[DÚVIDA] - Corsa Hatch 99 gasolina/alcool. Posso misturar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Não tem dessa de álcool corroer peças do motor nem nada. Isso acontecia com os carburadores, onde a peça tinha que vir com um tratamento anti corrosão devido ao combustível ficar depositado em sua cuba.
Exato os carburadores para álcool eram niquelados para evitar a corrosão pelo uso desse combustível.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ah pecas pra gasolina corroem com contato com etanol sim, elas nao tem todo o tratamento, até carburadores gasolina por muito tempo em contato com a gasolina corroem tmb....

a gasolina tem sua porcentagem de alcool tmb....mas as pecas nao tem todo esse tratamento...

bicos e bomba sao os pobre coitados q mais sofrem....e ficam da mesma forma q o carburador em contato constante com combustivel
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Roger, obrigado pelo reforço no comentário. Eu estava em dúvida se era niquelação mesmo.

SemControle, acontece que o pessoal acha que os pistões dos motores álcool tb tinham tratamento para corrosão, o que não é verdade.

Sobre os bicos, eu não sei se existe algum tratamento. Mas como disse ali em cima, sugeri trocar os bicos pelos flex apenas para corrigir o volume de combustível injetado. É melhor um bico com a vazão já ideal para álcool do que abrir um bico original gasolina.

Repare que em nenhum momento falei em remapeamento do sistema de IE. E se for remapear, que seja somente o mapa de ignição, deixando o mapa de injeção original (já tem os bicos de maior vazão).
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim sim....
as pecas internas eram diferentes pra fazer o motor ser adequado ao combustivel....nao justifica todo tratamento na cabeca do pistao q vai atingir altissimas temperaturas e perder o tratamento

é completamente diferente termos vapor de alcool e ar e ter alcool o tempo todo em contato....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


weberton
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 13 2013f Fevereiro 2013 11:35:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por weberton »

RogerMansur, ola roger, vejo q voc entende e gostaria só de confirmar! eu tenho um corsa hatch 99 original a gasolina e meu mecanico disse que carro que é 4 bicos eu posso ir colocando gasolina e um pouco de alcool até ele acostumar com o alcool e depois colocar só alcool isso é verdade ou é melhor ficar só misturando msm ?


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Weberton, bem vindo.

Leia o tópico inteiro, que vc verá o que deve fazer para converter seu carro para álcool. Tem um post meu que pode te ajudar.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


weberton
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 13 2013f Fevereiro 2013 11:35:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por weberton »

José Leal, José Leal muito obrigado! então é só trocar o bico ou os bicos ? por bico flex e pronto ? não precisa colocar injetor de gasolina depois ? e voc sabe quanto custa esses bicos ? brigadão


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

weberton, 4 bicos, uns 200 reais cada na média...
Vai ficar bem meia boca por causa da taxa de compressão.

Qual a intenção? Vale a pena? Porque?


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Se seu carro é MPFI, são os bicos (4). Sim, tem que colocar a partida a frio, mas este é o mais fácil. Pode-se comprar o reservatório dos Classic flexpower. Não é preciso trocar velas, caso elas estejam em boas condições. Se vc quiser trocar, coloque as originais do motor gasolina. Como o motor está com a taxa de compressão de gasolina, colocar velas com grau térmico de álcool pode carboniza-las cedo.

Os bicos, vc pode comprar no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/bicos- ... -flexpower

Só confira o tamanho dos bicos. Pelas fotos, parecem ser do mesmo tamanho.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

weberton,
Como nosso parceiro awaked, orientou vc pode trocar os 4 bicos mais a bomba e rodar com álcool, mas como a taxa de compressão da gasolina é mais baixa vc irá perder torque andando com álcool no tanque.
Como já foi perguntado tem q ver quais são os motivos para se fazer esta conversão.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”