[DÚVIDA] - TBI de Monza EFI serve em Corsa EFI?

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

ja q vc manja bastante quer eu indico pra ser moderador.......
mas vai ser moderador do armario da barbie.....ou moderador de gambi mesmo, so foi o q vi até agora....
mas é tao sabido q nao sabe q esse carro ai nao tem motor ap.....
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Guilherme Fischer
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Mensagem por Guilherme Fischer »

tu é um baita M-e-r-d-a mesmo "sem controle" se é pra vir fazer comentários querendo comprar briga velho, fica na tua tchê, ta se achando o bonzão pq é moderador, pega e vai fazer outra coisa "sem controle" kkkk


chevette
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Mensagem por chevette »

e tu é tao sabio que ea11 ou ea113 sao a base de ap kkkkkkkk e nao vem me dizer que ea é projeto novo ehueheuheuehueheuhe acho que tu vai chama mto preparadorr de gambiarrista, muita oficina que faz remap, de gambiarrista mesmo,

pq nao só aqui, em todo lugar se faz essa do resistor em série com o sensor de temperatura ...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

semcontrole deixou de acompanhar os topicos dos irmaos metralha engenheiros de gambiarra com atestado de anta...

bom proveito
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chevette
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Mensagem por chevette »

ué , perdeu a razao ?
ou tem medo ?

vai querer discutir ainda sobre teu motor ?

ou quer comparar um motor de moto com um '' 6 boca ''


awaked
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Mensagem por awaked »

Terminou então certo?
Adiante...

Aguardem o Roger_Mansur, ele manja bem e pode complementar algo importante quanto ao assunto principal do tópico.


Guilherme Fischer
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Mensagem por Guilherme Fischer »

obrigadoawaked, uma pergunta tão simples, acredito q nao seja um bom motivo para tantas brigas. Aguardo


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu acho que aumentando a borboleta, terá um ganho sim. Mas no caso proposto, se usar o bico do Monza, certamente a mistura trabalhará muito gorda, gastando absurdos e não andando nada. Não sei como é o TBI do Corsa EFI, mas no do Monza, existem somente o sensor de posição da borboleta e o atuador de marcha-lenta:
Imagem
O atuador de marcha-lenta está abaixo do parafuso do batente da borboleta, afrente do circulo vermelho. O sensor MAP é ligado no coletor de admissão, abaixo do TBI.

Teria que instalar uma sonda lâmbda para pelo menos monitorar a mistura. Mas uma coisa é certa: no TBI do Monza, se usar o bico do Monza a mistura fica muito rica e se usar o bico do Corsa, a mistura ficará pobre.

[OFF]Uma coisa que vi no tópico são os amigos acharem que o motor sai de fábrica com a relação perfeita entre desempenho e consumo. Como todos sabem, é impossível casar essas duas grandezas. Se o carro é potente, vai consumir combustível. Se for econômico, vai ser manco. Então as fábricas procuram equalizar essa relação em um meio termo. No caso dos 1.0, usa-se uma borboleta ridiculamente pequena, para diminuir a entrada de ar e consequentemente a injeção de combustível. O motor fica econômico e consequentemente com pouca potência. Como disse o SemControle, pode-se usar o cano de 8 pol. até em Mobilete. Isso é garantia de que não haverá restrição na entrada de ar. E com o respectivo aumento de entrada de combustível para manter a mistura estequiométrica, consequentemente, haverá um ganho de potência.
O que o criador do tópico pretende é aumento de potência. Certamente o aumento no consumo de combustível não o preocupa.
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal escreveu: [OFF]Uma coisa que vi no tópico são os amigos acharem que o motor sai de fábrica com a relação perfeita entre desempenho e consumo. Como todos sabem, é impossível casar essas duas grandezas. Se o carro é potente, vai consumir combustível. Se for econômico, vai ser manco. Então as fábricas procuram equalizar essa relação em um meio termo.
A sua teoria está QUASE certa, o problema é que a relação desempenho e consumo é controlada pelo mapeamento da injeção. Sem alterar o mapeamento qualquer alteração só fará ela se perder. Tem carro que a TBI do 1.8 é apenas 2mm maior do que o 1.0 da mesma marca usa, precisa explicar?
José Leal escreveu: No caso dos 1.0, usa-se uma borboleta ridiculamente pequena, para diminuir a entrada de ar e consequentemente a injeção de combustível. O motor fica econômico e consequentemente com pouca potência.
Então um motor 1.8 só é potente porque a TBI é de 1.8? Cadê a ralação do volume de ar aspirado pelas câmaras de combustão? Os cilindros tem tamanhos diferentes.Eles que determinam o volume de ar que o motor aspira. Não tem nada com a tbi.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

awaked escreveu:A sua teoria está QUASE certa, o problema é que a relação desempenho e consumo é controlada pelo mapeamento da injeção. Sem alterar o mapeamento qualquer alteração só fará ela se perder. Tem carro que a TBI do 1.8 é apenas 2mm maior do que o 1.0 da mesma marca usa, precisa explicar?
Sim, eu concordo que o mapa de injeção é quem manda. Mas com o gargalo da borboleta, o sistema de IE não vai precisar injetar grandes volumes de combustível.
Eu não sei a diferença de diâmetro entre as borboletas do Corsa e do Monza. Se for pouca coisa, seria desperdício. Mas se for maior, poderia trazer benefícios.
Quando vc cita remapeamento, falando estritamente da mistura, seria referente ao maior volume de ar que o motor poderá aspirar X quantidade de combustível injetado? Se for, é como disse anteriormente, isso pode ser compensado com o bico injetor de maior vazão.
Então um motor 1.8 só é potente porque a TBI é de 1.8? Cadê a ralação do volume de ar aspirado pelas câmaras de combustão? Os cilindros tem tamanhos diferentes.Eles que determinam o volume de ar que o motor aspira. Não tem nada com a tbi.
Mais uma vez concordo com suas palavras, mas no caso proposto pelo criador do tópico, ele quer aumentar a potência do motor 1.0 colocando uma borboleta de maior diâmetro. Eu tentei focar meu post levando em consideração somente o tema proposto. É obvio que o motor 1.8, 2.0... serão mais potentes devido ao maior volume de mistura que eles aspiram.
Um exemplo escroto é vc encher os pulmões puxando ar através de um palitinho de pirulito ou de um canudo de milk shake do McDonalds. No caso do motor, com a borboleta original, talvez não ocorra o enchimento completo dos cilindros devida a restrição. Com a borboleta maior, esse enchimento seria melhorado.
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