[DÚVIDA] - Corsa wind 96 carburado

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Pela foto, seu carro é um EFI. Parece um carburador, mas é uma injeção eletrônica de um bico injetor. Acima da borboleta, está montado o bico injetor.

Sobre embolar, pode ser problemas de velas desgastadas, TBI sujo, bomba de combustível fraca, regulador de pressão ruim... uma série de coisas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Avatar do usuário
Nilton Jr
:: Champ ::
Mensagens: 564
Registrado em: Sexta-feira 03 2010f Setembro 2010 09:09:04 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Nilton Jr »

Realmente, é injeção eletronica sim, porém de 1 bico só (EFI). Parece muito um carburador, mas não é. Quanto a embolar quando acelera é algum dos defeitos citatos anteriormente, e esse negocio de embolar quando acelera não é parametro, pois um carburador bem regulado em um motor bom não embola na aceleração, vc nem percebe que é carburado.
Atual: Astra hatch 2.0 2005
Ex: Golf 1.6 Sr, 2000 Preto Turbo - PT
Ex: Corsa Super 2P 1.0 8v, 97 Verde West


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Roobsonsantos escreveu:Teve quem disse que o carro é carburado porque quando acelera ele com força , ele embola o motor pra depois acelerar , quando o de injeção , não embola .. ele acelera de uma vez ...
fiquei meio confuso mesmo sabendo que o corsa veio para o brasil já com injeção.
Carburador bem acertado não embola pisando fundo.

Injeção também pode embolar numa acelerada forte.
Quem normalmente provoca essas emboladas é o sistema de IGNIÇÃO, velas, cabos e bobinas... ou seja, alguma falha nesses componentes.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Roobsonsantos escreveu:Eu também fiquei assustado , porem pelo pouco que eu entendo,ele é carburado porque tem alguns componentes típicos de carburado ...
irei tirar uma foto e postar aqui pra vocês me dizerem se é ou não ,porque os mecânicos afirmam que ele é carburado , mas ele é de um bico ... então fiquei meio confuso ...

porem o meu é com GNV ... pensei que pudesse ser por causa do gás ( sou leigo em mecânica) ... mas quando meu padastro e eu desmontamos , vimos a borboleta que é típico de carburação ..
a menos que seja uma injeção eletrônica muito diferente das demais .
Dá uma olhada nesse tópico: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=59801
Tem fotos do sistema.

Não tem nada de carburado. Só é EFI.
O princípio da borboleta é o mesmo até em carros muito modernos, todos serão parecidos.

Carburador não usa bomba de combustível elétrica, tem aquela parada dos giclês, a agulha, o reservatório de gasolina, bóia dentro dele... um monte de coisas que a injeção não tem.

TROQUE de mecânico CORRENDO!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sai correndo desse mecânico daqui a pouco ele começa a querer tirar seu $$ dizendo q vai limpar carburador, regular e por ai vai, sendo q injeção eletrônica não se usa chave pra acertar nada, a injeção faz isso sozinha, so tem q estar com os componentes em dia....
como já foi dito, borboleta tem em tudo qnt é tipo de motor, ela controla a passagem do ar (aceleração)

por mais q a olho pareça com um carburador, se for olhar de perto vai notar q são completamente diferentes na forma de funcionar........

ELECTRONIC FUEL INJECTION - EFI
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Não é carburado. é injeção.

De uma olhada na saída do coletor de escape, vai ver um sensor lá chamado sonda lambda, ele vai ter apenas um fio verde saindo deste sensor.

Este TBI é do EFI que tem o corpo de borboleta e dentro dele tem o bico injetor! Ele realmente lembra bastante um carburador, tem a borboleta que regula a passagem do ar mas se observar melhor, vai ver que tem mais dois componentes eletrônicos conectados dele que é o sensor de passo que fica na frente e o sensor de borboleta que como o proprio nome sugere, ele verifica a posição da borboleta e fica na lateral esquerda do TBI (consequentemente a sua direita se estiver de frente com o carro)

Um carburador tem umas peçinhas metálicas parecida com uma "flauta", Cheia de buracos chamadas de Giglê. Esta pecinha tem a função de carburar o combustível, ou seja, misturar o Ar e o combustível jogando no coletor de admissão de forma pulverizada.

Em uma injeção Eletrônica, a central controla a entrada de combustivel atravez de sensores em toda a parte do carro, principalmente a sonda Lambda que analiza a quantidade de oxigênio que restou da queima do combustivel e manda mais ou menos combustível para o bico "pulverizar" dentro do coletor de admissão. Com isso mantendo a mistura ideal em cada estágio de funcionamento do motor, coisa esta que não existia em carros carburados.


Roobsonsantos
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 30 2013f Maio 2013 11:43:46 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Roobsonsantos »

Bom Galera , muuuuuuuuuuito obrigado a todos que puderam me responder e me ajudar , eu sou muito leigo em mecânica , por isso que eu estou aqui ... de qualquer forma muuuuuuito obrigado a todos que dispuseram dos seus tempos pra me responde e me ajudar a solucionar minhas duvidas ..

Fico muito grato por isso , porque todos aqui estão de parabéns .


Roobsonsantos
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 30 2013f Maio 2013 11:43:46 PM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Roobsonsantos »

Eu já corri desse mecânico .
Ele fez a limpeza do bico e eu tive a impressão de ser injeção eletrônica por ser "conectado por fios" mas ele disse " po cara , eu não faço limpeza de carburador " ... como ele poderia LIMPAR O BICO DA INJEÇÃO E DIZER QUE É CARBURADOR ? mas como eu sou técnico em informática e contabilidade , não questionei ... ai vieram vários curiosos dizendo que era carburado por causa do gás e etc ... mas eu preferi vir aqui .


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

entendi... mas o carburador no caso é o corpo de borboleta!


Arlindo Martins
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 05 2013f Setembro 2013 12:01:21 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Arlindo Martins »

Não é carburador é uma TBI MONOPONTO


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”