[DÚVIDA] - Corsa Hatch 99 gasolina/alcool. Posso misturar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

com tudo q foi falado as ideias porcas continuam.....

quer economia com o carro, nao tenha o carro......
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Hugo Janini
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Mensagem por Hugo Janini »

É isso ai galera, assino embaixo. Quer economizar? Não tenha carro, compra uma moto que é mais econômica, anda a pé, ou até mesmo de bicicleta. Carro dá conforto mas dá um baita gasto.

Aqui onde moro a gasolina esta em 2,59 e o etanol esta em 1,95 e mesmo assim não compensa abastecer o carro com etanol, mesmo para quem tem o carro flex. Assim como alguns de vocês já pensei na possibilidade de transformar meu carro para etanol, mas após pesquisar um pouco conclui que não compensa. Pesquisem, o conhecimento vai livrar vocês de uma roubada.

Um pouco de calculo tomando como base meu carro:

A gasolina brasileira tem 25% de etanol misturado nela, isso quer dizer que quando abasteço 40 litros de gasolina na verdade estou colocando dentro do tanque 30 litros de gasolina e 10 litros de etanol (vale dizer que o etanol não é puro e possui 5% de água misturado nele).

Meu carro faz 10 km/l com gasolina brasileira, como a taxa de compressão dele é uma taxa para gasolina (9,4:1), posso afirmar que ele faria mais quilômetros por litro se a gasolina brasileira não tivesse etanol misturado. Bem, continuando... isso quer dizer que com 40 litros ele faz 400 km e gasto R$ 103,60.

Mesmo se eu fizesse uma conversão correta para o etanol, deixando a taxa de compressão a 12,6:1 trocando bomba e filtro de combustível, etc etc etc. Meu carro faria no minimo 40% a menos com um litro de etanol, isso quer dizer que faria 6 km/l com etanol, com 40 litros ele faria 240 km e eu gastaria R$ 78,00.

Ai você diz, "NOSSA QUE ECONOMIA ! estou gastando R$ 78,00 para encher o tanque", engano seu, com 40 litros de etanol meu carro faria 160 km a menos do que se fosse 40 litros de gasolina, isso quer dizer que para fazer os mesmos 400 km da gasolina vou gastar 66,6 litros de etanol que ficariam no preço de R$ 129,9.

Esta vendo só, pode fazer o calculo para 7 km/l no etanol e mesmo assim vai ver que não compensa. Fora o gasto que vai ter na conversão e com manutenção do carro.

Acredito que não tenha escrito nenhuma besteira, se escrevi me corrijam.

Abraço
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Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687


awaked
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Mensagem por awaked »

Só reforço que um carro "convertido" renderia 40% menos, um Flex renderia uns 30% em média.

O álcool que vai em 25% na gasolina é diferente do que vendido na bomba. Ele não tem 5% de água. Só isso.


weberton
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Mensagem por weberton »

De qualquer forma obrigado a todos que me ajudaram e comprienderam ai !! agora é só rodar com ele original msm e pronto ! economizar em outras coisas e pronto !! abrass a todos


SemControle
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Mensagem por SemControle »

ainda no raciocinio de converter corretamente, da pra ver q nunca vai pagar a propria conversao....
qnd original meu carro chegava a 13km/l na gasolina...apos o turbo cheguei a fazer 7,5km/l nos mesmos precursos....quase 50% mas sei q tem trocentos fatores contra no caso....

jogo de pistao, bicos, bomba, chip da uma boa grana, o custo do km teria q compensar e muito mesmo......e ainda tem aquilo, deixar de ser original ja nao é la boa coisa pra muita gente.....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Como disse anteriormente, tinha convertido meu Vectra primeiramente trocando somente os bicos. A média caiu de 7,5 para 4,5 Km/l. Depois da retífica, a média subiu para 5,5 Km/l. A grande diferença foi no ganho de potência, que saltou dos 138CV originais para algo entre 155-160CV e o ganho de torque tb foi interessante.

Com o aumento da taxa de compressão e com os bicos de maior vazão dá para usar o mapa original gasolina do carro. Mas o ideal é afinar o mapa de ignição para liberar alguns CV ocultos devido ao mapa broxa que vem de fábrica.

[DETALHE]O álcool requer obrigatoriamente 30% a mais de volume de combustível, comparando-se com a gasolina. Por isso o motor álcool gasta mais que o seu similar gasolina.
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fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

Aproveitando o tópico, quem não tava antenado por esses dias

Vejam:
http://globotv.globo.com/rede-paraiba/j ... a/2360773/


Até qdo vai compensar ter carro sem ser flex eu nao sei......pq os antigos sofrem com a gososa cada vez mais misturada.


PauloPB
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Mensagem por PauloPB »

Fabio, seu carro foi homologado na fabrica pra rodar com ate 22% de alcool na gasolina ...em geral nos ficamos com 20% ou 25% de alcool em nossa gasosa o q nao traz danos ao motor devido a sua preparacao de fabrica. Nao precisa se preocupar nem.com o ponto, pois o sistema de injecao encontra o melhor caminho para queimar melhor com esse aumento da percentagem de etanol.


awaked
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Mensagem por awaked »

Há quem diga que algumas injeções e alguns motores (versões) não saberiam trabalhar com gasolina pura. Eu até acredito. Obviamente funcionará, mas não com a qualidade de um motor 100% calibrado pra gasolina pura como era antigamente ou em carros no exterior.


fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

PauloPB não sabia desses detalhes.....nada como estar por dentro do assunto.

Mais na verdade qdo postei essa noticia eu lembrei mesmo era de um fusqueta que meu irmao tinha.....kkkkkk faz uns 13 a 15 anos e ja era uma me%$#@ a gososa e o mecanico levava um baile pra deixar o carro bem regulado por causa das misturas de combustivel e tb das adulteraçoes mto frequentes por aqui......kkkkkk vivia queimando velas........ptz cada perrengue.

Abs


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