com tudo q foi falado as ideias porcas continuam.....
quer economia com o carro, nao tenha o carro......
[DÚVIDA] - Corsa Hatch 99 gasolina/alcool. Posso misturar?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26798
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 229
- Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
É isso ai galera, assino embaixo. Quer economizar? Não tenha carro, compra uma moto que é mais econômica, anda a pé, ou até mesmo de bicicleta. Carro dá conforto mas dá um baita gasto.
Aqui onde moro a gasolina esta em 2,59 e o etanol esta em 1,95 e mesmo assim não compensa abastecer o carro com etanol, mesmo para quem tem o carro flex. Assim como alguns de vocês já pensei na possibilidade de transformar meu carro para etanol, mas após pesquisar um pouco conclui que não compensa. Pesquisem, o conhecimento vai livrar vocês de uma roubada.
Um pouco de calculo tomando como base meu carro:
A gasolina brasileira tem 25% de etanol misturado nela, isso quer dizer que quando abasteço 40 litros de gasolina na verdade estou colocando dentro do tanque 30 litros de gasolina e 10 litros de etanol (vale dizer que o etanol não é puro e possui 5% de água misturado nele).
Meu carro faz 10 km/l com gasolina brasileira, como a taxa de compressão dele é uma taxa para gasolina (9,4:1), posso afirmar que ele faria mais quilômetros por litro se a gasolina brasileira não tivesse etanol misturado. Bem, continuando... isso quer dizer que com 40 litros ele faz 400 km e gasto R$ 103,60.
Mesmo se eu fizesse uma conversão correta para o etanol, deixando a taxa de compressão a 12,6:1 trocando bomba e filtro de combustível, etc etc etc. Meu carro faria no minimo 40% a menos com um litro de etanol, isso quer dizer que faria 6 km/l com etanol, com 40 litros ele faria 240 km e eu gastaria R$ 78,00.
Ai você diz, "NOSSA QUE ECONOMIA ! estou gastando R$ 78,00 para encher o tanque", engano seu, com 40 litros de etanol meu carro faria 160 km a menos do que se fosse 40 litros de gasolina, isso quer dizer que para fazer os mesmos 400 km da gasolina vou gastar 66,6 litros de etanol que ficariam no preço de R$ 129,9.
Esta vendo só, pode fazer o calculo para 7 km/l no etanol e mesmo assim vai ver que não compensa. Fora o gasto que vai ter na conversão e com manutenção do carro.
Acredito que não tenha escrito nenhuma besteira, se escrevi me corrijam.
Abraço
Aqui onde moro a gasolina esta em 2,59 e o etanol esta em 1,95 e mesmo assim não compensa abastecer o carro com etanol, mesmo para quem tem o carro flex. Assim como alguns de vocês já pensei na possibilidade de transformar meu carro para etanol, mas após pesquisar um pouco conclui que não compensa. Pesquisem, o conhecimento vai livrar vocês de uma roubada.
Um pouco de calculo tomando como base meu carro:
A gasolina brasileira tem 25% de etanol misturado nela, isso quer dizer que quando abasteço 40 litros de gasolina na verdade estou colocando dentro do tanque 30 litros de gasolina e 10 litros de etanol (vale dizer que o etanol não é puro e possui 5% de água misturado nele).
Meu carro faz 10 km/l com gasolina brasileira, como a taxa de compressão dele é uma taxa para gasolina (9,4:1), posso afirmar que ele faria mais quilômetros por litro se a gasolina brasileira não tivesse etanol misturado. Bem, continuando... isso quer dizer que com 40 litros ele faz 400 km e gasto R$ 103,60.
Mesmo se eu fizesse uma conversão correta para o etanol, deixando a taxa de compressão a 12,6:1 trocando bomba e filtro de combustível, etc etc etc. Meu carro faria no minimo 40% a menos com um litro de etanol, isso quer dizer que faria 6 km/l com etanol, com 40 litros ele faria 240 km e eu gastaria R$ 78,00.
Ai você diz, "NOSSA QUE ECONOMIA ! estou gastando R$ 78,00 para encher o tanque", engano seu, com 40 litros de etanol meu carro faria 160 km a menos do que se fosse 40 litros de gasolina, isso quer dizer que para fazer os mesmos 400 km da gasolina vou gastar 66,6 litros de etanol que ficariam no preço de R$ 129,9.
Esta vendo só, pode fazer o calculo para 7 km/l no etanol e mesmo assim vai ver que não compensa. Fora o gasto que vai ter na conversão e com manutenção do carro.
Acredito que não tenha escrito nenhuma besteira, se escrevi me corrijam.
Abraço
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Só reforço que um carro "convertido" renderia 40% menos, um Flex renderia uns 30% em média.
O álcool que vai em 25% na gasolina é diferente do que vendido na bomba. Ele não tem 5% de água. Só isso.
