[DÚVIDA] - Sobre o motor VHC-E?

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jlcl
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[DÚVIDA] - Sobre o motor VHC-E?

Mensagem por jlcl »

Boa tarde a todos,
o classic que eu tenho possui esse motor, estou bastante satisfeito com ele, anda muito bem, em 2 oportunidades de pista vazia, já consegui chegar mais de 170 km/h na reta.

Fica a minha dúvida, pelo fato da chevrolet ter adicionado mais uns 8 HP no motor, ele foge um pouco de ser um carro 1.0? Ví que tem motores 1.4, como peugeot segundo o que um vendedor me informou, que o HP é de 84, diferença de 6 HP par ao VHC-E que tem 78.

É verdade que quando anda na moral, ele é econômico e comprovo por usar em trabalho, mas quando pisar pra valer, ele gasta mais do que um motor 1.4, 1.8 ou 2.0, segundo a lógica de um mecânico, pelo fato dele tentar acompanhar esses motores que são mais potentes, ele vai exigir mais combustível do que eles?

Att.

JLCL


____MR____
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Mensagem por ____MR____ »

sim os motores de 8v são mais gastadores e tem mais alma sao mais rapidos em força e arranque os 1.6 sao bons para consumos e dao mais velocidade


awaked
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Mensagem por awaked »

jlcl, a potência em CV pode ser muito próxima, mas o torque é bem diferente.
1.0 é 1.0 e sempre vai ser, 1.2 é 1.2, 1.4 é 1.4 e assim vai, não tem conversa.

É comum carros 1.0 hoje terem mais CV do que alguns 1.6 carburados mais antigos.
Não significa que andam mais.

Só pra comparativo e pra você ter uma ideia, teste meu:
Exemplo claro: Viagem Curitiba - Guaratuba.
Santana 2.0 de boa, mas puxando ali nos 120 km/h - 14 km/l.
Clio 1.0 16v se matando acompanhando o Santana nas ultrapassagens - 11 km/l.

Outra coisa... uma coisa é ir até 3000 rpm com o pé atolado,
outra coisa é ir a 3000 rpm com o pé leve.
Mesma viagem no fim de semana seguinte.
Só o Clio no ritmo dele, mantendo 80-90 km/h - 17 km/l. E mesmo motorista.
Ou seja de 11 km/l pra 17 km/l só respeitando o motor.
Sobre consumo já temos um tópico: http://clubedocorsa.com.br/viewtopic.php?p=694015


SemControle
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Mensagem por SemControle »

pistao VHCE reza a lenda ser 75mm de diametro contra os velhos 71mm dos 1.0
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

Pra entender bem...
Meu sogro, mecânico de carteirinha e caminhoneiro aposentado, fez uma comparação interessante. Coloca um Scania 113 360cv, um V8, e um VW Constellation com motor Cummins também de 360cv, V6 para puxar uma carga de 30 toneladas. O Scania dará um baile no VW, por causa de um detalhe estratégico: o torque. Enquanto o V6 está no limite da potência que pode oferecer, o torcudo Scania trabalha folgadão... Agora, que o VHCE foge dos padrões dos demais 1.0 isso é fato. Do meu VHC para o VHCE do trabalho é uma diferença grande. Agora, quando coloca peso ele volta a ser 1.0 na raiz...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Valjuni escreveu:Pra entender bem...
Meu sogro, mecânico de carteirinha e caminhoneiro aposentado, fez uma comparação interessante. Coloca um Scania 113 360cv, um V8, e um VW Constellation com motor Cummins também de 360cv, V6 para puxar uma carga de 30 toneladas. O Scania dará um baile no VW, por causa de um detalhe estratégico: o torque. Enquanto o V6 está no limite da potência que pode oferecer, o torcudo Scania trabalha folgadão... Agora, que o VHCE foge dos padrões dos demais 1.0 isso é fato. Do meu VHC para o VHCE do trabalho é uma diferença grande. Agora, quando coloca peso ele volta a ser 1.0 na raiz...
por isso q canso de falar, mas muita gente adora viver de numeros.....
tantas scanias de mais de 600cvs q arrasta casa mas nao chega a 150, mas acaba sendo negocio por isso tudo no pobre corsinha, vai ter cavalo pra caramba pelo menos.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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