[DÚVIDA] - Motor Esquentando e cheirando queimado

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Vipovi
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 17 2013f Junho 2013 02:22:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Motor Esquentando e cheirando queimado

Mensagem por Vipovi »

Olá galera, sou novo no fórum e comprei agora meu corsa.
Meu corsa é 2003, 1.8 com 50.000km rodados, antigamente era de uma mulher...
Agora que comprei o carro e estou utilizando, percebi algumas alterações no carro.
A primeira vez que sai com o carro, estava com um amigo meu, dando algumas esticadas pra testas o 1.8 porem quando paramos o carro, meu amigo falou que tava subindo um cheiro de frissão bem forte, eu também tinha sentido, mas pensei que era do freio que havia sido muito solicitado, ou da embreagem que segurou algumas trocas em alta rotação.
Porem ao sair pela segunda vez com o carro, com o tempo bem frio, em torno de 18 graus, sai com o carro e andei bem de boa, nao passei de 2,500 nas trocas, o ponteiro da temperatura não chegou nem no 2/4 de frio... e quando cheguei em casa, percebi que a ventilação tava a a toda velocidade, achei estranho pois tava frio, andei de vagar, e jamais o carro deveria aquecer daquela forma. Esperei uns 3 minutos e nada de parar, acompanhado de uns estalos no radiador. Preocupado abri o capo para ver, e constatei que o motor tava relativamente quente para as condições que havia trabalhado. Depois de uns 5 minutos o ventilador parou e fui embora. Ontem fui dar mais uma volta com o corsa, e na volta dei algumas aceleradas fortes, porem com o tempo frio, nada que solicitasse aquecimento do motor... Notei quando estava de segunda marcha a 4000-5500 giros o motor assoviava um pouco, creio que seja normal devido ao grande fluxo de ar aspirado pelo filtro na admissão de ar. Quando cheguei em casa, na garagem ele já ligou a ventilação, e novamente a temperatura nem cheagava na metade, que seria a operação normal do motor. Estacionei e o ventilador tava mais forte que no outro dia, abri o capo o motor tava beeeem quente, e aquele cheiro sutil de queimado parecendo um pouco de frissão de embreagem, mas não tinha feito nenhuma saída que queimasse embreagem daquela maneira. Pesquisando um pouco vi que dizem q quando tem algum vazamento, quando o motor esquenta ele queima esse óleo vazando e da esse cheiro... Gostaria que alguém me ajudasse a intender o cheiro e o aquecimento anormal em dia de frio... aparentemente a água do radiador estava no nível.... vou levar no mecânico semana que vem, mas queria ouvir a opinião de vocês! desde já obrigado!
CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Talvez a válvula termostática esteja com defeito.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Vipovi, bom, por partes... nesse modelo de Corsa a temperatura ideal deve ficar mais próximo ao 1/4. Se chega perto do 1/2 é porque deve estar esquentando mesmo.

No básico pode se válvula termostática travada, não necessariamente completamente fechada mas de alguma forma o travamento dela sempre atrapalha. O sistema tem aditivo? Qual a cor da água no reservatório?

Como o carro tem 50.000 km está na hora de trocar a correia dentada, isso consta no manual. Portanto, ande de boa e pare de dar essas esticadas até conferir o estado dela e dos rolamentos a não ser que queira ferrar o motor de bobeira.

Eu acho que deve parar de dar "puxadas" dessa forma até descobrir exatamente o que está acontecendo.

Eu não esperaria uma semana pra levar no mecânico, antes levar hoje mesmo e descobrir que é só impressão sua do que continuar andando e ferrar mais com o motor no caso de uma junta indo pro saco.

Nada impede que a embreagem esteja patinando o tempo todo, por isso o cheiro mesmo andando de boa, ainda mais que o carro tem 50.000 km.

Ou seja, pode ser muita coisa, não de bobeira.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”