[DÚVIDA] - De EFI (1.0 96) Para VHC (1.0 2002) fica legal?

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fellipe.saffir
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[DÚVIDA] - De EFI (1.0 96) Para VHC (1.0 2002) fica legal?

Mensagem por fellipe.saffir »

Fala galerinha..
Quero tirar uma duvida sobre o motor do meu carro..
Como alguns já sabem, comprei um corsa 95 unica dona, problema que o carro tava com 2 buracos gigantesco no bloco, resultado.. comprei um motor parcial (do super 97) que antes era MPFI e coloquei o cabeçote original do meu carro EFI já que estava sem grana para mudar a injeção..
FICOU ZERO o motor, nao bate nada, super forte, mas como alegria de pobre dura pouco, vamos ao problema...

O problema: comprei com nota no desmanche, tudo bonitinho, porem não foi dado baixa no motor, leva em torno de 6 meses para sumir no sistema e eu conseguir legalizar no meu carro, resumindo, fui fazer o documento do carro e não consegui, então fui no desmanche (02 irmão em carapicuiba) e passei o ocorrido, pessoal sugeriu trocar o motor por outro já baixado, encontramos outro motor (VHC), no caso, somente substituiremos o bloco ( vou colocar a parte de baixo do Classic VHC 2002 gasolina), o mecanico vai usar a minha parte de cima devido a injeção ser diferente como disse acima..

Minha duvida: antes desse problema, estava com um projeto para mudar de EFI para MPFI, mas como deu essa zica e vou colocar a parte de baixo do VHC, quero saber quais as peças que vou precisar para transformar o "EFI" no VHC..

Sei que vou precisar de:

- Cabeçote VHC
- Coletor de Admissão
- Modulo de Injeção
- Chicote do Modulo
- 4 Bicos
- Flauta

Preciso de mais alguma coisa??


SemControle
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Mensagem por SemControle »

pra virar VHC é isso ai, precisa de tudo mesmo.....
mas tem tudo pra virar uma bomba essa parte de baixo de não sei o q e parte de cima de sei la o q, a taxa dos VHCs vem pela cabeça dos pistões, logo seu cabeçote é completamente diferente já começa correndo alguns riscos de pegar pistao na vela, tem forte risco de ter q trabalhar com o ponto completamente fora do padrão q usava no EFI, ou seja qnd seu carro cair na mao de qq outro mecânico vai começar o estrago...vc tem um motor q o mecânico não possui qq referencia...
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fellipe.saffir
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Mensagem por fellipe.saffir »

É ISSO QUE ME PREOCUPA..
sei que a taxa do VHC é alta pra caramba, em comparação com os motores mais antigos, por isso já quero fazer toda a alteração, mais não sei quais peças a mais vou precisar comprar..
Fiz essa listinha rapida que sei que preciso, preciso saber se ta faltando mais alguma coisa..

Na segunda deixo o carro pro cara montar, ruim que não to sentindo muita firmeza..

Resumindo: parte de cima cabeçote 97 (EFI, MPFI), parte de baixo (Bloco) VHC..

é CENSURADO, o motor ta zerado, forte pra caramba, jogo do lado os 1.0 mais novos (inclusive o celta VHCE da minha mãe) e tá lado a lado.. não queria mexer mesmo no motor que esta lá.. :(


SemControle
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Mensagem por SemControle »

essa transformacao de EFI pra MPFI ja foi mais q discutida no forum, e definitivamente nao vale a pena, até a bomba de combustivel é diferente.....
agora ainda querer fazer isso super taxado. certamente vai ficar pre detonando direto, ai vem tirar ponto pra contornar....tirar ponto tmb perde potencia....
sei la se quer pq quer fazer, vai ser um baita $$ pra deixar direito
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Mensagem por José Leal »

Uma sugestão que deixo é fatiar o cabeçote, aumentando um pouco mais a taxa e rodar no álcool. Para isso vc vai precisar da bomba dos modelos álcool e retrabalhar o bico injetor original, aumentando a vazão em ~30%. O maior problema é encontrar uma bomba original álcool pois simplesmente não existe. Teria que pegar a sua original e recondiciona-la, colocando as peças internas plásticas, que resistem a corrosão.

Velas originais dos 1.0 MPFI álcool (melhor as do VHC flex) são obrigatórias.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

álcool nesses EFI nem sempre é boa ideia, o tanque é de metal, a bomba so casa a original, complicado....
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Mensagem por José Leal »

Se tem esses problemas, já começa a complicar. Obrigatório modernizar o sistema de alimentação inteiro, já fica inviável $.
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fellipe.saffir
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Mensagem por fellipe.saffir »

é complicado mesmo, fiquei fazendo pesquisas depois sobre taxas e achei inviavel..
os caras falaram que fica bom, dai acaba a garantia eu to la reclamando e gastando mais dinheiro com eles..
Ontem sai do serviço e dei um pulo lá, falei que nao queria a parte de baixo do VHC (depois da aula de taxa que recebi do SEMCONTROLE), acabei negociando o motor inteiro VHC (cabeçote, bloco, chicote, modulo, sensores, coletor de escapamento, admissão, bicos, flauta, etc..)

No sabado vou retirar pela manha e começar a brincadeira..
Vou postando a "brincadeira" e o resultado final..
Quando termina crio um topico e conto a historia do corsinha com fotos de tudo que foi alterado e modificado..


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Aí sim é outra vida. Só não esqueça de legalizar o número do motor no DETRAN
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