[DÚVIDA] - Bloco estourado por biela. Como isso aconteceu?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
marronato
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Sábado 02 2011f Abril 2011 12:34:35 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Bloco estourado por biela. Como isso aconteceu?

Mensagem por marronato »

É corseiros, tive essa infelicidade no meu Corsa Hatch 1.0 8V 08/08 com 92 mil rodados.

Carro muito bem cuidado, óleo AC Delco 20w50 especificado no manual sempre em dia e no nível, motor sem nenhum barulho, nível da água no nível, nunca vazou óleo nem nada.

No Rodoanel, a 100km/h em pista plana, veio uma fumaceira e em seguida começa a bater tudo no motor. Olhei pelo retrovisor várias peças rodando na pista e jorrando óleo pra todo lado.Parei rapidamente, havia mais uns 3 carros de amigos atrás e estava na faixa da direita e ao parar, notei o tamanho do estrago no motor.

Segue fotos:


Imagem


Imagem


Imagem

Agora é fazer um laudo técnico pra saber do motivo da quebra da biela, se foi motivo de óleo ou não. Depois disso começo a procurar o bloco e peças pra ele, já que nesse mês com tantos impostos pra pagar, a última coisa a se fazer vai ser arrumar.

O que vocês acham que pode ter acontecido? Pode ter sido defeito de fábrica? Já viram acontecer isso com carro de passeio?

Vou atualizando o tópico assim que possível.

Abraços
Atual -> Corsa Hatch 08 Joy


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

motivos pra isso existem varios, e varias possibilidades.....
mas acontece sim e nao é dificil.....
eu jamais usaria um oleo quase graxa assim nesse motor, mas nao vejo como principal motivo o oleo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Veja o motor parcial na própria GM, já vem pronto e muitos falam que o preço compensa.
Até porque vai precisar de NF pra regularizar o motor novo.

Realmente o óleo é grosso, mas segundo o manual pode usar. Apesar que a GM mudou e desde 2009 recomenda só o 5w30.

As trocas estavam no prazo certo? 5000 km ou 6 meses?
Estou pensando no caso de demorar pra rodar 5000 km e ficar muito tempo com óleo velho e contaminado por combustível adulterado. Aí não lubrifica nada e o motor sofre.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

awaked escreveu:Veja o motor parcial na própria GM, já vem pronto e muitos falam que o preço compensa.
Até porque vai precisar de NF pra regularizar o motor novo.

Realmente o óleo é grosso, mas segundo o manual pode usar. Apesar que a GM mudou e desde 2009 recomenda só o 5w30.

As trocas estavam no prazo certo? 5000 km ou 6 meses?
Estou pensando no caso de demorar pra rodar 5000 km e ficar muito tempo com óleo velho e contaminado por combustível adulterado. Aí não lubrifica nada e o motor sofre.
aquece, ninguem ve a temperatura subir, queima a junta, passa agura pra dentro da calço e adeus biela

podiam me contratar pra escrever novelas :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


marronato
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Sábado 02 2011f Abril 2011 12:34:35 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marronato »

SemControle escreveu:motivos pra isso existem varios, e varias possibilidades.....
mas acontece sim e nao é dificil.....
eu jamais usaria um oleo quase graxa assim nesse motor, mas nao vejo como principal motivo o oleo....
Sou o segundo dono do carro e o primeiro dono sempre usava esse óleo, por isso preferi manter a mesma especificação.
Vou pedir um laudo pra saber o motivo das bielas estourarem. Se foi culpa do óleo, entro com ação na GM.
Atual -> Corsa Hatch 08 Joy


marronato
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Sábado 02 2011f Abril 2011 12:34:35 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marronato »

SemControle escreveu:
awaked escreveu:Veja o motor parcial na própria GM, já vem pronto e muitos falam que o preço compensa.
Até porque vai precisar de NF pra regularizar o motor novo.

Realmente o óleo é grosso, mas segundo o manual pode usar. Apesar que a GM mudou e desde 2009 recomenda só o 5w30.

As trocas estavam no prazo certo? 5000 km ou 6 meses?
Estou pensando no caso de demorar pra rodar 5000 km e ficar muito tempo com óleo velho e contaminado por combustível adulterado. Aí não lubrifica nada e o motor sofre.
aquece, ninguem ve a temperatura subir, queima a junta, passa agura pra dentro da calço e adeus biela

podiam me contratar pra escrever novelas :D
Não foi aquecimento, a biela não iria sair estourando bloco à toa e creio que também não deve ser culpa do óleo pois sempre troquei antes de 5 mil km rodados, ainda faltava quase 2 mil pra trocar.

