[DÚVIDA] - Motor travou e destravou. Por que?

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Rorion
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[DÚVIDA] - Motor travou e destravou. Por que?

Mensagem por Rorion »

Estava rodando na gasolina desde Jan. Agora em Julho voltei o chip pro álcool, tanque tava na reserva de gasolina e completei de álcool. Neste momento troquei o filtro de combustível. Consumi 1 tanque normalmente e completei novamente de álcool em um posto Shell que habitualmente não frequentava.(não estou dizendo que seja a razão do problema mas entra no relato para composição) Rodando normalmente chego a noite num dia do trabalho e desligo. Pela manhã ao sair para o trabalho, apertei o botão da partida a frio normalmente, chamei na chave e motor fez um barulho normal de tentativa de giro e trava, tentei de novo e mesmo efeito. Pensei se tratar de bateria, testei colocando a bateria de outro carro e nada. Fui buscar meu mecânico e no caminho fomos trocando algumas idéias e mencionei se poderia ser motor de partida colado , aí ele perguntou se eu já vinha percebendo o motor arrastar ou falhar ao dar partida ouvindo de mim a negação disso. Então ele ficou meio cabreiro porém não descartando a hipótese. Chegando na garagem do prédio, ele me pediu para girar a chave e ouviu o leve rodar da partida e travar. Mandou eu soltar o freio de mão e jogar uma 5. marcha sem ligar nada e começou a empurrar o carro e sentiu o carro travado por estar engrenado e me perguntou:soltou o freio de mão? falei que sim. Ele disse xiiii seu motor acho que travou, tem chave de vela aí? tenho vou buscar lá no ap. Quando retorno já ouço do elevador se aproximando do subsolo o ronco de meu motor, que alívio.
Aí ele me disse que pode ter sido que as válvulas travaram por combustível de má qualidade, perguntou com qual eu estava rodando e disse álcool, ele mencionou da geléia que gera, mas comigo não entendi pois rodo sempre com combustível de posto de bandeira e preço na média. Primeira vez que isso me acontece e nunca tinha ouvido falar. Motor de partida está perfeito.
Será que é só isso mesmo? Não terei novas surpresas? Vou mandar um bardhal proal pra dentro do tanque.
O gozado que para desenguiçar ele balançou o carro engrenado em 5 marcha de um lado pro outro e depois mandou na chave e o carro funcionou, mostrando que realmente algo colou no motor e descolou, Achei estranhíssimo.


awaked
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Mensagem por awaked »

Suspeito...

Você disse que estava rodando na gasolina e voltou pro etanol. O problema é que a gasolina carboniza o motor e enche ele de depósitos... depois o etanol passa limpando tudo. Isso pode ter dado problema, aliás, normalmente dá.

Como não falou da troca de combustível seu mecânico achou que poderia ser a geléia que pode formar. Até porque é o que faz mais sentido. Se tivesse falado da gasolina ele com certeza teria fechado melhor no diagnóstico.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Valeu awaked! acho que o caminho é por aí mesmo... depois do ocorrido hoje como abaixo relato.

