GNV estraga o motor? Verdade ou Mito?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
Avatar do usuário
aquariofilista
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Fevereiro 2011 09:40:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

GNV estraga o motor? Verdade ou Mito?

Mensagem por aquariofilista »

Olá amigos.
Existem muitas dúvidas, boatos e "assombrações" que rondam a gestão do GNV...
Afinal, GNV estraga o motor como muitos dizem ou não?

Vasculhando pela net encontrei um verdadeiro "Test-Drive" realizado sobre o assunto aonde o GNV foi instalado em um carro e rodou nada menos que 300.000Km e depois teve seu motor aberto para avaliar o real desgaste das peças e comparar com um motor de mesma Km à gasolina.

Pelo menos para mim achei muito interessante e esclarecedora a matéria e embora tenha sido realizada por uma convertedora de GNV (GÁS POINT) a matéria me pareceu muito séria e honesta em seu resultado.

(Peço aos moderadores que se tiver postado o assunto no lugar errado que por favor mudem para o lugar certo, achei aqui conveniente por se tratar principalmente de conservação e cuidado do motor)

Vou "copiar" a matéria aqui, para quem quiser ver na íntegra o link da matéria é: http://gaspoint.com.br/gnv/quebra_mitos.asp

Abaixo segue o conteúdo da matéria:


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
CARRO A GÁS TÊM A VIDA DO MOTOR ABREVIADA?


Recebemos todos os dias inúmeros e-mails questionando a durabilidade de um motor movido a GNV.

As pessoas alegam que o GNV faz com que a junta do cabeçote queime ou que acontece até o derretimento das sedes das válvulas. Também alega-se que o combustível GNV é seco e isto "resseca o motor" e queima a bomba de gasolina..

Diante de tantas dúvidas, resolvemos fazer a experiência nós mesmos para poder comprovar a realidade ou não deste mito.


.: A experiência:
Fizemos a conversão em uma Strada 2000 16V que foi equipada com um kit Blitz BRC gerenciado . O sistema foi calibrado para o nível de mistura ideal. Vale lembrar que o motor 16 válvulas da Fiat é particularmente delicado e possui uma mão de obra mais cara que a 8 válvulas. Após rodar 300.000km o motor foi aberto e passou por um diagnóstico completo que apresentou os seguintes resultados:

.: Resultados
Parte inferior:

Foi constatado que a parte inferior do motor, (virabrequim, bronzinas, bielas, etc), apresentavam desgaste muito inferior à média observada em um motor desta idade rodando à gasolina.

Parte superior:

Foi constatado que a parte superior do motor, (válvulas, sedes e comando), apresentavam um desgaste discretamente superior a média observada em um motor desta idade também rodando à gasolina.

Parte de injeção de combustível líquido:

Tudo estava em perfeito estado, desde a bomba de gasolina até os bicos injetores e mangueiras.

.: Conclusão
A Strada 2000 movida a GNV andou 300.000 km até ter seu motor aberto. A durabilidade observada na parte inferior do motor foi maior numa ordem de 40%. A isto se deveu o fato do combustível GNV , diferentemente da gasolina, ser completamente livre de impurezas que causam atrito nos componentes abreviando sua vida útil.

As condições da parte superior do motor foram muito parecidas com o apresentado em um motor a gasolina, sendo que as sedes de válvulas encontravam-se intactas e o restante apresentando um desgaste ligeiramente superior, talvez na ordem de 5%.

Não foi detectado nenhum tipo de ressecamento de nenhum tipo em parte alguma do motor ou do sistema de injeção.
A questão do ressecamento levantada pelo mito, se resume no seguinte: Algumas pessoas passam a usar somente o GNV, deixando a gasolina parada no tanque. Com o passar dos meses, a gasolina perde a maior parte de suas características devido a sua volatilidade, causando entupimentos no sistema de injeção de combustível líquido. Quando finalmente o motorista resolve usar a gasolina ou o etanol, o carro apresenta vários defeitos e inclusive travamento das válvulas, o que erroneamente é atribuído ao GNV na ocasião da retífica.
Daí o mecânico alega que o gás ressecou as mangueiras ou inclusive fez queimar a bomba de combustível e até o cabeçote, o que não é verdade. As queimas de bomba de combustível foi observada em carros que apresentavam um nível de combustível muito baixo fazendo-a funcionar em falso e provocando sua queima.

