[DISCUSSÃO] - Só para descontrair, comparação entre motores.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Apache
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 28 2011f Março 2011 10:27:36 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DISCUSSÃO] - Só para descontrair, comparação entre motores.

Mensagem por Apache »

Bem, até hoje eu só tive gol. Desde o quadrado até o g4. Porem, decidi mudar e peguei um corsa hatch 2004 1.8 flex. Estou muito feliz com o carro. Minha intenção era pegar uma saveiro g4 1.8 mas, devido ao preço ser alto (inclusive seguro e ipva), optei pelo corseira que era da minha irmã e que eu o acomnpanho desde que foi tirado zero km. Eu achei esse motor 1.8 da gm animnal. Mas, gostaria de saber qual motor vcs acham melhor, 1.8 gm ou 1.8 ap da volks? O interessante é que muitos volkistas falam que esse ap é melhor e tal...mesmo sabendo que o da gm tem mais cavalos e torque. O meu mecanico disse que um não é melhor que o outro e que esse negocio de motor ap pegava mais na época que só tinha ele de bom. Hoje em dia, não ha motivos para achar ele o melhor motor, comparando com os outros. Sempre tive tambem a duvida de saber qual anda mais...O motor 1.8 gm tem 109 cavalos no alcool e 18,3kg de torque, o 1.8 da volks tem 106 cavalos no alcool e 16 kg de torque. Claro que se vc perguntar apara um volkista ela vai falar que o da volks é o melhor em todos os sentidos e tals...mas sinceramente, sempre adorei gols e carros da volks, mas, depois que peguei o corsa, percebi que é muito claro a superioridade do carro da gm. Alias, meu ultimo gol era um g4 1.0, e eu só andava no alcool. E por incrivel que pareça, não senti muita diferença no consumo com o corsa 1.8. O gol, por ser 1.0, bebia bem. Eu escrevi em um site de apreciadores de gols que achei o corsa melhor e os caras me detonaram, dizendo que gol é gol, e que o corsa nem chega aos pés...É interessante como as pessoas insistem nesse negocio de que gol é gol, e que volks é isso, volks é aquilo...Eu que tive 4 gols, afirmo, que o gol não é mais o mesmo e nem a volks. Alias ta cada vez pior. Mas, enfim, gostaria da opinião de vcs sobre essas coisas que escrevi valeu? Abraço
Avatar do usuário
Jovem Kadetteiro
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Terça-feira 26 2010f Janeiro 2010 12:11:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jovem Kadetteiro »

Bom deve-se levar em conta a relação peso x potência dos carros, pra mim a vantagem do motor
GM sobre os da volks é o silencio um carro GM a 160 km/h tem um ruido de motor muito baixo comparado com o motor AP, que mesmo sendo 1.8 tende a "gritar" mais e ser mais barulhento oque encomoda em viagens longas. O Motor em si tem um bom desempenho mas não sei se chega ao nível da GM mas os dois são bons motores.
De qualquer jeito prefiro GM :wink:
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Vou começar pela diferença de consumo.
Depende o estilo do motorista 1.8 acaba rendendo melhor, o 1.0 só rende mais
se respeitar muito o motor, andar de boa, pé de Cinderela. Aqui mesmo temos
casos de Corsa 1.8 rendendo mais do que Corsa 1.0, tudo é o pé.
Vai viajar de 1.8? Legal, 110 km/h é um bom custo benefício.
Vai viajar de 1.0? Se manter 110 km/h não tem jeito... se manter 90 km/h tem custo benefício.

Quanto ao 1.8 AP, aliás, qualquer AP, de fato é um motor a ser respeitado, ele foi
criado pela AUDI, na época foram trocentos prêmios. A concepção dele é tão boa
que serviu de base para os "atuais" motores VW, que sofreram sim atualizações e são
agora em alumínio. Mas a concepção toda está lá. Cito de exemplo o EA 113 do Polo.
Já li até que serviu de base pro EA 111 que foi atualizado pro VHT. Ou seja, tá tudo lá.
A GM usa sempre os bons e também velhos Famílias 1 e 2. Mais "preparados" com receitas
diferentes. Atualizando aqui, programando lá. Altera taxa de compressão vira VHC, ou seja,
tem lá seus mais de 20 anos de concepção se bobear.

