[OPINIÃO] - Comprar Corsa 1.6 8v ou 1.6 16v?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Tato_Moura
:: Piquet ::
Mensagens: 396
Registrado em: Quinta-feira 06 2007f Dezembro 2007 11:08:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[OPINIÃO] - Comprar Corsa 1.6 8v ou 1.6 16v?

Mensagem por Tato_Moura »

Boa noite galera, antes de responderem a pergunta acima, leiam o resto do post por favor.

Já sou da família Corsa Clube a bastante tempo, já tive 2 Corsas (os 2 juntos inclusive), enfim, tive que me desfazer do meu Sedan GL 1.6 97 que eu tinha retificado o motor TODO até com virabrequim zero, eu estava muito satisfeito com o carro, consumo ótimo, potencia também, era um exelente carro, agora estou a procura de outro Corsa para fazer compania ao meu Wind 1.0 auahhua

Estou entre duas opçoes

1= Corsa Sedan GLS 1.6 16v 98/98 - COMPLETÍSSIMO
Incriveis FREIOS ABS e AIRBAG ORIGINAIS, realmente é uma mosca branca, com td q tem direito, rodas, retrovisores elétricos, regulagem elétrica do farol ETC

2=Corsa Wagon GLS 1.6 8v 00/01 - COMPLETO (kit GNV)
Tem TUDO que o outro tem, só nao tem ABS e AIRBAG, porem já é do modelo intermediário.

Agora fica a dúvida, eu fui ver os dois, ambos estão e um estado de conservaçao UNICO, a Wagon apesar de mais nova está com 105.000km e o SEDAN está com 75000km.
Só que eu DETESTO GNV, ja tive um Santana 2.0 com gás e foi extremamente traumatico, combustivel terrivel, demorar anos pra abastecer, filas nos postos, ninguem acertava o carro, ou era bom no gas ou bom na gasolina, sem falar no espaço da mala que perdia, enfim.
Eu optando com pela WAGON, eu tiro o GNV na mesma semana.

Tirar o gás da WAGON seria prejudicial de alguma forma ao motor? (tirando as crateras na lataria)

Em relaçao ao consumo, qual levaria a vantagem? Considerava o meu antigo economico, fazia 10,5km com ar ligado, se eu nao pisasse mto claro!

O motor 16v é mto problematico?

Sei que exige uma manutenção mais criteriosa, mas quem acompanhou o meu topico
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=74043
sabe que isso é o menor dos problemas pra mim... auhauhhau

quero um carro pra ir e voltar do trabalho e facul td dia, 35km de ida e 40km volta, por isso preciso de um carro que faça 10km/l, nao vou pegar transito mto pesado, inclusive, rodarei 20km (dentre os 35) em uma via de velocidade constante (100km/h)

pesquisei sobre o ABS e vi que nao é um bicho de 7 cabeças, o disco de freio é o do tigra, pastilhas comuns, e se der mto problema, eu tiro e coloco o normal.

e ai galera, oq recomendam?
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Eu, no seu caso iriaa de Wagon.
Manutenção mais barata, mais nova e maior. 16v não é um bicho de 7 cabeças. Mas é o dobro de peça no caso mais sério de precisar lidar com o cabeçote.

Eu desconfio da km do Sedan. Existe carro que roda pouco. Mas pelo ano e km tá bem na média que os lojistas andam adulterando por aí.

Por outro lado a Wagon com gás e só 100k? O cara perdeu grana com gás. GNV é pra rodar muito.

Veja como está o arrefecimento dos carros. Se usam aditivo se a água está podre de ferrugem... por aí dá pra ter noção do cuidado.

O GNV dá pra vender e com a grana dar uma revisada no carro. Se puder leva num mecânico pra avaliar.

Olhe o fluído de freio e de direção hidráulica. Se estão limpos. Também dão parâmetros pra sentir o cuidado que o carro teve.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se ja ta na ideia de tirar o ABS, pega o carro mais simples sem o ABS entao
por mais q faca manutencoes direitinho, pega um carro 16V q é mais cara, cheioa de frufru q so elevam a manutencao, nao é negocio, ainda mais querer tirar o original e colocar normal, na hora q ver tudo q envolve um simples freio ABS, vai lembrar do q eu disse, se for trocar, vai de cilindro mestre até chegar nas rodas, alem da central do ABS ser enraizada no carro, ligacoes com a central da injecao e afins....tirar pela metade, vai dar mais dor de cabeca ainda....

sei pq nao gosto do freio do golf e fui atras de ver pecas pra por o abs, alem de ser adaptacao, fica absurdamente caro por envolver tudo qnt é pecas q nem se imagina, e todas as ligacoes a outras partes alem da calibragem ser unica conforme o carro....nop resumo, colocar onde nao tem, poderia ficar pior q original q eu ja nao acho tao eficiente....

pouca km so eu q to rodando menos de 2K km ano no gorf, a ximbika qnd roda pouco roda 1500/mes
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Cara,

O pessoal já falou tudo sobre motor e tals, não vou nem comentar sobre isso pois eles manjam muito mais do que eu dessa parte. Mas só pra constar, minha Wagon tá fazendo em média 8,5km/l, to achando que tá bebendo um pouco, mas alguns amigos já me confirmaram que é isso mesmo...

