[OPINIÃO] - Adaptação técnica 1.0

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Ivan Bertoni
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 14 2011f Agosto 2011 01:55:39 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[OPINIÃO] - Adaptação técnica 1.0

Mensagem por Ivan Bertoni »

Dai gurizada.
Antes de mais nada, uma breve apresentação

Meu nome é Ivan, moro em Caxias do Sul - RS, e meu corsa é um Wind 2p MPFI.
Sou formado técnico automotivo pelo Senai. Trabalho em uma concessionária Toyota. Faço Engenharia Mecânica na UCS (Universidade de Caxias do Sul)
Comprei ele com segundas intensões, de adaptar um família II futuramente, porém, a faculdade tem me feito mudar os planos, a fim de baratear a brincadeira.
Então, parti para a opção de um bloco 1.8 família I, já que aí, o trabalho de adaptação é praticamente zero, só tendo o trabalho de tirar um motor e colocar outro. A questão de custo dos motores em sí, não muda muito, porém a mão de obra é infinitamente menor.

Antes de mecher no motor, já fiz alguns upgrades na suspensão, e já está a caminho upgrade nos freios. Mas agora já está na hora de pensar no trêm de força hehehe

A idéia de swap de motor, caiu de vez, quando fui atrás dos recursos para legalizar a troca de motores hoje. (Agosto 2011).
Infelizmente, perante a lei, é muito difícil conseguir isso, e não estou muito a fim de andar ilegal nessa parte, já que posso ser interpretado até como receptor de mercadoria roubada. É triste, eu até posso ter os documentos do motor e da baixa do veículo, mas nem sempre a lei é seguida a risca quando nós podemos ser indiciados como criminosos.

Bom, chega de xororô e vamos ao que interessa.

Como já falei, meu bloco é do 1.0 MPFI 96.
Então, teremos que trabalhar em cima disso. A meta é atingir a potência dos 1.4 econoflex.

De início terei de abir o bloco para 1.4.

Já ouvi muito ladaínha sobre os perigos de aumentar a cilindrada desses blocos. E já tenho em mente que é possível aumentar os pistões de 71mm para 77,6mm

PS. Então me surgiu uma idéia na cabeça, Já para adiantar futuras loucuras. pensei em adaptar pistões de 77mm (vide VW 1.6 AE111)
E porquê não forjados ? Enfim, essa ainda é uma idéia que deverá amadurecer. Então vamos partir do princípio que usarei pistões originais GM.

Agora a questão é.
Virabrequim 1.4 em bloco 1.0.

[img]http://farm4.static.flickr.com/3531/327 ... c824_b.jpg[/img]

Aqui seria pistões 1.0 com virabrequim 1.4.
OK. Então podemos ver que ele sai um pouco para fora do bloco.
E aí ? Que pistões usar ?

Bom, e tem mais uma idéia em mente. O cabeçote.
Cabeçote a ser usado será um roletado 8v dos novos 1.8.



Então por fim, fica as perguntas:

1º - Alguem já montou um conjunto assim ?
1.0 aberto para 1.4, com pistões 77,6 e virabrequim 73,4 usando um cabeçote 1.8 8v roletado.
Quanto seria a taxa de compressão ?

2º - Qual seria os pistões mais apropriados bem como a junta mais indicada. (0.4 mm do 1.8 ou 1.4mm dos demais)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

teria feito qq adaptacao de suspensao, freio, reforco da estrutura apos o upgrade, acaba sempre gastando 2X pq acaba tendo q melhorar novamente

compra o motor parcial na autorizada

todas as perguntas dependem e nao de uma so variavel
como dizem seus conteraneos, sao varias variaveis

nao usinaria o bloco, pq é loteria, o mesmo cara q abriu o meu matou 2 blocos depois tentando, so nao me disse se era pra 1.4 ou pra 1.6, mas deve ter sido pra 1.4, pq ele ja tinha os 2 pes atras qnd fez o meu, e o melhor, se matar seu bloco, vai ter q partir pra outro bloco, e vai ter q pegar em autorizada um parcial ;)
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ivan Bertoni
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 14 2011f Agosto 2011 01:55:39 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ivan Bertoni »

A suspensao nao tem mistério

barras mais grossas, torres com mais carga e menor curso
freios de vectra 256mm

Bom, a idéia de adquirir um motor parcial realmente é a mais indicada. Mas a idéia dessa configuração é o baixo custo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao se iluda pelo possivel e suposto baixo custo, vc acaba pagando um pouco mais no parcial mas na certeza de q da certo...
eu nao sei se ainda estao vendendo, mas tempos atras estava por um preco mais interessante o parcial q a retifica de um usado, o problema q na ponta do lapis qnd incluia o valor da documentacao ficava mais caro q uma retifica....mas tanto pra legalizacao como pra policia, seria uma mao na roda pra vc....

lembre-se q em qq uma das mudancas, vc vai acabar tendo q trocar cabecote, cambio....pra uma mudanca certinha vai o valor de outro corsa pra mais ai, depende do q montar sua injecao original pode nao dar conta.....
veja pelas fotos abaixo, nao é pq tem material na parede entre os cil q da conta de tirar......

nessas melhorias é dificil acertar de primeira, qnd peguei o golf achei todo mole de suspensao e sem freio, coloquei uma rosca pensando pode acertar a altura boa pro futuro turbo, o freio nem eskentei...qnd montei o turbo o q tava bom de suspensao nao dava chao nem pra acelerar qnt menos pra freiar o pouco q o carro freiava, ai fiz uma fixa mais violenta, e nos freios, mesmo dobrando potencia, nao fui atras de sistemas tao maiores, mantive o tamanho original, c pastilhas especiais super macias ;)
kenpachao escreveu:Imagem


Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”