[DÚVIDA] - Adaptar Motor 1.6 MPFI a Etanol. Vale a pena?

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Marcus A. Cruz escreveu:É pessoal.. o jeito será andar menos de carro para não pesar tanto na gasolina, e assim que possivel trocar por um Flex, aí sim vai ficar show!!

Obrigado por tirar essa dúvida!!

Abraços e bom fim de semana!!
doce ilusao, é mais um dos brasileiros q cai nessa ilusao, passa no topico dos consumos q vc nunca vai trocar seu carro com esse motor show, por uma porcaria flex.....
esses carros so vendem a ideia de serem bons e economicos independente do q tem no tanque....qnd vc vai tirar a media, vc tem 1.0 bebendo igual opala 6 canecos carburado e desregulado....
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então Marcus, o meu é 1.6 8V e rodo no álcool a uns 4 anos.
O correto seria trocar peças do motor para taxar e tal. Custo X elevado a Y
No meu caso, X vezes 2 ou 3 ou 4 , rodo motor original, mandei fazer um chip remapeado (pelo overspeed) , troquei a bomba de combustível após espetar o chip na central(comprei a bomba do Astra 1.8 Álcool Bosch , e montei no caneco original da Marwal). Velas originais a gasolina. Bicos originais corsa 1.6 8V MPFI , os meus são Bosch daqueles amarelo.(overspeed me disse que aguentam de boa) Não sou piloto de stock car.
Montei um kit de partida a frio, injetando ali no corpo de borboletas (tem um parafuso bujão ali no corpo de borboletas do lado do tanque de expansão que vc arranca ele e atarracha uma espiga feita por um torneiro , espeta a mangueira e pronto) . Uma injetada de 1 seg o carro pega no estalo , faça o frio que fizer. Já fez aqui na cidade numa parte alta 10 C e de manhazinha pegou no estalo.
Como tenho um chip remapeado na central, no início eu até depois de certo tempo, deixava chegar na reserva e quase zerar , arrancava o chip e colocava o original gasoina e enchia de gasosa. Ou seja , rodava uma hora no álcool outro na gasolina para sentir se havia diferença.
A nível de dirigibilidade rodar no álcool neste meu caso ficou 95% igual a gasolina o que acho muito bom.
Quanto a desempenho, achei no álcool o carro mais torcudo, respondendo melhor numa retomada, só aí já valeu a conversão para mim ok! No álcool o carro fica um pouco mais áspero, na gasolina o motor trabalha um pouco mais suave.
Depois de um tempo tive que trocar tb o sensor de nível (parou de marcar o nível no painel) pois existe um exclusivo para trabalhar no álcool. Depois disso nunca mais problema neste sensor.
Assim, se fizer um remapeamento com quem é especialista no assunto, e além disso você ser uma pessoa que faz manutenções rigorosamente em dia principalmente nas partes de alimentação , ignição troca de óleo, vai ficar bom. Corsa 1.6 8V MPFI , acho que é uns dos ficam melhores para converter remapeando o chip (por quem conhece do assunto, reforço).


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Esqueci: consumo 100% álcool, uso mixto 23 km estrada + 12 km cidade por dia, média 8,9 km/l , sendo que na estrada chego a atingir uns 140 km/h as vezes, e as vezes rodo de boa 100 Km/h 110.
Para mim não está ruim. Detalhe: uso rodas aro 16 pneus 205/40


overspeed
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Mensagem por overspeed »

Rorion...vc roda a mais de 4 anos a alcool kkkk posso procurar aonde esta o arquivo e ver a data... mas eu acho que tem pelo menos uns 5 pra 6 anos hehehe


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Pois é Over, como não cansamos de dizer: o tempo voa!
Deve ser mesmo uns 5 anos por aí. Valeu abs


flpsccp
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Mensagem por flpsccp »

Cara não faz isso alcool é uma CENSURADO, não rende, dias frios fica ruim pra ligar entre outros...

Alcool tinha q ser extinto aki no Brasil igual os EUA só gasolina e diesel


awaked
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Mensagem por awaked »

flpsccp, eu discordo, tem etanol nos EUA, porque um estado não usa não significa que é tudo assim.

Eu acho etanol bom pra caramba, motor fica mais limpo, é renovável, mais potência... deveria ser o futuro... mas brasileiro gosta de estragar a riqueza que tem.

O que não rola é adaptação, tem carro a álcool de 20 anos atrás carburado dando show de economia por aí e o motor tinindo.


jankefarias
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Mensagem por jankefarias »

Santanão original a alcool é bem divertido tivemos um em casa que andava feito loco, porém a média era 7 na cidade, teve de ser vendido o corsinha ta fazendo seus 12 13 na cidade na gasoalcool. Mas se é para rodar no alcool por economia não vale a pena, se for para andar mais ai sim.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Ao meu ver, maior problema do álcool é o preço, pois hoje ele custa em média R$ 1,69 aqui em SP, mas não se sabe se amanhã ele vai passa R$ 2,00 (em alguns lugares o preço passa de R$ 2,50 em algumas épocas) caso os produtores, por exemplo, destinarem a maior parte da cana para produção de açúcar se o preço lá fora ficar mais atraente como da última vez que o álcool aumentou, ou então na entressafra, aí quem tem carro somente a álcool fica na mão. Se o preço do álcool fosse mais estável, eu nunca mais teria carro a gasolina.

E quem acha que nos EUA não tem álcool tá mais que enganado, os EUA é o maior produtor e consumidor de álcool no mundo ( o Brasil é o segundo maior produtor), e lá eles usam o milho para obter álcool, sendo que o milho produz muito menos álcool se comparado à cana. Se o Brasil fosse um país sério, nós seríamos os maiores produtores fácil fácil, e o litro nem passaria de R$ 1,00.


awaked
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Mensagem por awaked »

nunesclj, o que estraga o Brasil é o "povo"... kkk...


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