Só atualizando um pouco a situação no dia de hoje: liguei o carro de manhã pra vir trabalhar e pegou normal. Fui sair ainda pouco na hora de almoço e ao ligar o carro, o motor girou e não pegou , na segunda tentativa deu o mesmo problema travou. Soltei o freio de mão e o carro deu uma movimentadinha e chamei na chave e pegou. Porém rodando um pouco ouvi um ruído fora do normal daquele tec tec do motor, parei no acostamento, com carro ligado e abri o capot. ((Um parêntese que esqueci de falar, o líquido de arrefecimento vinha baixando, porém já tinha identifcado aonde era o vazamento ali naquela borracha que sai da válvula termostática, essa borracha troquei recentemente pois a antiga esbeiçou. Reapertei as abraçadeiras mas mesmo assim vaza quando paro com o carro quente ali na parte onde a borracha acopla no radiador. Desconfio de algo no próprio radiador. Mas venho completando o líquido sempre não deixando esvaziar. A temperatura no painel também venho monitorando junto com o funcionamento do eletroventilador, tudo normal. Fecha parêntese))
Abrindo o capot, reparei que estava um tec tec acima do normal e fui puxar a vareta de óleo e me veio o óleo naquela cor bege como se misturado a algo. Caramba que decepção, fechei o capot e fui embora a 90 km/h peguei 11 km de rodovia e fui direto ao meu mecânico. Chegando lá abrimos o capot, ele observou o óleo misturado bege e coisa de cara experiente né, não condenou que era líquido de arrefecimento misturado na água, deu uma cheirada e disse estranho não me parece água. Limpou a vareta e enfiou e mediu o nível e disse: tá vendo, não aumentou o nível!!! Falou que tá com cara de combustível. Perguntei: será que é excesso? Ele disse pode ser, mas não deu um diagnóstico. Continuou a verificar. Tirou as velas e me disse, se for água passando pro óleo as velas irão estar enferrujadas. Tirou e em 1 delas tinha um pouco de ferrugem em sua base onde nas outras não tinha. Sem as velas , pediu para que eu ligasse o carro, então girei a chave e fez um barulho lá no motor onde ele queria ver se saia um pouco de líquido desse cilindro onde estava a vela enferrujada. Não saiu e disse: Tenho que deixar o carro ficar frio e fazer esse mesmo teste, como é pouca coisa que sai, evapora com o carro quente do jeito que está. Falei : beleza, deixa o carro aí e amanhã a gente conversa. Ele montou as velas e ligamos o carro e ele funcionou perfeito sem falhas, aliás ainda não senti o carro falhar ,engasgar em nenhum momento.
Porém reparei neste momento que ligamos o carro, sair do escapamento água ao ponto de gotejar e o avisei: olha só como sai água do escape e o carro tá aquecido, não era para sair água assim.
Conclusão: não sabemos ainda qual é a causa, mas tem alguns pontos a verificar: combsutível adulterado abastecido em posto não habitual (de bandeira mas??!!!), líquido de arrefecimento baixando, rodei na gasosa por 6 meses e voltei no álcool agora em Julho (já usei o chip por vários anos e nunca deu problema, ou seja, programação não seria o problema), bicos injetores - excesso de combustível, essa água excessiva que sai do escape mesmo com o veículo quente junto com uma fumaça que é vapor não tem cheiro de óleo.
Bem, deixei o carro lá com meu mecânico para ele dar uma olhada. Vou mantendo vocês informados.


awaked
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Mensagem por awaked »

Quanto ao chip só pra deixar claro que poderia ser, pela descrição do problema não é, mas é assim mesmo, difícil dar problema na hora. A conversão de combustível é a mesma coisa, na hora tudo fica ótimo. Anos ou trocentos mil kilometros depois a coisa toda fica um caco.

No seu caso pode ser combustível adulterado. Tem que avaliar bem... não dá pra descartar água do arrefecimento... acontece muito de ter um vazamento no arrefecimento e o proprietário achar que é só isso.

O etanol também acaba oxidando velas, principalmente se elas não forem adequadas.

Seu carro originalmente era a gasolina? E com o chip foi convertido pra etanol? Isso? E as velas nesse processo todo?

Vou acompanhar até pela curiosidade, estranho as travadas do motor. Tinha que descobrir se é o motor de arranque ou o motro do carro.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Exato, original a gasolina convertido no chip à álcool. Velas utilizo as originais gasolina pois não mexi no motor na conversão (taxar).
Refletindo no que vc falou, fique aui pensando será que está acontecendo uma sequência de problemas que não estão diretamente associados. Por exemplo esse lance de travar o motor muito me intriga e o lance do óleo aparecer bege café com leite, sair água do escape e estar baixando o nível podem estar interligados como não, concorda. Estava pensando também os bicos terem perdido estanqueidade, sei lá. Está sob investigação! Meu carango sempre foi bem cuidado em manutenções, óleo da melhor qualidade. Espero que seje o combustível adulterado e não queima de junta pois os sintomas do carro levam a crer na primera hipótese. Já ando puto com o preço desse tal de etanol, mas não vamos negar que o carro rende bem , digo, no torque, retomadas. Percebo isso no meu carro nitidamente.

