[DÚVIDA] - Desligar a bomba de combustível quando troca de álcool para gas

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Desligar a bomba de combustível quando troca de á

Mensagem por José Leal »

Pessoal, uma pequena história para ilustrar minha dúvida: minha mulher tá rodando no meu carro e outro dia, o carro tava na reserva, rodando com álcool e ela colocou gasolina. Rodou por uns 10KM, em trânsito pesado até o trabalho. No fim da tarde, saiu com o carro sem problemas, rodando os mesmos 10KM.
No outro dia cedo, quando fui sair com o carro, ele simplesmente girava o motor e não pegava. Escutava a bomba de combustível funcionando. Retirei um dos cabos de vela e estava com centelha. Lembrei-me de uma dica que passaram, que era desligar a bomba de combustível, dar a partida e depois religar a bomba. Como tenho um anti-furto que corta a bomba, acionei-o e dei a partida. O motor quase pegou, mas como estava com a bomba desligada, obviamente ficou no quase. Religuei a bomba e o motor pegou normalmente, como se nada tivesse acontecido.
A minha dúvida é pq quando desliga-se a bomba de combustível, dá a partida e depois religa a bomba, o motor pega normalmente?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

José Leal, acredito eu que é motor afogado. Desligando a bomba ela não injeta mais e a tentativa de dar a partida consome o combustível acumulado. Nada técnico, só imagino.
CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Eu concordo, queima o excesso e então dá a partida normal. Também só imagino que seja, sem base comprobatória.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Se a IE estiver com o tempo de injeção de álcool, mas entrar gasolina, vai afogar mesmo. Tanto é que quando o motor pegou, subiu aquele cheiro ruim de mistura rica pelo escapamento.

O engraçado é que minha mulher tinha andado bastante com o carro depois de virar o combustível. Já era para a IE ter reconhecido a gasolina.

Mas o que interessa é que tá tudo funcionando normal e agora o motor tá bebendo álcool aditivado.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja vi indicarem rodar uns 20km ou uns 40 min direto pra central se adequar....
afinal o ajuste é super lento....sao N parametros pra mudar, nao apenas o TI
vai mudando lentamente um e fazendo a leitura, e assim vai até achar mais ou menos o "ponto" de andar com akilo q ta indo do tanque pro motor....
a central nao tem um sensor pra dizer o q tem no tanque e jogar um mapa...ela vai migrando o mapa q ta em uso....é o mesmo dos carros nao flex, vc sai la da praia, e vai rodando subindo pra la paz, a central vai todo tempo se ajustando conforme as condicoes externas...os flex alem das condicoes externas vai se acertando com o q le na sonda, no sensor de detonacao e por ai vai....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

A tecnologia flex ainda não se acertou!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

e falo pra se acertar vai longe......
fisicamente o motor é totalmente diferente, algo melhor seria poder queimar alcool ou gasolina, sem mistura, um sensor no tanque pra saber o q tem, a central carrega o mapa de acordo com o combustivel....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Enquanto isso meu carrinho com 16 anos de idade continua sem me dar dor de cabeça... :D
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

SemControle, o mais engraçado é que ela virou o combustível, andou, trabalhou o dia inteiro, veio para casa e só no outro dia é que a IE veio com essa piração. Contando com o tempo que ficou em marcha-lenta, deve ter superado esses 40min. que vc sugeriu.
O dia que criarem um sensor que fica dentro do tanque, o flex será bem mais eficiente. Assim, o a central de IE já sabe que mapa adotar antes do combustível entrar no motor.

CJ, e eu não morro de saudades do meu Vectra? Ele tinha 12 anos, como um bom uísque.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

essa bomba deveria ter se acertado entao....é tempo bastante pra central se achar......se continuar nao resta outra opcao q nao seja tentar deixar a bateria desligada um longo tempo pra zerar os parametros da central, ai qnd ligar volta o processo de adaptacao....

teria q ter o sensor e ai nao seria tao flex, ou é um ou outro, se misturar la vai a central se perder toda, complicado o pessoal cria uma tecnologia nao tao eficiente....nem pra queima do combustivel, e nem ao funcionamento qnd se troca o combustivel.....mas faz brilhar os olhos dos compradores, "nossa posso por gasolina ou alcool ou ainda misturar de qq forma..." ai o vendedor ainda da akela ajuda falando q o carro é super economico com qq coisa q tenha no tanque....q conforme o preco vc escolhe com o q vai rodar......com o passar do tempo a verdade aparece....
mas nao deve ser assim com todos os carros flex nao, senao esse super recurso ja tinha ido por terra qnd o pessoal fosse reclamar direto....
o pug de casa é flex, mas desde o primeiro km so viu gasolina no tanque, sinceramente, nem sei onde fica o reservatorio da partida a frio, nao sou eu quem uso, apenas o abasteci uma vez, e fiz como o pessoal sempre fez, gasolina....
é um recurso q realmente nao me agrada em nada, muito pelo contrario, mas pelo jeito nunca mais vamos ter carros monocombustivel..., e pelo jeito estamos muito longe de ter um carro adaptativo de forma realmente inteligente....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”