Sonda Lambda + Kit Flex

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Dfranco
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 07 2009f Outubro 2009 01:29:40 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Sonda Lambda + Kit Flex

Mensagem por Dfranco »

Boa tarde,

Encontrei o site do Corsa Club pesquisando sobre transformação do carro para álcool e consumo de combustível. Li alguns tutoriais do site, e descobri sobre a tal Sonda Lambda, eis que surge minha dúvida.

Um breve resumo do carro, é um Corsa Hatch 02/03 gasolina, 1.0 , com Kit BioFlex Eco e uma média de 5km/l de álcool e um dono PUTO.

Em um dos posts sobre consumo aqui falaram sobre o mal funcionamento desse bendita e postaram um link de outro fórum (http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=68) que demonstra como testar a ditacuja.


Pois bem, dito e feito, fui efetuar os testes na Sonda (que é a de um único fio).
Depois de verificar as polaridades e tudo mais, fui ver a tensão da Sonda. Liguei o multimetro como manda o site, liguei o carro e vamos lá. De inicio estava tudo normal, quando liguei o multimetro ela estava em torno de 100mv, liguei o carro e começou a aumentar aos poucos. Depois de uns 2 minutos aproximadamente com o carro ligado, a tensão dela estava subindo e já estava em torno de 350mv e a ventoinha nem havia ligado a primeira vez ainda, quando eis que a tensão inverte, e vai para -30mv, ai começa literalmente o samba do crioulo doido. A tensão dela começa a oscilar muito, entre - e + sempre entra -50mv e +400mv. Quando eu acelerava ocorria como diz o site, é pra subir pra 900mv ou mais, e isso ocorria, mas em ponto morto, ela ficava pipocando, quando a ventoinha ligou, e desligou pela segunda vez msm assim continuou essa dança. Ou seja, é a sonda que está com defeito? Outra coisa que não sei se é normal mas a temp do meu carro nunca chega a ficar no meio, ela fica sempre em 1/4 é normal isso no Corsa?

Desde já obrigado ^^
Daniel


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

normal é a sonda variar, nao é pra chegar a negativo
precisa ver se seu carro tem valvula termostatica e ta funcionando, carro frio bebe mais
esse kit flex é ligado somente aos bicos?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Dfranco
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 07 2009f Outubro 2009 01:29:40 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dfranco »

Olha, então a válvula termostática tem uns 3 meses, troquei quando peguei o carro e fiz uma geral, pis a original já não funcionava mais.

Sim, esse kit é apenas ligado nos bicos do carro, e tem também o reservatório de partida a frio acionado por meio de um botãozinho.

Sim, o site fala que é normal ela variar, mas a minha paree que ficou "louca" ela não variava tipo.. 350 ...360...320......400....430.... 360... desse jeito vamos dizer, ela dava altos "pulos" do tipo.. 300.. -30... 700....100.... e assim ia, não ficava variando, ficava é saltando msm.

E sim, bebendo ele está, e com vontade diga-se de pasagem, os 5,60km/l que ele esta fazendo estão me matando.


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Caro Dfranco, mesmo que a sonda esteja com defeito o carro tá consumindo muito. Procure saber quais bicos seriam ideais pra converter seu veículo e arranque fora esse kit flex pq ele só faz aumentar o tempo de abertura dos bicos. É capaz de ele ainda te dar um bico queimado. Conversão ideal é aquela que usa o próprio software original ou chipado pra controlar a injeção eletrônica.

O SemControle conhece uma pessoa que te indica o bico certo pro seu carro.

Meu corsa 1.0 MPFI com bicos 1.6 e variador de avanço fez 11,87 km/l de alcool na última medição, e não tá bom ainda. Boa sorte.

Rogério.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

um cara q ta bem por dentro de bicos, é o GSI T ele passa bicos certinhos sem retrabalho

e essa conversao com kit q so é ligado a bico dessa forma, o rogdigue ja disse tudo, pe uma conversao porca, funciona, pode até funcionar, mas nao é o correto

se for pra usar bicos de astra flex eu tenho os 4 estao a venda, originais sem retrabalho algum, e tenho uma bomba externa de GTI tmb
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


frydman
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Segunda-feira 24 2007f Setembro 2007 04:57:31 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por frydman »

No meu 1.0 coloquei os bicos flex rosa dos 1.0 gm, so tive que trocar o plugue de encaixe, e pus uma partuda a frio original, de resto é só plug and play, to a dois anos rodando na boa e so queimou a bomba eletrica que e normal. Esses dias que pus umas velas iridiumIX, melhorou as aceleraçoes e no funcionamento com motor frio.
O lance é achar bicos com a mesma impiedancia do seu e vazao pra alcool ou abrir o seu por eletroerosao.
Tenho os originais a gasolina 1.0 comigo, se o vizinho de cima quiser eu faço rolo com os de astra, ando pensando em turbinar a "criança"
Boa sorte.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

frydman, nao me interessa rolo, pq nem 1.0 eu tenho mais, e esses de astra ja eram pouco pra mim, deram lugar a bicos de 80lbs/hora :lol:
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Dfranco
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 07 2009f Outubro 2009 01:29:40 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dfranco »

SemControle e rogdigue, obrigado pelas dicas!

O que seria mais indicado eu fazer? O Kit de partida a frio que colocaram concerteza não deve de ser o original, tem um botão que foi colocado logo abaixo da direção. E o "pseudo kitflex" está lá "pindurado".
Seria interessante eu retirar o Kit "Gambiarra" e colocar esses bicos flex do Astra? Ou eu teria de fazer mais alguma modificação no carro? Pra ele se tornar realmente Flex o que mais precisaria ser feito? Por que est realmente consumindo demais, e ele empaca igual mula véia enquanto esta friu... é um saco =\

SemControle, quanto sairia esses bicos do Astra?

Att,
Daniel


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

dfranco, nao tem um valor certo, nao tem como usar, pq agora o carro é turbo, e usando pressao na linha de combustivel moderada, so vao alimentar 150cvs, to aberto a negociacoes...
mas no seu caso acho q sao muito grandes, eu usava simplesmente pra conversao de um golf 1.6, logo imagino q no 1.0 sera grande......

eu sou muito suspeito a dar opiniao sobre carro flex, pq eu nao gosto, pra mim ou o carro é alcool ou gasolina, fisicamente nao tem como o motor ser variavel a ponto de se adequar ao alcool ou a gasolina.....
pra alcool vc precisa ter mais taxa e um pouco mais de ponto, pra gasolina é o contrario, pra andar com os 2 o carro fica num meio termo, ai vc me lembra q tem os VHC q viram com gasolina, sim sei, sao 12,6:1 de taxa, uma taxa de carro a alcool, mas tem o sensor de detonacao, logo ao usar gasolina e pre detonar, o sensor atua, e atrasa o ponto, com isso vc perde potencia, por isso eu digo q esses VHC NUNCA rendem os cvs informado pela montadora rodando com gasolina.....

se quer rodar com alcool da pra fazer um chip bem legal com uma abertura dos seus bicos, ou compra de outros mesmo, coisa de 40% maiores, nao tera falta, uma conversao legal é no esquema do rogdigue, bicos e um variador de ponto, ele pode chegar ao limite desse motor facilmente assim, alem de ser flexivel na conversao, mas nao é tao barato fazer esse tipo de conversao
rogdigue, por acaso vc faz parte da banda q toca no garimpo??
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

SemControle, não faço parte da banda q toca no garimpo não.

Rogério.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”