Olha, aconteceu algo semelhante comigo, mas dei sorte de não danificat nada a mais do que o oróprio eixo, que quebrou entre os cilindros 1 e 2.
Comprei um novo eixo e instalei...não gostei de uma folga axial e radial, do eixo em relação a gaiola...comprei uma nova gaiola e as folgas não mais apareciam...ficou bom e lá se vão uns 3 ou 4 anos.
Se no seu caso foi somente o eixo (sem ter quebrado mais nada ou empenado válvula), não há necessidade de retífica...
[Dúvida] Quebra do Comando de Válvulas, qual o motivo?
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- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
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Passei hoje na oficina e conversei com o mecânico, aonde ele me explicou que quebra em comando e proveniente de empenamento da gaiola, isso vai forçando as sedes do eixo aonde há o rompimento com o tempo, principalmente por que geralmente quando se faz a retifica do cabeçote não se da passe na gaiola do comando.
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- Ano de fabricação: 1997
Vamos por partes...
O bloco do motor, é de ferro e muito grande...esse não empena fácil não...
O cabeçote é de alumínio, que é macio e sujeito a empenamento devido as temperaturas elevadas a que ele é submetido quando o motor sobreaquece...
A gaiola é também de alumínio, porém perto do cabeçote, é muito mais fraca, pois tem paredes finas e muito menos densa e nem precisa ser, pois não fica sujeita a mesma temperatura do cabeçote...
Então, por si só, a gaiola não empena nunca...mas pode ser levada ao empeno pelo cabeçote, por sobreaquecimento ou pelo aperto desbalanceado dos mesmos parafusos que prendem o cabeçote e ela.
Em resumo, sem levar em consideração as altas temperaturas que empenam o cabeçote e por tabela também a gaiola, a gaiola só é empenada pelo erro do aperto do cabeçote... o problema é que pode demorar para vir a ocorrer uma quebra, pois o conjunto é lubrificado...
Folgas podem surgir pelo desgaste natural (muito demorado), ou pela ineficiência de lubrificação nos apoios (mancais), vindo a ocorrer a vibração e a flexão do eixo e em seguida sua quebra.
Por isso que considero de suma importância, verificar o giro do eixo, após a montagem, com a mão...sem qualquer tipo de peso (balancins, correia sincronizadora...), de modo a confirmar algum erro de aperto que cause arrasto demasiado nos mancais, que prejudicará o filme de lubrificação, desgaste mais rápido, vibração, flexão e quebra do eixo.
O bloco do motor, é de ferro e muito grande...esse não empena fácil não...
O cabeçote é de alumínio, que é macio e sujeito a empenamento devido as temperaturas elevadas a que ele é submetido quando o motor sobreaquece...
A gaiola é também de alumínio, porém perto do cabeçote, é muito mais fraca, pois tem paredes finas e muito menos densa e nem precisa ser, pois não fica sujeita a mesma temperatura do cabeçote...
Então, por si só, a gaiola não empena nunca...mas pode ser levada ao empeno pelo cabeçote, por sobreaquecimento ou pelo aperto desbalanceado dos mesmos parafusos que prendem o cabeçote e ela.
Em resumo, sem levar em consideração as altas temperaturas que empenam o cabeçote e por tabela também a gaiola, a gaiola só é empenada pelo erro do aperto do cabeçote... o problema é que pode demorar para vir a ocorrer uma quebra, pois o conjunto é lubrificado...
Folgas podem surgir pelo desgaste natural (muito demorado), ou pela ineficiência de lubrificação nos apoios (mancais), vindo a ocorrer a vibração e a flexão do eixo e em seguida sua quebra.
Por isso que considero de suma importância, verificar o giro do eixo, após a montagem, com a mão...sem qualquer tipo de peso (balancins, correia sincronizadora...), de modo a confirmar algum erro de aperto que cause arrasto demasiado nos mancais, que prejudicará o filme de lubrificação, desgaste mais rápido, vibração, flexão e quebra do eixo.
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- Ano de fabricação: 1997
Quanto ao passe na gaiola, nunca ouvi falar nisso, pois afetará a geometria e deslocamentos dos componentes que trabalham na gaiola (curso dos tuchos e válvulas, altura dos balancins, escoras etc...).
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- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Meu caso. O ex dono do carro tinha deixado ferver e não falou nada. Quebrou comigo quase 1 ano depois. Aproveitei e troquei tudo no cabeçote. só retificando ele, faceando a gaiola, fora esta retífica e a tampa, o resto foi trocado.
Para a minha infelicidade, na época, a mecânica ou a retífica, roubaram minhas valvulas de escape e colocaram as originais. Uma delas tinha uma trinca na sede da válvula (quando quebrou o eixo 2 pistões continuaram funcionando e 2 pararam.) onde quebrou e atravessou o cilindro, me fazendo ter que retificar a parte de baixo e mexer novamente na parte de cima.... Enfim...
Para a minha infelicidade, na época, a mecânica ou a retífica, roubaram minhas valvulas de escape e colocaram as originais. Uma delas tinha uma trinca na sede da válvula (quando quebrou o eixo 2 pistões continuaram funcionando e 2 pararam.) onde quebrou e atravessou o cilindro, me fazendo ter que retificar a parte de baixo e mexer novamente na parte de cima.... Enfim...
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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