Um 98/98 com essa km é meio de se desconfiar mesmo, mas pra ser sincero meu sonho era ter encontrado uma Wagon ou Sedan com todos esses opcionais, como você disse, é uma bela mosca branca,

Eu iria na Wagon, pelo fato de ser mais nova e ter a manutenção mais barata também... mas exatamente como você, eu também arrancaria na hora o GNV.
E ela por ser modelo 2001 também não vai ter regulagem de altura do farol, nem do banco do motorista, mas são meros detalhes, só pra constar mesmo...

O importante na minha opinião é você verificar mesmo com estão os motores de ambos pra ver qual dará menos dor de cabeça inicialmente, não tem como levar num mecânico de confiança?

Abraços
André ex-Premium
:: Moderador ::
Mensagens: 2999
Registrado em: Terça-feira 09 2010f Março 2010 06:39:54 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por André ex-Premium »

Amigo Tato, eu concordo plenamente com o awaked, Sem Controle e Ikaro.
Eu ficaria com certeza com a Wagon, mesmo tendo o GNV instalado nela.
Sem falar que prefiro o motor 1.6 8V em relação a manutenção.
Boa sorte na sua decisão.
Estou na torcida.
Um abraço.
André. :D
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o golf é 99/00 e nao chegou a 95K km ainda
possivel é...dificil é tmb....
mas aki rodamos pouco mesmo, tem um chvette 80 com 75K km e um 206 06/07 com 3K km

entre 8/16V as condicoes de uso podem ser determinantes....
se for rodar muito mais na cidade 8V, se for andar mais na estrada 16V
se quer manutencao mais barata vai de 8V, a manutencao nao ta so simples fato do cabecote ter 16V, aparecem outras pecas e peculiaridades nos motores 16V, tipo uma valvula EGR q pode dar muita dor de cabeca, e se encontra facilmente nas autorizadas por até 2K cruzeiros
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
daniel_izaias
:: Moderador ::
Mensagens: 4041
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 09:08:13 AM
Localização: Pinhais - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por daniel_izaias »

Vai de Wagon ...
E-MAIL: daniel_izaias@hotmail.com - WhatsApp: (+55 41) 99908-7019
Tato_Moura
:: Piquet ::
Mensagens: 396
Registrado em: Quinta-feira 06 2007f Dezembro 2007 11:08:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tato_Moura »

iKaRo escreveu:Cara,

O pessoal já falou tudo sobre motor e tals, não vou nem comentar sobre isso pois eles manjam muito mais do que eu dessa parte. Mas só pra constar, minha Wagon tá fazendo em média 8,5km/l, to achando que tá bebendo um pouco, mas alguns amigos já me confirmaram que é isso mesmo...

Um 98/98 com essa km é meio de se desconfiar mesmo, mas pra ser sincero meu sonho era ter encontrado uma Wagon ou Sedan com todos esses opcionais, como você disse, é uma bela mosca branca,

Eu iria na Wagon, pelo fato de ser mais nova e ter a manutenção mais barata também... mas exatamente como você, eu também arrancaria na hora o GNV.
E ela por ser modelo 2001 também não vai ter regulagem de altura do farol, nem do banco do motorista, mas são meros detalhes, só pra constar mesmo...

O importante na minha opinião é você verificar mesmo com estão os motores de ambos pra ver qual dará menos dor de cabeça inicialmente, não tem como levar num mecânico de confiança?

Abraços
iKaro, a Wagon que to vendo é EXATAMENTE igual a sua, mesma cor, mesmas rodas, mesmo ano! IDENTICA! ahuahuhau

Mas você tem certeza que não tem algo estranho com sua WAGON? Achei o consumo dela meio alto mesmo, o meu GL SEDAN 1.6, fazia no MINIMO 10,5 km/l com ar ligado, se eu nao ficasse pisando forte, e nem havia necessidade, o torque é suficiente para subir uma ladeira sem precisar forçar o carro...acredito que a diferença de peso entre o SEDAN e a WAGON, nao reflita nessa diferença de consumo.

