório? pois a mangueira sai do radiador e é ligada no reservatório?
O ponteiro pode estar na metade do primeiro risco e do meio da escala e é só pegar uma estrada que o ponteiro desmaia lá no azul...
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Ah e será que o sensor de temperatura está com problemas? ao ligar a ventoinha o sensor deu 241Ohms e na lenta marcava 1.7v
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Alguma dica??
Obrigado
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Daison Weimer, o sensor de temperatura não sei te dar a referência pela voltagem, mais fácil verificar no scaner se o acionamento está correto.
Você aparenta ter problema com a termostática e tem problemas com a sonda lambda.
Então faça sua manutenção, troque o que puder em casa... troque a sonda lambda e leve o carro pra trocar a termostática e revisar o arrefecimento.
Você aparenta ter problema com a termostática e tem problemas com a sonda lambda.
Então faça sua manutenção, troque o que puder em casa... troque a sonda lambda e leve o carro pra trocar a termostática e revisar o arrefecimento.
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Ok, assim que eu fizer a manutenção postarei os resultados
Obrigado!
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Olha, falam de Sensor, Borboleta, isso e aquilo!
Já parou para pensar em combustível ruim? Bomba de combustível com problema?
Já parou para pensar em combustível ruim? Bomba de combustível com problema?
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É que combustível ruim não faz a leitura da sonda ficar travada.RenanTI escreveu:Olha, falam de Sensor, Borboleta, isso e aquilo!
Já parou para pensar em combustível ruim? Bomba de combustível com problema?
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