O lance pra mim é posição do motor, se transversal ou longitudinal, acerto de câmbio
e acerto da injeção eletrônica.

Um lance que lembro é que tive um Santana 2.0 95 e meu pai um Monza 2.0 95.
Sempre tivemos a impressão de que o Monza "andava" mais, só que também usávamos
carreta com barco pesado. Nesse caso o Monza aumentava muito o consumo e
parecia meio morto. O Santana se saia um pouco melhor sem perder tanto em consumo.
Qual motor é melhor? Complicado.

Vendo o caso do Versailles e do Santana. Ambos AP, um tinha ponto em 9 graus,
outro ponto em 12. Era até moda testes entre eles em revistas especializadas.

São tantas variáveis... é complicado... o mesmo motor com câmbios diferentes
tem comportamentos diferentes. O mesmo motor com programações diferentes também
tem comportamentos diferentes.

Hoje em, dia sinceramente a GM e a VW não são mais as mesmas.
Particularmente, pelo que vejo nos carros do meu pai a alguns anos, a FIAT
melhorou muito, o acabamento é muito bom. O Corsa mesmo, cito o meu que é novo,
deixa um pouco a deseja na qualidade de materiais. Tive um Gol e também
acho que tá feia a coisa.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Jovem Kadetteiro escreveu:Bom deve-se levar em conta a relação peso x potência dos carros, pra mim a vantagem do motor
GM sobre os da volks é o silencio um carro GM a 160 km/h tem um ruido de motor muito baixo comparado com o motor AP, que mesmo sendo 1.8 tende a "gritar" mais e ser mais barulhento oque encomoda em viagens longas. O Motor em si tem um bom desempenho mas não sei se chega ao nível da GM mas os dois são bons motores.
De qualquer jeito prefiro GM :wink:
Esse lance pode ser o câmbio... um câmbio mais longo, berra menos... um curto
berra mais. A GM parece que acerta mais nos longos, só que os modelos novos
são curtos demais, em favor de agilidade, principalmente nas menores cilindradas.
A VW encurta demais mesmo nos carros com motores de maior cilindrada, berra mais,
mas acaba tendo uma retomada mais esperta. Varia muito conforme o modelo do carro
também.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no dia q tudo num carro se resumir a motor, poe o motor de uma scania, quem sabe algo em torno de 700cvs nao resolva o problema, se vai andar mais q um original com 50cvs nao sei....

motores sao todos iguais, desde q um sujeito criou o ciclo otto
o velho CHT q sobrevive desde as epocas dos corceis e por ai vai...muda o nome, mas la dentro é o mesmo feijao com arroz de todas as montadoras....

tem porche q roda com os BOX, mesmo motor dos fuscas brasilias variants.................
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Apache
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 28 2011f Março 2011 10:27:36 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Apache »

awaked escreveu:Vou começar pela diferença de consumo.
Depende o estilo do motorista 1.8 acaba rendendo melhor, o 1.0 só rende mais
se respeitar muito o motor, andar de boa, pé de Cinderela. Aqui mesmo temos
casos de Corsa 1.8 rendendo mais do que Corsa 1.0, tudo é o pé.
Vai viajar de 1.8? Legal, 110 km/h é um bom custo benefício.
Vai viajar de 1.0? Se manter 110 km/h não tem jeito... se manter 90 km/h tem custo benefício.

Quanto ao 1.8 AP, aliás, qualquer AP, de fato é um motor a ser respeitado, ele foi
criado pela AUDI, na época foram trocentos prêmios. A concepção dele é tão boa
que serviu de base para os "atuais" motores VW, que sofreram sim atualizações e são
agora em alumínio. Mas a concepção toda está lá. Cito de exemplo o EA 113 do Polo.
Já li até que serviu de base pro EA 111 que foi atualizado pro VHT. Ou seja, tá tudo lá.
A GM usa sempre os bons e também velhos Famílias 1 e 2. Mais "preparados" com receitas
diferentes. Atualizando aqui, programando lá. Altera taxa de compressão vira VHC, ou seja,
tem lá seus mais de 20 anos de concepção se bobear.

