DÚVIDA - Ganho de potência. Mito ou verdade?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Talvez aumente o torque...

Mensagem por wevertonvb »

rickfvb escreveu:Galera, sou novo por aqui, tenho um classic 08, por enquanto originalzinho.Já participei de outros foruns com meus outros carros que eu tive (Fusca 77 e Variant 75)
O forum é o fusca4ever.com.br, muito bom na área de Do It yourself, e também na área de preparação mecânica, já que o motor vw aircooled permite uma infinidade de preparações, desde as mais simples, até as mais caras e complexas, dai eu aprendi um pouquinho sobre isso.
Esse tipo de acessório, é usado em carburadores, como venturi secundário, mas sem esses recortes.
Isso aumenta a velocidade do ar no tubo de admissão, e gera uma turbulência, fazendo com que o ar se misture de forma mais uniforme com o combustível.
Isso traz o torque pra as baixas rotações, fazendo que não seja necessário pisar tão forte no acelerador gerando até um tipo de economia.
Mas não há aumento de potência apenas uma alteração na faixa de torque, que dá uma enorme diferença na forma de conduzir o carro, deixando bem mais "arisco" o carro, sem alterar nada na originalidade.
Eu fiz isso na Variant, que tinha o motor a álcool, e dava uma embolada em baixa rotação.
Mudou sensivelmente a faixa de torque, deixando o carro como um "tratorzinho", hehehe
Acho que vale experimentar, mas, fazendo o esquema com uma latinha de refrigerante, ou nescau...Vou até experimentar no meu carro quando eu tiver um tempo!
Abraços, espero ter ajudado.
Henrique
A teoria de melhorar a homogeneidade da mistura através da turbulência pode ocorrer sim mas em carros carburados ou injeção monoponto, onde a mistura ar + combustível é formada antes do coletor de admissão, o problema é que nos multipontos a mistura é formada já na cara do cabeçote e como o produto é colocado antes do corpo de borboleta a turbulência é criada só com ar mesmo, que na teoria, só vem a atrapalhar o escoamento. Vai saber o que acontece na realidade né!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

wevertonvb escreveu:
rickfvb escreveu:Galera, sou novo por aqui, tenho um classic 08, por enquanto originalzinho.Já participei de outros foruns com meus outros carros que eu tive (Fusca 77 e Variant 75)
O forum é o fusca4ever.com.br, muito bom na área de Do It yourself, e também na área de preparação mecânica, já que o motor vw aircooled permite uma infinidade de preparações, desde as mais simples, até as mais caras e complexas, dai eu aprendi um pouquinho sobre isso.
Esse tipo de acessório, é usado em carburadores, como venturi secundário, mas sem esses recortes.
Isso aumenta a velocidade do ar no tubo de admissão, e gera uma turbulência, fazendo com que o ar se misture de forma mais uniforme com o combustível.
Isso traz o torque pra as baixas rotações, fazendo que não seja necessário pisar tão forte no acelerador gerando até um tipo de economia.
Mas não há aumento de potência apenas uma alteração na faixa de torque, que dá uma enorme diferença na forma de conduzir o carro, deixando bem mais "arisco" o carro, sem alterar nada na originalidade.
Eu fiz isso na Variant, que tinha o motor a álcool, e dava uma embolada em baixa rotação.
Mudou sensivelmente a faixa de torque, deixando o carro como um "tratorzinho", hehehe
Acho que vale experimentar, mas, fazendo o esquema com uma latinha de refrigerante, ou nescau...Vou até experimentar no meu carro quando eu tiver um tempo!
Abraços, espero ter ajudado.
Henrique
A teoria de melhorar a homogeneidade da mistura através da turbulência pode ocorrer sim mas em carros carburados ou injeção monoponto, onde a mistura ar + combustível é formada antes do coletor de admissão, o problema é que nos multipontos a mistura é formada já na cara do cabeçote e como o produto é colocado antes do corpo de borboleta a turbulência é criada só com ar mesmo, que na teoria, só vem a atrapalhar o escoamento. Vai saber o que acontece na realidade né!
ia comentar justamente isso
nos injetados multi ponto nao adianta isso de acelerar o ar pra misturar melhor, o ar entra por ai, e so vai entrar em contato com o combustivel dentro das camaras, nao ha mistura ou arrasto pelo caminho
isso vai prejudicar, pois reduz a passagem de ar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Geison
:: Rodeio ::
Mensagens: 774
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 07:34:14 AM
Localização: Monteiro - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por Geison »

SemControle.
Então no caso dos motores EFI, esse lance da "latinha de Nescau" dá certo?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Geison¹ escreveu:SemControle.
Então no caso dos motores EFI, esse lance da "latinha de Nescau" dá certo?
EFI so vi de um monza uma vez, mas acredito q tenha como dar uma ajuda nessa aceleracao do ar, so nao sei ao certo como montar isso pra acelerar ou emulsificar melhor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


fanta.jz
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 25 2009f Junho 2009 03:29:22 PM
Localização: Foz do Iguaçu - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fanta.jz »

Galéra eu fiz um com uma lata de ervilha a principio parace que deu resultado o corsa ficou um pouco mais rapido nas retomadas mas ainda não fis a média de consumo, quando tiver o resultado dou noticias ...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”