Dá pra levar sim, mas não precisa, não no caso do 1.6 8v, conheço esse motor TODO, de cabeça pra baixo, sei tudo oq pode dar problema, inclusive, acompanhei a retifica do meu SEDAN TODA, inclusive ajudei na montagem, pelo tempo que tenho Corsa (antes até de eu ter habilitação) auhhauhau, e pelo que já passei, acredito que já vi quase todos os problemas do mesmo!

Mas realmente, oq me tentou foi o ABS e AIRBAG, mas esse 16v me deixou com pé atras!
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.
Tato_Moura
:: Piquet ::
Mensagens: 396
Registrado em: Quinta-feira 06 2007f Dezembro 2007 11:08:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tato_Moura »

A unica coisa que me resta na Wagon é esse GNV nojento, tenho que ver o estado do injecão por causa dele, no meu Santana o Gás sujava tudo, motor de passo, borboleta, etc. Ficava tudo nojento. Eu vivia limpando, combustível ridículo cara, francamente, só presta pra taxista.
Sem falar nas explosoes (e nao adianta falar que o carro nao tinha manutençao, era o q mais tinha, trocava vela, cabo, caixa comutadora, variador de avanço e etc)

Bom, em relação a retirada do GNV, quais peça eu teria que alterar no carro?

Velas, cabo,... e?

Sem falar na mangueira da caixa de ar, que vem com furo, etc...

Vou negociar com o cara da WAGON, ele tem que baixar um pouco o preço, mas até o financiamento está mais em conta que o SEDAN. e pro meu som, a mala vai ser perfeita! auhhuahua

so o consumo que o iKaro falou que me deixou um pouco assustado, mas...
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Tato_Moura escreveu:
iKaRo escreveu:Cara,

O pessoal já falou tudo sobre motor e tals, não vou nem comentar sobre isso pois eles manjam muito mais do que eu dessa parte. Mas só pra constar, minha Wagon tá fazendo em média 8,5km/l, to achando que tá bebendo um pouco, mas alguns amigos já me confirmaram que é isso mesmo...

Um 98/98 com essa km é meio de se desconfiar mesmo, mas pra ser sincero meu sonho era ter encontrado uma Wagon ou Sedan com todos esses opcionais, como você disse, é uma bela mosca branca,

Eu iria na Wagon, pelo fato de ser mais nova e ter a manutenção mais barata também... mas exatamente como você, eu também arrancaria na hora o GNV.
E ela por ser modelo 2001 também não vai ter regulagem de altura do farol, nem do banco do motorista, mas são meros detalhes, só pra constar mesmo...

O importante na minha opinião é você verificar mesmo com estão os motores de ambos pra ver qual dará menos dor de cabeça inicialmente, não tem como levar num mecânico de confiança?

Abraços
iKaro, a Wagon que to vendo é EXATAMENTE igual a sua, mesma cor, mesmas rodas, mesmo ano! IDENTICA! ahuahuhau

Mas você tem certeza que não tem algo estranho com sua WAGON? Achei o consumo dela meio alto mesmo, o meu GL SEDAN 1.6, fazia no MINIMO 10,5 km/l com ar ligado, se eu nao ficasse pisando forte, e nem havia necessidade, o torque é suficiente para subir uma ladeira sem precisar forçar o carro...acredito que a diferença de peso entre o SEDAN e a WAGON, nao reflita nessa diferença de consumo.

Dá pra levar sim, mas não precisa, não no caso do 1.6 8v, conheço esse motor TODO, de cabeça pra baixo, sei tudo oq pode dar problema, inclusive, acompanhei a retifica do meu SEDAN TODA, inclusive ajudei na montagem, pelo tempo que tenho Corsa (antes até de eu ter habilitação) auhhauhau, e pelo que já passei, acredito que já vi quase todos os problemas do mesmo!

Mas realmente, oq me tentou foi o ABS e AIRBAG, mas esse 16v me deixou com pé atras!
Cara, mais uma gêmea vindo pro fórum :D Tomara que dê certo...

Mas enfim, sinceramente certeza, certeza do consumo da minha eu não tenho, preciso mesmo dar uma limpeza no sistema de injeção pra ver se esse consumo está correto... como disse também estou achando meio alto.

Pelo que vi temos o mesmo gosto em questão de opcionais, e o mesmo receio em relação a motor. Como você disse que conhece bem o 8v então nem fique em dúvidas, abraça logo antes que venda, hehe

Só não vou poder ajudar na parte do GNV, mas logo aparece alguém que manje...

Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”