[DÚVIDA] - Adaptar Motor 1.6 MPFI a Etanol. Vale a pena?

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Marcus A. Cruz
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[DÚVIDA] - Adaptar Motor 1.6 MPFI a Etanol. Vale a pena?

Mensagem por Marcus A. Cruz »

Boa tarde a Todos!!

Estou vendo em varias matérias de sites que a Gasolina poderá ter um aumento no preço.
O preço atual já não agrada os consumidores há alguns anos já..

Tenho um Corsa GLS 1.6 MPFI e só abasteço com Gasolina, porém, se realmente tivermos outro reajuste no preço, serei forçado a passar meu carro a Etanol.

alguém já passou ou conhece alguém que já passou esse motor a Etanol, e poderia dar sua opinião.

[DÚVIDA 2] - Aproveitando esse mesmo Tópico, alguém sabe me dizer se o para-choque dianteiro que é vendido na Connectparts.com (segue link abaixo) é de boa qualidade, quero mudar a frente do meu Corsa 96.

http://www.connectparts.com.br/Parachoq ... 009-3539/p

Obrigado e Atenciosamente.

Marcus A. Cruz
Marcus Aurélio Cruz
Corsa GLS 1.6 MPFI


awaked
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Mensagem por awaked »

Marcus A. Cruz, não vale a pena. Subindo a gasolina o etanol sobe junto. Já reparou que bom tempo tanto faz um ou outro? Pode ter certeza que virá alguma esculpa pra subir etanol, seja aumento da procura, safra... sempre foi assim, a mais de 10 anos é assim. Fica tranquilo.

Não compensa a conversão, o rendimento vai cair muito. O que compensa é ter a manutenção em dia pra garantir que o motor esteja queimando de forma eficiente a gasolina.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Awaked, o amigo que criou o tópico mora em SP, um dos grandes produtores de álcool. Lá, o preço ainda fica interessante. É igual aqui em GO.

Marcus, sobre a conversão, se for feita de modo correto, trará vantagens. Existiu o motor 1.6 8V álcool, então vc terá que trocar os pistões, bicos, velas e bomba de combustível pelos do motor álcool. Se seu tanque for de metal, terá que trocar tb, mas pode usar do Classic flex (55l).
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

pra converter corretamente, vai levar muitos e muitos kms pra pagar a conversão e passar a ter alguma vantagem, sem contar na variação do preço, q mesmo em SP chega a não compensar as vezes....
quem é das antigas lembra do proalcool, da incentivos a comprar carro a álcool, e tome disparar os preços......logo quem é das antigas até raiva de álcool tem....
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awaked
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Mensagem por awaked »

Sei lá... se é realmente o caso de ter certeza que é sempre mais barato melhor comprar um carro a álcool de fábrica. É tanta coisa diferente que o custo fica até desinteressante.


Marcus A. Cruz
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Mensagem por Marcus A. Cruz »

É pessoal.. o jeito será andar menos de carro para não pesar tanto na gasolina, e assim que possivel trocar por um Flex, aí sim vai ficar show!!

Obrigado por tirar essa dúvida!!

Abraços e bom fim de semana!!
Marcus Aurélio Cruz
Corsa GLS 1.6 MPFI


awaked
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Mensagem por awaked »

Marcus A. Cruz, mais ou menos... um carro Flex faz menos do que um só a gasolina ou só a etanol.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Marcus A. Cruz escreveu:É pessoal.. o jeito será andar menos de carro para não pesar tanto na gasolina, e assim que possivel trocar por um Flex, aí sim vai ficar show!!

Obrigado por tirar essa dúvida!!

Abraços e bom fim de semana!!
doce ilusao, é mais um dos brasileiros q cai nessa ilusao, passa no topico dos consumos q vc nunca vai trocar seu carro com esse motor show, por uma porcaria flex.....
esses carros so vendem a ideia de serem bons e economicos independente do q tem no tanque....qnd vc vai tirar a media, vc tem 1.0 bebendo igual opala 6 canecos carburado e desregulado....
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então Marcus, o meu é 1.6 8V e rodo no álcool a uns 4 anos.
O correto seria trocar peças do motor para taxar e tal. Custo X elevado a Y
No meu caso, X vezes 2 ou 3 ou 4 , rodo motor original, mandei fazer um chip remapeado (pelo overspeed) , troquei a bomba de combustível após espetar o chip na central(comprei a bomba do Astra 1.8 Álcool Bosch , e montei no caneco original da Marwal). Velas originais a gasolina. Bicos originais corsa 1.6 8V MPFI , os meus são Bosch daqueles amarelo.(overspeed me disse que aguentam de boa) Não sou piloto de stock car.
Montei um kit de partida a frio, injetando ali no corpo de borboletas (tem um parafuso bujão ali no corpo de borboletas do lado do tanque de expansão que vc arranca ele e atarracha uma espiga feita por um torneiro , espeta a mangueira e pronto) . Uma injetada de 1 seg o carro pega no estalo , faça o frio que fizer. Já fez aqui na cidade numa parte alta 10 C e de manhazinha pegou no estalo.
Como tenho um chip remapeado na central, no início eu até depois de certo tempo, deixava chegar na reserva e quase zerar , arrancava o chip e colocava o original gasoina e enchia de gasosa. Ou seja , rodava uma hora no álcool outro na gasolina para sentir se havia diferença.
A nível de dirigibilidade rodar no álcool neste meu caso ficou 95% igual a gasolina o que acho muito bom.
Quanto a desempenho, achei no álcool o carro mais torcudo, respondendo melhor numa retomada, só aí já valeu a conversão para mim ok! No álcool o carro fica um pouco mais áspero, na gasolina o motor trabalha um pouco mais suave.
Depois de um tempo tive que trocar tb o sensor de nível (parou de marcar o nível no painel) pois existe um exclusivo para trabalhar no álcool. Depois disso nunca mais problema neste sensor.
Assim, se fizer um remapeamento com quem é especialista no assunto, e além disso você ser uma pessoa que faz manutenções rigorosamente em dia principalmente nas partes de alimentação , ignição troca de óleo, vai ficar bom. Corsa 1.6 8V MPFI , acho que é uns dos ficam melhores para converter remapeando o chip (por quem conhece do assunto, reforço).


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Esqueci: consumo 100% álcool, uso mixto 23 km estrada + 12 km cidade por dia, média 8,9 km/l , sendo que na estrada chego a atingir uns 140 km/h as vezes, e as vezes rodo de boa 100 Km/h 110.
Para mim não está ruim. Detalhe: uso rodas aro 16 pneus 205/40


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