Realmente esse foi meu questionamento em fóruns na época que decedi chipar à álcool meu corsinha, até porque o carro fica redondinho quando bem programado o chip ainda mais nos corsas MPFI. Questionei muito o ´e a longo prazo?´ e obtive muito silêncio, pessoal falar de corrosão, outros que já estavam no álcool a 5 anos e nada de problemas e etc. Bem resolvi arriscar e como disse até hoje nunca tive problemas atrelados a conversão. E ainda é cedo de falar que estou tendo ou terei. Valeu pelos coments que estão abrindo bastante a mente. Amanhã dou novas notícias.


awaked
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Mensagem por awaked »

Rorion escreveu:Exato, original a gasolina convertido no chip à álcool. Velas utilizo as originais gasolina pois não mexi no motor na conversão (taxar).
Aqui já provavelmente explica a ferrugem na vela. Se for isso mesmo menos mal, mais um indício que não seria a junta.
Rorion escreveu:... fique aui pensando será que está acontecendo uma sequência de problemas que não estão diretamente associados... Por exemplo esse lance de travar o motor muito me intriga e o lance do óleo aparecer bege café com leite, sair água do escape e estar baixando o nível podem estar interligados como não, concorda...
Realmente, pode ser que nem sejam problemas interligados... só tendo o diagnóstico final mesmo.

Uma pergunta... e as médias? O carro não bebe demais usando etanol? No fundo no fundo normalmente as conversões acabam esbarrando no consumo elevadíssimo após modificações.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

O consumo ficou muito bom. Estou no aro 16 e faço 9 a 10 km/l na estrada em velocidade 95, 100 km/l
Qndo estava no aro 15 fazia 10 km/l - a gasosa fazia 14 km/l
Na cidade creio que não fuja a regrinha do consumo a álcool ser 30% a mais que a gasolina.

Sinceramente achei meu chip muito bem feito, carro frio não falha. Ligo e já saio de boa. Fruto de um mapa de fase de aquecimento refinado a necessidade.
Fiz com um cara que saca bem - o overspeed. O conheci pessoalmente e o cara respira preparação, eletrônica e estratégias de Centrais eletrônicas.

Sei que não é original, mas me atende bem.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o Jr manda bem no chip, nao temos como dizer q esteja ruim....

essa travada com eu imaginava desde o comeco, é agua ou combustivel....
esse cefe c leite deve ta misturando combustivel no oleo, deve ter problema c algum bico ai, ta fazendo um semi calco hidraulico, comprovado pela ferrugem na vela, deve ser agua de mais no alcool
eu imagino q tudo vira uma bola de neve, +ou- nessa ordem...

com o tempo quem mais sofre c a conversao sao bomba e bicos....qnt tempo duram nao tem como prever, qnd usei bomba interna preparada pra alcool no corsa, ela durou exatos 8 meses...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Pois é sem controle!
Liguei ainda a pouco para dar um alô lá no mecânico e nessa primeira hora ele disse ter ligado o carro e funcionou perfeitamente, armou a ventuinha normalmente e etc.
Comentei sobre isso que vc disse sobre o bico injetor do cilindro onde encontramos uma vela com indícios de corrosão em sua base.
Ele disse que vai dar uma olhada mais detalhada. Disse que vai tirar as velas e examinar com o auxílio de uma lanterna o interior de seus alojamentos.

Valeu aí pelo coment! Mantenho a situação atualizada.


Rorion
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Mensagem por Rorion »

Então pessoal, infelizmente tá passando líquido de arrefecimento para o cilindro 4 (aquele do lado da bobina), ou seja , teria que fazer cabeçote.
Teria!!! pois o preju é maior, vou ter que fazer o motor completo. Pois saí do mecênico e fui direto numa retífica. Desliguei o carro. Ao dar partida no motor para o pessoal da retífica verificar , começou a bater e os caras foram categóricos: vai ter que fazer motor completo. Concordei pois diante de tudo que ocorreu fazer a coisa pela metade pode me causar um prejuízo maior num futuro próximo. Acho que não foi uma simples queima de junta.
Aquela travada no motor que relatei já era o mau sinal, destravava.Mas o que ocorreu lá nas entranhas do motor!!! Ainda bem que não rodei tanto depois dos problemas.

Um orçamento estimado pois a retífica disse que só desmontando para saber com mais precisão: R$ 3.500,00
Creio que chegue nuns 4000, pois vou ter que trocar embreagem também.

Foi de uma hora pra outra, com disse, tive uma mangueira que se abriu , aquela que sai da válvula termostática. (sei lá porque! se por alguma pressão anormal!!!!) ao repor por outra nova, vazava pela abraçadeira na parte que acopla no radiador, que mesmo dando reapertos na abraçadeira , sempre reparava uma mancha de vazamento no chão pela manhã (Possivelmente vazava na fase de resfriamento do motor desligado durante a noite) Acredito que foram coisas da longevidade do motor...


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