Problemas no motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
reinaldo28
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 02:38:40 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Problemas no motor

Mensagem por reinaldo28 »

Juro que pesquisei bastante antes de postar meu problema.
Vamos lá que a novela é grande:

Veiculo : Corsa Classic, ano 2002 MPFI à alcool e GNV e com ar condicionado.

Alguns dias atrás ele ficou fraco de uma hora pra outra e não subia nenhuma ladeira e ficava com cheiro forte de alcool.
Troquei bobina, velas, cabos, oleo, filtro de ar e de combustivel e o problema continuou.
Passamos o scaner que apenas acusou tempo de injeção alto. Como já haviamos tentado de tudo, partimos para o cabeçote. Tiramos o mesmo e ele apresentou umas das aberturas de agua muito danificada já dentro de um dos cilindros.
Trocamos o cabeçote e aproveitei para trocar também o sensor de temperatura (conforme dica do alcineu aqui do forum) e fazer limpeza dos bicos e da TBI.
Pensa que resolveu?
Rodei uma semana com o carro que até ficou um pouco melhor que antes, porém o problema voltou novamente. Como o cabeçote estava na garantia, tiramos ele novamente e levamos na retifica.
Hoje o retificador me ligou informando que todos os testes possiveis foram realizados e o problema não é o cabeçote.
Já não sei mais o que fazer. Vamos recolocar o cabeçote novamente no lugar pra ver o que acontece.
O sensor de temperatura que comprei foi o MTE - Thomson 4050, conforme a especificação que o Alcineu passou, porém está acontecendo o seguinte quando colocamos ele a ventuinha passa a funcionar ao contrário. Que será que pode ser?

Já pesquisei em tudo aqui no forum e já utilizei todas as dicas e não sei mais o que fazer.

Desculpa o texto longo... é que sou prolixo mesmo.... hehehe.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

reinaldo28 escreveu:Juro que pesquisei bastante antes de postar meu problema.
Vamos lá que a novela é grande:

Veiculo : Corsa Classic, ano 2002 MPFI à alcool e GNV e com ar condicionado.

Alguns dias atrás ele ficou fraco de uma hora pra outra e não subia nenhuma ladeira e ficava com cheiro forte de alcool.
Troquei bobina, velas, cabos, oleo, filtro de ar e de combustivel e o problema continuou.
Passamos o scaner que apenas acusou tempo de injeção alto. Como já haviamos tentado de tudo, partimos para o cabeçote. Tiramos o mesmo e ele apresentou umas das aberturas de agua muito danificada já dentro de um dos cilindros.
Trocamos o cabeçote e aproveitei para trocar também o sensor de temperatura (conforme dica do alcineu aqui do forum) e fazer limpeza dos bicos e da TBI.
Pensa que resolveu?
Rodei uma semana com o carro que até ficou um pouco melhor que antes, porém o problema voltou novamente. Como o cabeçote estava na garantia, tiramos ele novamente e levamos na retifica.
Hoje o retificador me ligou informando que todos os testes possiveis foram realizados e o problema não é o cabeçote.
Já não sei mais o que fazer. Vamos recolocar o cabeçote novamente no lugar pra ver o que acontece.
O sensor de temperatura que comprei foi o MTE - Thomson 4050, conforme a especificação que o Alcineu passou, porém está acontecendo o seguinte quando colocamos ele a ventuinha passa a funcionar ao contrário. Que será que pode ser?

Já pesquisei em tudo aqui no forum e já utilizei todas as dicas e não sei mais o que fazer.

Desculpa o texto longo... é que sou prolixo mesmo.... hehehe.
reinaldo esplique melhor "quando colocamos ele a ventuinha passa a funcionar ao contrário".
Checou o MAP se esta em ordem, as velas são a s recomendadas, regulagem dos eletrodos, ?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


reinaldo28
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 02:38:40 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por reinaldo28 »

Alcineu
A ventuinha passa a jogar o ar em direção a grade do motor e não puxando o ar para dentro do motor, como é o normal.
Com isto o motor aquece muito mais rapido.
O carro está nas mãos do mecanico hoje, recolocando o cabeçote e verificando todos os componentes eletronicos novamente. Sugeri a ele que verificasse o chicote também para ver se o problema seria nele e não estaria aparecendo no Kaptor 2000.
Já foi trocado também : Sensores MAP e TPS.

O mecanico que está com ele é bem habilitado pois é professor do curso de Mecanica do Senai.

