Pessoal, uma pequena história para ilustrar minha dúvida: minha mulher tá rodando no meu carro e outro dia, o carro tava na reserva, rodando com álcool e ela colocou gasolina. Rodou por uns 10KM, em trânsito pesado até o trabalho. No fim da tarde, saiu com o carro sem problemas, rodando os mesmos 10KM.
No outro dia cedo, quando fui sair com o carro, ele simplesmente girava o motor e não pegava. Escutava a bomba de combustível funcionando. Retirei um dos cabos de vela e estava com centelha. Lembrei-me de uma dica que passaram, que era desligar a bomba de combustível, dar a partida e depois religar a bomba. Como tenho um anti-furto que corta a bomba, acionei-o e dei a partida. O motor quase pegou, mas como estava com a bomba desligada, obviamente ficou no quase. Religuei a bomba e o motor pegou normalmente, como se nada tivesse acontecido.
A minha dúvida é pq quando desliga-se a bomba de combustível, dá a partida e depois religa a bomba, o motor pega normalmente?
[DÚVIDA] - Desligar a bomba de combustível quando troca de álcool para gas
- José Leal
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[DÚVIDA] - Desligar a bomba de combustível quando troca de á
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José Leal, acredito eu que é motor afogado. Desligando a bomba ela não injeta mais e a tentativa de dar a partida consome o combustível acumulado. Nada técnico, só imagino.
- José Leal
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Se a IE estiver com o tempo de injeção de álcool, mas entrar gasolina, vai afogar mesmo. Tanto é que quando o motor pegou, subiu aquele cheiro ruim de mistura rica pelo escapamento.
O engraçado é que minha mulher tinha andado bastante com o carro depois de virar o combustível. Já era para a IE ter reconhecido a gasolina.
Mas o que interessa é que tá tudo funcionando normal e agora o motor tá bebendo álcool aditivado.
O engraçado é que minha mulher tinha andado bastante com o carro depois de virar o combustível. Já era para a IE ter reconhecido a gasolina.
Mas o que interessa é que tá tudo funcionando normal e agora o motor tá bebendo álcool aditivado.
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ja vi indicarem rodar uns 20km ou uns 40 min direto pra central se adequar....
afinal o ajuste é super lento....sao N parametros pra mudar, nao apenas o TI
vai mudando lentamente um e fazendo a leitura, e assim vai até achar mais ou menos o "ponto" de andar com akilo q ta indo do tanque pro motor....
a central nao tem um sensor pra dizer o q tem no tanque e jogar um mapa...ela vai migrando o mapa q ta em uso....é o mesmo dos carros nao flex, vc sai la da praia, e vai rodando subindo pra la paz, a central vai todo tempo se ajustando conforme as condicoes externas...os flex alem das condicoes externas vai se acertando com o q le na sonda, no sensor de detonacao e por ai vai....
afinal o ajuste é super lento....sao N parametros pra mudar, nao apenas o TI
vai mudando lentamente um e fazendo a leitura, e assim vai até achar mais ou menos o "ponto" de andar com akilo q ta indo do tanque pro motor....
a central nao tem um sensor pra dizer o q tem no tanque e jogar um mapa...ela vai migrando o mapa q ta em uso....é o mesmo dos carros nao flex, vc sai la da praia, e vai rodando subindo pra la paz, a central vai todo tempo se ajustando conforme as condicoes externas...os flex alem das condicoes externas vai se acertando com o q le na sonda, no sensor de detonacao e por ai vai....
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e falo pra se acertar vai longe......
fisicamente o motor é totalmente diferente, algo melhor seria poder queimar alcool ou gasolina, sem mistura, um sensor no tanque pra saber o q tem, a central carrega o mapa de acordo com o combustivel....
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SemControle, o mais engraçado é que ela virou o combustível, andou, trabalhou o dia inteiro, veio para casa e só no outro dia é que a IE veio com essa piração. Contando com o tempo que ficou em marcha-lenta, deve ter superado esses 40min. que vc sugeriu.
O dia que criarem um sensor que fica dentro do tanque, o flex será bem mais eficiente. Assim, o a central de IE já sabe que mapa adotar antes do combustível entrar no motor.
CJ, e eu não morro de saudades do meu Vectra? Ele tinha 12 anos, como um bom uísque.
O dia que criarem um sensor que fica dentro do tanque, o flex será bem mais eficiente. Assim, o a central de IE já sabe que mapa adotar antes do combustível entrar no motor.
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essa bomba deveria ter se acertado entao....é tempo bastante pra central se achar......se continuar nao resta outra opcao q nao seja tentar deixar a bateria desligada um longo tempo pra zerar os parametros da central, ai qnd ligar volta o processo de adaptacao....
teria q ter o sensor e ai nao seria tao flex, ou é um ou outro, se misturar la vai a central se perder toda, complicado o pessoal cria uma tecnologia nao tao eficiente....nem pra queima do combustivel, e nem ao funcionamento qnd se troca o combustivel.....mas faz brilhar os olhos dos compradores, "nossa posso por gasolina ou alcool ou ainda misturar de qq forma..." ai o vendedor ainda da akela ajuda falando q o carro é super economico com qq coisa q tenha no tanque....q conforme o preco vc escolhe com o q vai rodar......com o passar do tempo a verdade aparece....
mas nao deve ser assim com todos os carros flex nao, senao esse super recurso ja tinha ido por terra qnd o pessoal fosse reclamar direto....
o pug de casa é flex, mas desde o primeiro km so viu gasolina no tanque, sinceramente, nem sei onde fica o reservatorio da partida a frio, nao sou eu quem uso, apenas o abasteci uma vez, e fiz como o pessoal sempre fez, gasolina....
é um recurso q realmente nao me agrada em nada, muito pelo contrario, mas pelo jeito nunca mais vamos ter carros monocombustivel..., e pelo jeito estamos muito longe de ter um carro adaptativo de forma realmente inteligente....
teria q ter o sensor e ai nao seria tao flex, ou é um ou outro, se misturar la vai a central se perder toda, complicado o pessoal cria uma tecnologia nao tao eficiente....nem pra queima do combustivel, e nem ao funcionamento qnd se troca o combustivel.....mas faz brilhar os olhos dos compradores, "nossa posso por gasolina ou alcool ou ainda misturar de qq forma..." ai o vendedor ainda da akela ajuda falando q o carro é super economico com qq coisa q tenha no tanque....q conforme o preco vc escolhe com o q vai rodar......com o passar do tempo a verdade aparece....
mas nao deve ser assim com todos os carros flex nao, senao esse super recurso ja tinha ido por terra qnd o pessoal fosse reclamar direto....
o pug de casa é flex, mas desde o primeiro km so viu gasolina no tanque, sinceramente, nem sei onde fica o reservatorio da partida a frio, nao sou eu quem uso, apenas o abasteci uma vez, e fiz como o pessoal sempre fez, gasolina....
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