.: Economia
Vale lembrar que após 300.000km, a Strada gerou uma economia de quase R$50.000,00, que daria para comprar dois carro iguais pelo valor da tabela. Não se assuste, basta fazer a conta: São R$0,17 a menos por cada quilômetro rodado; basta multiplicar.

Qualquer carro tem a vida do motor abreviada se a mistura ar-combustível for pobre independentemente do combustível usado. A questão é que muitas convertedoras utilizam mistura pobre para conseguir mais economia e isto sem dúvida abrevia a vida do motor. Para se ter uma idéia melhor do que é mistura pobre, basta lembrarmos como funciona um maçarico: a chama é fria se a mistura é rica, ou seja, o ar está fechado. Quando abrimos o ar, a mistura empobrece e a chama fica azul e muito mais quente. Agora imagine isto dentro de seu motor... Vem daí a idéia de que gás queima junta do cabeçote e etc. A chave da durabilidade de um motor a gás é o uso de mistura correta e isto só é possível através de sistemas gerenciados de boa qualidade e corretamente regulados, ou seja, qualidade de componentes e qualidade de mão de obra. É por isto que está cheio de oficinas que fazem conversões baratinhas por aí. Às vezes o barato sai caro.

.: Recomendações:
Utilize um sistema de boa qualidade, certifique-se de qual é mais indicado para seu carro.. veja
Procure uma convertedora de ótima qualidade de mão de obra e conhecimento técnico.
Não deixe a gasolina parada no tanque.
Respeite as revisões a cada 10.000km.
Fuja de conversões baratinhas e convertedoras cheias de dogmas.
Vamos ser realistas... depois de uma economia comprovada de R$50.000,00 após dois anos rodando sem parar, você ainda se preocupa se o GNV comeu ou deixou de comer as sedes das válvulas? Fala sério!!


//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Bem amigos, é isso. O que vocês acham?

Abraços à todos.

Vlw...
Ass: Adão Eisenhower
Imagem
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Interessante , mítico diria.

Quantas vezes foi trocado os bicos, quantas bombas de combustível foram trocadas? Será que mesmo que um motor chega em 300.000 km sem precisar trocar junta de tampa de válvulas? QUantas vezes trocou as velas? Ou alguém acredita que foram 300.000 sem manutenções? Ele devia ter citado as manutenções feitas.

Eu acredito no desgaste menor na parte inferior do motor, o gás não deve contaminar tanto o óleo mesmo favorecendo o conjunto.

Mas a parte omitida é a parte perigosa.

Acredito que a parte que ele contou deva ser verdade mesmo. Apesar que 300.000 km se meu Corsa chegar lá vai ser placa preta. Mas aposto que vendo ele antes disso. Será que alguém fica 300.000 km com um carro? Até pode ser, mas raros casos ou empresas.

A diferença deve estar que um motor na gasola com 300.000 km deve ter usado uns 6 ou 8 jogos de vela, umas 2 bombas de gasolina. Enquanto no GNV deve ter ido uns 9 ou 12 jogos de vela, umas 6 bombas de combustível e por aí vai.

Economia certeza que dá, mas 300.000 km? Olha, difícil achar quem vá se beneficiar disso sendo um cidadão comum.
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Na parte final da reportagem eles falam em fazer as revisões a cada 10,000, o que dá pra entender que houve sim troca de velas, cabos, filtros etc.
Quanto a preocupação citada acima de trocas de varias bombas, o meu carro tem gnv há 06 anos e nunca foi trocada a bomba, ainda é original.
Anteontem eu viajei em um taxi Meriva que tava com 340,000 com GNV desde zero km e o motorista nunca tinha aberto o motor, apenas fazia a manutenção regularmente e usava combustível líquido uma vez por semana o dia inteiro.
É o que digo, independente do combustível, vale as manutenções em dia e o jeito que se dirige o carro (principalmente).
Tenho um vizinho que compro os carros dele de olho fechado, mas tenho um outro que não quero nem de graça.
O que mais mata hoje em dia é a colocação do kit que tá em torno de 2,500 a 3,000 reais,e só compensa pra quem anda muito mesmo a cada dia.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja tem topico sobre esse assunto, e sao varios
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”