Amanhã posto o resultado.


reinaldo28
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 02:38:40 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por reinaldo28 »

Novidades:
Na porimeira vez que retiramos o cabeçote percebemos que a chaveta da polia do motor (aquela menor que fica embaixo) estava estragada. Trocamos ela.
Agora o mesmo problema apresentou novamente.
A noticia boa é que descobrimos o problema. A ruim é que para resolve-lo teremos que desmontar todo o motor e retirar a arvore de manivela para retiica-la no lugar onde pega a chaveta.
Porenquanto é isso.
Tendo mais noticias eu posto aqui.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

reinaldo28 escreveu:Alcineu
A ventuinha passa a jogar o ar em direção a grade do motor e não puxando o ar para dentro do motor, como é o normal.
Com isto o motor aquece muito mais rapido.
O carro está nas mãos do mecanico hoje, recolocando o cabeçote e verificando todos os componentes eletronicos novamente. Sugeri a ele que verificasse o chicote também para ver se o problema seria nele e não estaria aparecendo no Kaptor 2000.
Já foi trocado também : Sensores MAP e TPS.

O mecanico que está com ele é bem habilitado pois é professor do curso de Mecanica do Senai.

Amanhã posto o resultado.
agora voce me pegou rsrs...mas alguem mexeu na parte eletrica para estar assim?
Acredito que o certo é jogar ar em direção do radiador, ou seja, para frente, fora do cofre, não...me corrijam que nem atentei para isso ainda.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

puxando do radiador pra dentro do cofre, no sentido do vento qnd o carro em movimento
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

alcineu escreveu:
reinaldo28 escreveu:Alcineu
A ventuinha passa a jogar o ar em direção a grade do motor e não puxando o ar para dentro do motor, como é o normal.
Com isto o motor aquece muito mais rapido.
O carro está nas mãos do mecanico hoje, recolocando o cabeçote e verificando todos os componentes eletronicos novamente. Sugeri a ele que verificasse o chicote também para ver se o problema seria nele e não estaria aparecendo no Kaptor 2000.
Já foi trocado também : Sensores MAP e TPS.

O mecanico que está com ele é bem habilitado pois é professor do curso de Mecanica do Senai.

Amanhã posto o resultado.
agora voce me pegou rsrs...mas alguem mexeu na parte eletrica para estar assim?
Acredito que o certo é jogar ar em direção do radiador, ou seja, para frente, fora do cofre, não...me corrijam que nem atentei para isso ainda.
como semcontrole citou o normal e puxando ar para dentro do motor, ar passando pela colmeia do radiador, blz.
Se esta invertido, o que foi mexido ai? Estranho mudar assim sem mais. Ja checou se la no conector do motor do eletroventilador esta mexido, gambiarra, fita isolante...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


reinaldo28
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 02:38:40 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por reinaldo28 »

Estranho mesmo. Porém hoje eu trouxe o carro para o trabalho. Rodou cerca de 40 km, pegou engarrafamento e tudo mais e não esquentou e melhorou bastante o desempenho.
Isso não parece ser um problema então.
Meu maior problema agora é que se o motor voltar a ficar fraco e falhar, significará que terei que desmontar o motor e retificar, ou substituir a arvore de manivela.
Vou postando aqui os resultados.
Esta semana vou observar se melhorou o consumo.
Ele fazia 180 km com um cilindro de 15 m3 ( cerca de 20 reais aqui em Salvador) e no alcool eu não sei, mas vou passar a medir.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

reinaldo28 escreveu:Alcineu
A ventuinha passa a jogar o ar em direção a grade do motor e não puxando o ar para dentro do motor, como é o normal.
Com isto o motor aquece muito mais rapido.
O carro está nas mãos do mecanico hoje, recolocando o cabeçote e verificando todos os componentes eletronicos novamente. Sugeri a ele que verificasse o chicote também para ver se o problema seria nele e não estaria aparecendo no Kaptor 2000.
Já foi trocado também : Sensores MAP e TPS.

O mecanico que está com ele é bem habilitado pois é professor do curso de Mecanica do Senai.

Amanhã posto o resultado.
realmente jogando de encontro a colmeia do radiador vai de encontro ao vento, ou seja, ha uma barreira.
...bom, então o problem agora é só esse...
o que voce notou que melhorou após trocar o
MAP - havia falhas de rotação, fraco, intermitencias, ...
TPS - havia falhas na aceleração, vazios, ficava acelerado, dava cortes, etc...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


reinaldo28
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 02:38:40 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por reinaldo28 »

Na verdade a coisa do "faça voce mesmo" pode ser divertido e gratificante quando a gente consegue a solução, porém estou descobrindo que é mais caro que contratar um profissional.
Todas as peças que troquei antes, inclusive a bobina, não precisavam ser trocadas. Apenas precisavamos ter verificado o ponto e notariamos que a polia do virabrequim estava fora de posição mais uma vez.
Pelo menos valeu como lição e estou aprendendo mais um pouco sobre o carro que já tem 4 anos comigo e já viajou bastante e nunca havia dado problemas antes. Coisas da idade mesmo.

O sintoma que ele apresentava era um vazio na aceleração e ficou fraco morrendo de vez em quando e com cheiro forte de alcool no escapamento.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”