[DÚVIDA] - Adaptar Motor 1.6 MPFI a Etanol. Vale a pena?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

Ao meu ver, maior problema do álcool é o preço, pois hoje ele custa em média R$ 1,69 aqui em SP, mas não se sabe se amanhã ele vai passa R$ 2,00 (em alguns lugares o preço passa de R$ 2,50 em algumas épocas) caso os produtores, por exemplo, destinarem a maior parte da cana para produção de açúcar se o preço lá fora ficar mais atraente como da última vez que o álcool aumentou, ou então na entressafra, aí quem tem carro somente a álcool fica na mão. Se o preço do álcool fosse mais estável, eu nunca mais teria carro a gasolina.

E quem acha que nos EUA não tem álcool tá mais que enganado, os EUA é o maior produtor e consumidor de álcool no mundo ( o Brasil é o segundo maior produtor), e lá eles usam o milho para obter álcool, sendo que o milho produz muito menos álcool se comparado à cana. Se o Brasil fosse um país sério, nós seríamos os maiores produtores fácil fácil, e o litro nem passaria de R$ 1,00.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

nunesclj, o que estraga o Brasil é o "povo"... kkk...


nunesclj
:: Piquet ::
Mensagens: 259
Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
Localização: Itapecerica da Serra - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nunesclj »

awaked escreveu:nunesclj, o que estraga o Brasil é o "povo"... kkk...
Verdade!!!


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

flpsccp escreveu:Cara não faz isso alcool é uma CENSURADO, não rende, dias frios fica ruim pra ligar entre outros...

Alcool tinha q ser extinto aki no Brasil igual os EUA só gasolina e diesel
Faz tempo que não leio tamanho absurdo... nem vou comentar algo assim.

--

Sobre o povo brasileiro entregar a riqueza, infelizmente é a mais pura verdade. O álcool é muito mais barato e menos poluente que a energia elétrica, por exemplo (imagina descartar as baterias de um carro elétrico). Deveria sim ser o combustível do futuro. Aliás, do futuro não, do presente! Já é uma tecnologia consolidada e não em desenvolvimento, como os carros elétricos.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

flpsccp escreveu:Cara não faz isso alcool é uma CENSURADO, não rende, dias frios fica ruim pra ligar entre outros...

Alcool tinha q ser extinto aki no Brasil igual os EUA só gasolina e diesel
cada comentario infeliz q me aparece......
vai reclamar pra dilma q poe alcool na gasolina, sua deusa gasolina tem 1/4 de alcool em cada litro....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

overspeed escreveu:Rorion...vc roda a mais de 4 anos a alcool kkkk posso procurar aonde esta o arquivo e ver a data... mas eu acho que tem pelo menos uns 5 pra 6 anos hehehe

Over ainda tem chips a alcool para vender? se tiver vc tem o do corsa wagon 1.6 16v 99 ?


overspeed
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Março 2008 04:22:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por overspeed »

tenho sim... esse usa um PLCC vc precisa mandar soquetar o modulo...

me manda MP que tratamos dos detalhes


brunomicheletto
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 07 2012f Janeiro 2012 11:57:36 PM
Localização: Santo Antônio da Platina - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunomicheletto »

overspeed escreveu:tenho sim... esse usa um PLCC vc precisa mandar soquetar o modulo...

me manda MP que tratamos dos detalhes

Overspeed te mandei uma mp da uma olhada depois....


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

O pessoal só quer saber da economia, mas esquece que o álcool misturado na gasolina é o álcool anidro e o álcool da bomba é o hidratado, leva água.
Aí põe o chip, esquece que nos motores originais à álcool as peças tem um tratamento diferente, cromadas até, e comprometem bomba, pistões, válvulas e a longo prazo se arrependem.
Mas como é do gosto de cada um............
Lembrando que no álcool, nunca irão ter a mesma autonomia da gasolina, o tanque vai durar menos kms.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Esse negócio de peças preparadas para álcool é a maior balela. Na época dos carburadores, estes sim precisavam de tratamento para resistir a corrosão. As cubas eram niqueladas, mas com o tempo, nem mesmo esse material resistia a água. Mas isso é coisa de 20 anos de uso. O coletor de admissão tb muda, pois precisa de uma resistência elétrica ou circulação de água quente, especialmente na fase fria do motor, para que o álcool não se liquefizesse ao passar pelo coletor gelado.
Pistões, válvulas... eram do mesmo material que os usados no motor gasolina.

Nos motores injetados, a única peça que sofre é a bomba de combustível, por ficar imersa no álcool com água. As bombas de combustível álcool/flex possuem pás em plástico, enquanto as bombas gasolina possuem pás em metal. Os bicos devem ser trocados apenas por não terem vazão suficiente para manter a mistura álcool/ar ideal (o bico do motor gasolina injeta menos combustível que seu similar álcool).

Sem delongar muito, para quem quiser converter seu motor gasolina para álcool, se não mexer na taxa de compressão, mantém as velas originais do motor gasolina. Se aumentar a taxa de compressão, obrigatoriamente troque as velas por outra com grau térmico maior (mais frias).
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”