O lance pra mim é posição do motor, se transversal ou longitudinal, acerto de câmbio
e acerto da injeção eletrônica.

Um lance que lembro é que tive um Santana 2.0 95 e meu pai um Monza 2.0 95.
Sempre tivemos a impressão de que o Monza "andava" mais, só que também usávamos
carreta com barco pesado. Nesse caso o Monza aumentava muito o consumo e
parecia meio morto. O Santana se saia um pouco melhor sem perder tanto em consumo.
Qual motor é melhor? Complicado.

Vendo o caso do Versailles e do Santana. Ambos AP, um tinha ponto em 9 graus,
outro ponto em 12. Era até moda testes entre eles em revistas especializadas.

São tantas variáveis... é complicado... o mesmo motor com câmbios diferentes
tem comportamentos diferentes. O mesmo motor com programações diferentes também
tem comportamentos diferentes.

Hoje em, dia sinceramente a GM e a VW não são mais as mesmas.
Particularmente, pelo que vejo nos carros do meu pai a alguns anos, a FIAT
melhorou muito, o acabamento é muito bom. O Corsa mesmo, cito o meu que é novo,
deixa um pouco a deseja na qualidade de materiais. Tive um Gol e também
acho que tá feia a coisa.
Pois é, tambem acho que os antigos eram mais caprichados e robustos. Por isso que tem gente com grana por ai que não se desfaz de seus velhinhos para pagar caro numa porcaria 0km. Em relação aos motores acho que volks e gm são ótimos. O melhor vai ser aquele que receber um melhor cuidado. Valeu.
Apache
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 28 2011f Março 2011 10:27:36 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Apache »

E em relação ao motor gm 1.4, se colocar do lado do 1.6 ap, o que será que da?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Difícil, se for o Prisma me parece que o câmbio dele é curtíssimo. Montana eu não sei.
O Corsa pelo que pesquisei tem as primeiras marchas um teco mais curta, mas da terceira
pra frente é mais longa do que o Prisma.
O Agile segundo o site da Chevrolet usa transmissão "close" diferente da "wide" do Corsa
e diferente da usada no Prisma.

O Prisma tem 97 cv, Ágile 102 cv e Corsa 105 cv.

Depende de qual 1.4 com qual 1.6, mas litragem é litragem. 1.6 deve ter retomada melhor.
E se for um Gol peso potência melhores também, mas tem que ver as fichas exatamente.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

novamente nao é de numeros q se vive
depende do desenho interno do motor.....
curso e diametro tem total influencia....o motor pode ser 1.0 se tiver pouco curso, muito diametro e girar muito, contra um motor 2.0 de muito curso e pouco diametro....

vai das centrais tmb....os motores fire sao violentos em baixa, motores pra cidade, torke elevadissimo em baixos regimes...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Apache
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 28 2011f Março 2011 10:27:36 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Apache »

[quote="awaked"]Difícil, se for o Prisma me parece que o câmbio dele é curtíssimo. Montana eu não sei.
O Corsa pelo que pesquisei tem as primeiras marchas um teco mais curta, mas da terceira
pra frente é mais longa do que o Prisma.
O Agile segundo o site da Chevrolet usa transmissão "close" diferente da "wide" do Corsa
e diferente da usada no Prisma.

O Prisma tem 97 cv, Ágile 102 cv e Corsa 105 cv.

Depende de qual 1.4 com qual 1.6, mas litragem é litragem. 1.6 deve ter retomada melhor.
E se for um Gol peso potência melhores também, mas tem que ver as fichas exatamente.[/quote]

É, ja dei uma olhada. Comparando o corsa 1.4 e o gol 1.6, o corsa tem 2 cavalos a mais e 1 kg de torque a menos. Ja ouvi muita gente dizer que o corsa anda mais, pelo menos na reta. Não sei por que a gm tirou o motor 1.8 do corsa...deveria produzir ainda po. Me disseram que fizeram isso para o carro beber menos e ainda sim manter uma potencia boa, mas, pelo que to vendo o 1.4 não bebe menos que o 1.8 não. Minha irma pegou um corsa zero km 1.4 faz uns 3 meses e eu fiquei com o corsa 2004 dela 1.8. Por isso que digo, deveriam ter mantido a opção 1.8. Valeu!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”