[DÚVIDA] - Como testar motor passo com multimetro?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como testar motor passo com multimetro?

Mensagem por almoxerife »

Ola pessoal,

Tenho uma duvida, tenho um corsa hatch 96 1.0 8V MPFI que tentei seguir o passo que segue abaixo e não obti resultado, alguem pode me auxiliar a fazer com o multimetro a verificar o motor de passo.

Ignição desligada - desconecte o conector do motor de passo. Com o multimetro digital no ohmimetro, meça as resistencias dos enrolamentos dos terminais A, B, C, e D do motor de passo > Devem estar de acordo com a tabela abaixo:

A e B - 50 a 65 ohm

C e D - 50 a 65 ohm

B e C - EEE (Isolado)

A e D - EEE (Isolado)

Qualuer terminal e a carcaça - EEE (Isolado).

Esse esquema de testar com o multimetro retirei do capitulo 54 corsa_omega_S10_bBazer que acha no google


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

Outra duvida,
Eu troquei o liquido de arrefecimento do carro ontem e usei o produto STP tratamento de fluido para radiador da cor azul, será que ele é bom, na embalagem é trata ate 5 litros.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

O aditivo que vc mandou possuia etilenoglicol? Se sim, tá tranquilo.

Sobre o teste do motor de passo, a própria explicação já ensina como fazer. Provavelmente na carcaça da peça deve ter a nomenclatura dos terminais.
O seu carro está com problemas de marcha-lenta?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

O fluido para radiador contem etilenoglicol sim.

No terminal consegui identificar o A, B, C, e D só não consegui achar a leitura deles no multimetro tentei no 200, 2000, 20k ,200k e no 2000k e não acusou nada


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Era para testar na escala de 200 ohms mesmo... se não apareceu nada, podem ser suas pontas de prova ou realmente tem algum BO no motor de passo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

é testei com a ignição desligada e o plug fora do lugar (desconectado) e não acusou absolutamente nada.


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

Mais só que o multimetro é novo, as pontas de prova estão ok, testei ouros plugs no carro e a fiação da central injeção e funcionou normal o multimetro.


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Mas o ideal é testar com o plug solto mesmo, para não dar erros de leitura no teste.

Meu motor já é um VHCE, sem motor de passo (a própria borboleta já é o motor de passo), então não tem como te ajudar nos testes.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


almoxerife
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Segunda-feira 21 2012f Maio 2012 09:34:56 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por almoxerife »

A bateria do carro é de 60 amperes e está com voltagem boa acima dos 12 volts com o motor desligado e motor ligado dá uns 13 a 13.90 volts bateria nova.

Aterramento todos ok.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

almoxerife escreveu:Outra duvida,
Eu troquei o liquido de arrefecimento do carro ontem e usei o produto STP tratamento de fluido para radiador da cor azul, será que ele é bom, na embalagem é trata ate 5 litros.
Não sei dizer, tratar vários litros todos tratam, o problema é a proporção, alguns carros pede 30% de aditivo e 70% de água, outros 50% de aditivo e 50% de água (Corsa)... então depende, para alguns carros pode ser o suficiente, pra outros não. Aditivo é caro mesmo, passa fácil dos 60 reais se for fazer direitinho.

Nos testes do INMETRO a STP não era nem relevante: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

Levando em conta a falta de informações na embalagem não duvido que continue ruim.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”