[DÚVIDA] - Amaciamento após retifica? Gasol comum/aditivada?

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Samuel Carmo
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[DÚVIDA] - Amaciamento após retifica? Gasol comum/aditivada?

Mensagem por Samuel Carmo »

O meu corsa tava queimando um pouco de óleo e fui levar pra ver o que era e tive que fazer a retifica dele, ele ainda está na mecânica, fica pronto na sexta, procurei algumas coisas sobre amaciamento após a retifica, troca de óleo, essas coisas mais as informações que acho se contradizem, gostaria que alguém aqui do C.C que já teve que fazer a retifica do motor ou que tem mais experiencia me dessem algumas dicas pra cuidar melhor do motor.
achei que a retifica dele foi prematura, afinal, tá com pouco mais de 59000 km rodados, mais também entra que o carro era da minha mãe e ela não fazia a manutenção dele direito.
To pensando também em parar de usar gasolina comum e colocar aditivada, vi em alguns sites e até aqui mesmo se não me engano que a troca tem que ser progressiva, mais ainda assim eu fico meio com o pé atras. A diferença da aditivada pra comum no posto que eu abasteço é de 1 centavo só.
esqueci de falar qual é meu carro, é um Corsa Super 1.0 MPFI 98
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awaked
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Mensagem por awaked »

Por vezes a km não é original, na verdade se sua mãe comprou o carro usado é muito difícil que seja. Ou mesmo não trocar o óleo nos prazos corretos abrevia a durabilidade do motor.

Óleo se troca a cada 5000 km OU 6 meses. O que ocorrer primeiro.
Mesmo que tenha rodado só 1000 km em 6 meses o óleo já foi contaminado pela gasolina e perde suas características. Deve-se sempre trocar o filtro junto. Pelo mesmo motivo, ainda mais aqui no Brasil com esse gasolixo.

Procure pelo óleo mais fino disponível no manual do seu carro. Pelo manual pode usar o 15w40, 20w40 e o 20w50. O 15w40 é o mais fino dos 3, ele é mais eficiente principalmente quando o motor está mais frio.

Depois de retífica o normal é trocar o óleo após 1000 km, também trocando o filtro. Pra garantir que não fique limalha de ferro circulando pelo motor a toa.

Usar gasolina aditivada é uma ótima. Tudo fica mais limpo e mesmo que custe 5 ou 6 centavos de diferença vai manter seu motor mais limpo. Economizar 2,50 no abastecimento? Não vale a pena nunca. Se a condição financeira está tão braba melhor nem ter carro.

Já que fez retífica, se foi feito tudo direito como deve ser está tudo limpo, significa que pode usar gasolina aditivada. Por garantia primeiro faça meio tanque de aditivada depois tanque cheio e troque o filtro de combustível.


awaked
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Mensagem por awaked »

Ah! Nos primeiros 1000 km não force o motor em altas rotações e nem ande em rotações baixas demais. Os anéis de segmento que ficam presos ao pistão precisam "riscar" as paredes dos cilindros pra que não fiquem mudando de posição mais tarde. Nem é possível ver a olho nu, mas acontece.


rafha_mendes
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Mensagem por rafha_mendes »

awaked escreveu:Por vezes a km não é original, na verdade se sua mãe comprou o carro usado é muito difícil que seja. Ou mesmo não trocar o óleo nos prazos corretos abrevia a durabilidade do motor.

Óleo se troca a cada 5000 km OU 6 meses. O que ocorrer primeiro.
Mesmo que tenha rodado só 1000 km em 6 meses o óleo já foi contaminado pela gasolina e perde suas características. Deve-se sempre trocar o filtro junto. Pelo mesmo motivo, ainda mais aqui no Brasil com esse gasolixo.

Procure pelo óleo mais fino disponível no manual do seu carro. Pelo manual pode usar o 15w40, 20w40 e o 20w50. O 15w40 é o mais fino dos 3, ele é mais eficiente principalmente quando o motor está mais frio.

Depois de retífica o normal é trocar o óleo após 1000 km, também trocando o filtro. Pra garantir que não fique limalha de ferro circulando pelo motor a toa.

Usar gasolina aditivada é uma ótima. Tudo fica mais limpo e mesmo que custe 5 ou 6 centavos de diferença vai manter seu motor mais limpo. Economizar 2,50 no abastecimento? Não vale a pena nunca. Se a condição financeira está tão braba melhor nem ter carro.

Já que fez retífica, se foi feito tudo direito como deve ser está tudo limpo, significa que pode usar gasolina aditivada. Por garantia primeiro faça meio tanque de aditivada depois tanque cheio e troque o filtro de combustível.
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Samuel Carmo
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Mensagem por Samuel Carmo »

A KM do carro é original sim, ele ta em casa desde 0, ele sempre foi da minha mãe e agora que é meu. tem alguma km que eu não devo ultrapassar?
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rafha_mendes
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Mensagem por rafha_mendes »

Samuel Carmo escreveu:A KM do carro é original sim, ele ta em casa desde 0, ele sempre foi da minha mãe e agora que é meu. tem alguma km que eu não devo ultrapassar?
Creio que nao deve levar em conta a velocidade e sim as rotações por minuto do motor. Indicaria você trocar as marchas em torno de 2500 a 3000rpm.


rafha_mendes
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Mensagem por rafha_mendes »

rafha_mendes escreveu:
Samuel Carmo escreveu:A KM do carro é original sim, ele ta em casa desde 0, ele sempre foi da minha mãe e agora que é meu. tem alguma km que eu não devo ultrapassar?
Creio que nao deve levar em conta a velocidade e sim as rotações por minuto do motor. Indicaria você trocar as marchas em torno de 2500 a 3000rpm.
o meu classic ls, por exemplo nessas rotações vao ficar em 15km/h (1a pra 2a marcha) ..30km/h (2a pra 3a marcha) ... 50km/h (3a pra 4a marcha)...70km/h (4a pra 5a marcha)


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Samuel Carmo
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Mensagem por Samuel Carmo »

vou ter que seguir essas velocidades pra troca que vc passou então, o meu não tem conta giros. to com saudade do meu corsinha. hasuhusahuahsuhuh, amanha ta demorando pra chegar
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rafha_mendes
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Mensagem por rafha_mendes »

Samuel Carmo escreveu:vou ter que seguir essas velocidades pra troca que vc passou então, o meu não tem conta giros. to com saudade do meu corsinha. hasuhusahuahsuhuh, amanha ta demorando pra chegar
Trocando as marchas nessa velocidade, as rotações por minuto estarão em 3000rpm +- no nomento da troca!

abraços


SemControle
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Mensagem por SemControle »

eu fiz o amaciamento em modo sovietico, tirei o carro da oficina com 1,5 de pressao apos a retifica, e foi assim amaciado :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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