O álcool que vai em 25% na gasolina é diferente do que vendido na bomba. Ele não tem 5% de água. Só isso.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 9
- Registrado em: Quarta-feira 13 2013f Fevereiro 2013 11:35:20 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
De qualquer forma obrigado a todos que me ajudaram e comprienderam ai !! agora é só rodar com ele original msm e pronto ! economizar em outras coisas e pronto !! abrass a todos
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26798
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
ainda no raciocinio de converter corretamente, da pra ver q nunca vai pagar a propria conversao....
qnd original meu carro chegava a 13km/l na gasolina...apos o turbo cheguei a fazer 7,5km/l nos mesmos precursos....quase 50% mas sei q tem trocentos fatores contra no caso....
jogo de pistao, bicos, bomba, chip da uma boa grana, o custo do km teria q compensar e muito mesmo......e ainda tem aquilo, deixar de ser original ja nao é la boa coisa pra muita gente.....
qnd original meu carro chegava a 13km/l na gasolina...apos o turbo cheguei a fazer 7,5km/l nos mesmos precursos....quase 50% mas sei q tem trocentos fatores contra no caso....
jogo de pistao, bicos, bomba, chip da uma boa grana, o custo do km teria q compensar e muito mesmo......e ainda tem aquilo, deixar de ser original ja nao é la boa coisa pra muita gente.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Como disse anteriormente, tinha convertido meu Vectra primeiramente trocando somente os bicos. A média caiu de 7,5 para 4,5 Km/l. Depois da retífica, a média subiu para 5,5 Km/l. A grande diferença foi no ganho de potência, que saltou dos 138CV originais para algo entre 155-160CV e o ganho de torque tb foi interessante.
Com o aumento da taxa de compressão e com os bicos de maior vazão dá para usar o mapa original gasolina do carro. Mas o ideal é afinar o mapa de ignição para liberar alguns CV ocultos devido ao mapa broxa que vem de fábrica.
[DETALHE]O álcool requer obrigatoriamente 30% a mais de volume de combustível, comparando-se com a gasolina. Por isso o motor álcool gasta mais que o seu similar gasolina.
Com o aumento da taxa de compressão e com os bicos de maior vazão dá para usar o mapa original gasolina do carro. Mas o ideal é afinar o mapa de ignição para liberar alguns CV ocultos devido ao mapa broxa que vem de fábrica.
[DETALHE]O álcool requer obrigatoriamente 30% a mais de volume de combustível, comparando-se com a gasolina. Por isso o motor álcool gasta mais que o seu similar gasolina.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: GL ::
- Mensagens: 1566
- Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
- Localização: Paranavaí - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Aproveitando o tópico, quem não tava antenado por esses dias
Vejam:
http://globotv.globo.com/rede-paraiba/j ... a/2360773/
Até qdo vai compensar ter carro sem ser flex eu nao sei......pq os antigos sofrem com a gososa cada vez mais misturada.
Vejam:
http://globotv.globo.com/rede-paraiba/j ... a/2360773/
Até qdo vai compensar ter carro sem ser flex eu nao sei......pq os antigos sofrem com a gososa cada vez mais misturada.
-
- :: Champ ::
- Mensagens: 476
- Registrado em: Sábado 15 2012f Setembro 2012 07:45:17 PM
- Localização: João Pessoa - PB
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Fabio, seu carro foi homologado na fabrica pra rodar com ate 22% de alcool na gasolina ...em geral nos ficamos com 20% ou 25% de alcool em nossa gasosa o q nao traz danos ao motor devido a sua preparacao de fabrica. Nao precisa se preocupar nem.com o ponto, pois o sistema de injecao encontra o melhor caminho para queimar melhor com esse aumento da percentagem de etanol.
Classic VHC-E 2009/2010
Fotos: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=89134
Fotos: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=89134
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Há quem diga que algumas injeções e alguns motores (versões) não saberiam trabalhar com gasolina pura. Eu até acredito. Obviamente funcionará, mas não com a qualidade de um motor 100% calibrado pra gasolina pura como era antigamente ou em carros no exterior.
-
- :: GL ::
- Mensagens: 1566
- Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
- Localização: Paranavaí - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
PauloPB não sabia desses detalhes.....nada como estar por dentro do assunto.
Mais na verdade qdo postei essa noticia eu lembrei mesmo era de um fusqueta que meu irmao tinha.....kkkkkk faz uns 13 a 15 anos e ja era uma me%$#@ a gososa e o mecanico levava um baile pra deixar o carro bem regulado por causa das misturas de combustivel e tb das adulteraçoes mto frequentes por aqui......kkkkkk vivia queimando velas........ptz cada perrengue.
Abs
Mais na verdade qdo postei essa noticia eu lembrei mesmo era de um fusqueta que meu irmao tinha.....kkkkkk faz uns 13 a 15 anos e ja era uma me%$#@ a gososa e o mecanico levava um baile pra deixar o carro bem regulado por causa das misturas de combustivel e tb das adulteraçoes mto frequentes por aqui......kkkkkk vivia queimando velas........ptz cada perrengue.
Abs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 854 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 11 Respostas
- 2639 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 35 Respostas
- 5043 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 9 Respostas
- 1422 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 15 Respostas
- 6690 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 15441 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 12 Respostas
- 10080 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1059 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 1035 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 5 Respostas
- 14519 Exibições
-
Última mensagem por SemControle