[DÚVIDA] - Etanol, gasolina ou rabo-de-galo qual o melhor?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Conrrad
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quarta-feira 21 2011f Setembro 2011 11:13:40 AM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Etanol, gasolina ou rabo-de-galo qual o melhor?

Mensagem por Conrrad »

Tenho um corsa sedan 1.4 econoflex. Na época em que o álcool estava barato só abastecia com esse combustível. Mas há cerca de dois anos, devido a alta do mesmo, venho usando somente gasolina aditivada.
Mas acho que esse motor, devido a sua taxa de compressão (12,4:1) funciona melhor só com álcool. Entretando, encontrei algumas reportagens que falam dos prejuízos em usar somente álcool:

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtml
http://autozine.com.br/utilidade/saiba- ... tores-flex
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/0 ... de-alcool/

Qual o opinião de vocês?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ai ai, desde qnd alcool traz prejuizo qnd o carro é feito pra andar com alcool?
vai q vc é meio novinho, mas ha decadas existem motores apenas alcool, originais de fabrica, do remoto tempo do carburador.....
apenas as pecas recebem tratamento pra ficar em constante contato com o alcool, agora colocar alcool num carro gasolina sem a devida troca de pecas, somente por economia porca, ai sim é gostoso de ver o fulano tomar na cabeca
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Eu não entendo essas matérias.
Usar só gasolixo (combustível vendido exclusivamente no Brasil) também contamina o óleo.
O que 10 litros de gasolina no meio de 3 tanques de álcool vai ajudar? Se fosse 50% com um e depois com outro ainda...

Bomba de combustível queima porque o dono não troca filtro de combustível nunca na vida.
Sede de válvula... gasolina carboniza... etanol não lubrifica (duvido - o carro usa óleo de verdade no sistema de lubrificação)...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao comprei a biz pq ela so tem versao flex agora (pra mim isso conta e muito como desvantagem) comprei uma outra q vem com gasolina e 11:1 de taxa, daki 1 ano qnd terminar a garantia eu posso comprar uma caixinha q é quase q uma injecao programaval e tirar leite de pedra usando podium
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Amigão, abrindo um parêntese no seu post, eu particularmente gosto muito do combustível álcool (etanol para ficar mais perfumado atulamente se é que me entende).
Não digo aqui os meios pelo qual esse combustível é tão mal vendido, produzido e politizado nesse país de corrupção, favorecimentos a minorias bem acima da média.
Na ordem de preferência vem depois: GNV, gasolina.
Diesel é um combustível que não gosto, a não ser que se crie tecnologias para o tornarem como um álcool ou GNV nas emissões, que é o que vem tentando fazer as indústrias automotivas na Europa. É mais barato , sim, é, porém se o Brasil libera esse combustível para automóveis eu não duvido nada que os preços dispararão a níveis de gasolina ou entre esta e o álcool.
Voltando um pouco amigão, seu carro é flex então eu não esquentaria a mufa, meteria gasolina 100% ou álcool 100% ou a mistura em qualquer proporção dos dois. Foi feito pra isso, os componentes são para isso. Como os amigos já falaram, só fique ligado nas trocas de filtro de combustível e troque por um que seja para seu carro flex. No manual tem a referência certinha, não caia no conto de vendedor de balcão de auto-peças dizendo que todos são iguais. Isso rola direto em qualquer local desse país. Tudo de bom pra ti amigão.


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Esqueci um detalhe também amigão, no manual solicita pôr um aditivo a cada 4 tanques cheio, que tem seu objetivo com certeza quando os flex foram concebidos. Tudo de bom pra ti amigão


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Nos tempos remotos do carburador hauhauhauha me lembrei do meu santana 88 AP alcool o negocio voava


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

jankefarias escreveu:Nos tempos remotos do carburador hauhauhauha me lembrei do meu santana 88 AP alcool o negocio voava
Eu já dirigi um desses santanas exatamente que comentou , além de um gol Cl motor AP acho que 1.6 tb da época.
Amigão, era impressionante mesmo, eles voavam. O golzinho (e o santana) volta e meia cantava pneu nas arrancadas e eu não fazia de propósito... era porque o motor tinha vigor, torcudo, hiper arisco no trânsito se é que me entende amigão. Levantava a dianteira e dava aquela fritadinha de pneu. Até hoje lembro disso e vc veio comentar e confirmo amigão. Sei não amigão, acho que daria muito couro em carrões de hoje... Tudo de bom pra ti amigão


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Amigão jankefarias, estive lendo sua assinatura e consta sua idade 20 anos!! Nos tempos de santanão AP álcool 88 o amigo nem era nascido!!! Amigão assuma a idade aí pra ficar bonito.hehehe Tudo de bom pra ti


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

chevettinho de casa nem dirigia pq era O carro do meu pai....
chevettin mais velho q eu, mais inteiro q muito carro semi novo
dirigir carro antigo nao é exclussividade de ninguem....
dou muito mais valor um antigo completo e barato, do q um novo pelado e bem safado diga-se de passagem....
e vejam, carro 1900 e bolinha rodando no alcool sem qq problema...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”