Havia um pequeno barulho que até hoje não sei da onde era. Começou a acontecer depois que coloquei o DVD 2din no carro, parecia que o painel que estava fazendo o barulho, sempre quando estava em baixa rotação ele ficava batendo. Quando eu parava pra procurar da onde vinha, não fazia barulho, era intermitente e era muito baixo.
Além desse barulho, hora ou outra eu ligava o carro sem acelerar e do nada ele caía a rotação, dava uns "estouros" no motor e voltava ao normal. Achava que era por conta de mistura pobre que dava isso.
Atual -> Corsa Hatch 08 Joy


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

marronato escreveu:Vou pedir um laudo pra saber o motivo das bielas estourarem. Se foi culpa do óleo, entro com ação na GM.
Se foi culpa do óleo a GM escapa muito fácil, uma abastecida com gasolina contaminada e o óleo coalha lá dentro e vai tudo pro espaço. Como o óleo se perdeu quase impossível testá-lo. Fora que como vai provar que estava dentro do prazo de 6 meses ou 5000 km? Talvez com Nota Fiscal se tiver.


marronato
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Sábado 02 2011f Abril 2011 12:34:35 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marronato »

awaked escreveu:
marronato escreveu:Vou pedir um laudo pra saber o motivo das bielas estourarem. Se foi culpa do óleo, entro com ação na GM.
Se foi culpa do óleo a GM escapa muito fácil, uma abastecida com gasolina contaminada e o óleo coalha lá dentro e vai tudo pro espaço. Como o óleo se perdeu quase impossível testá-lo. Fora que como vai provar que estava dentro do prazo de 6 meses ou 5000 km? Talvez com Nota Fiscal se tiver.
Então, levei meu carro pra Vigorito e o que o técnico de lá informou que o que pode ter acontecido era ter estourado o bico injetor e ter entrado água no motor, misturando com óleo.
Pedi pra fazer o laudo mas ele informou que como o carro já rodou bastante, fica difícil a briga com a GM.

O orçamento ficou em 6 mil reais :/
Atual -> Corsa Hatch 08 Joy


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

marronato escreveu:Não foi aquecimento, a biela não iria sair estourando bloco à toa e creio que também não deve ser culpa do óleo pois sempre troquei antes de 5 mil km rodados, ainda faltava quase 2 mil pra trocar.
Tem o tempo como falamos, dá pra concluir que o problema foi o tempo já que não disse nada a respeito. Mas veja lá na NF a data.
marronato escreveu:Havia um pequeno barulho que até hoje não sei da onde era. Começou a acontecer depois que coloquei o DVD 2din no carro, parecia que o painel que estava fazendo o barulho, sempre quando estava em baixa rotação ele ficava batendo. Quando eu parava pra procurar da onde vinha, não fazia barulho, era intermitente e era muito baixo.
Além desse barulho, hora ou outra eu ligava o carro sem acelerar e do nada ele caía a rotação, dava uns "estouros" no motor e voltava ao normal. Achava que era por conta de mistura pobre que dava isso.
Estouro é excesso normalmente, Semcontrole? É né? Ou to muito esquecido ou me fugiu estouro por falta.

Eu acho que foi coincidência, se havia barulho e falha o motor tinha problemas, quem sabe poderia ter pego o defeito antes de algo mais grave. Talvez o excesso foi tão forte que quando estourou foi tudo, um cilindro estourando mais forte acaba até segurando o resto e no esforço o motor quebra, é caso de analisar mesmo. Pode até ser culpa de bico injetor, abriu de vez, encheu de gasolina e foi pro espaço.

Estamos aqui avaliando, sem abrir e ver nada feito, aliás mesmo abrindo e vendo tudo vai depender do histórico geral, só pela peça acho difícil achar o motivo.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

marronato escreveu:Então, levei meu carro pra Vigorito e o que o técnico de lá informou que o que pode ter acontecido era ter estourado o bico injetor e ter entrado água no motor, misturando com óleo.
Pedi pra fazer o laudo mas ele informou que como o carro já rodou bastante, fica difícil a briga com a GM.

O orçamento ficou em 6 mil reais :/
Opa quase certo então! Então, o motor parcial 0 km na GM é 3000 e alguma coisa ou muita coisa, dá uma ligada e peça. Quem sabe mais barato colocar um novo e pronto.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”