como r o sensor de temperatura???

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Gato Mijado
:: Champ ::
Mensagens: 428
Registrado em: Segunda-feira 30 2007f Julho 2007 02:26:22 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

como r o sensor de temperatura???

Mensagem por Gato Mijado »

Pessoal comprei um sensor de temperatura e gostaria da ajuda da galera para trocar, o que devo fazer???
preciso esvaziar o liquido do radiador ou e so tirar um e colocar o outro.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Desenrosque o outro até sentir que da para tira-lo com a mão. Com o novo na outra mão, retire o sensor velho e com o outro bem próximo, tira rápido e coloca o novo de modo que não saia todo o liquido do arrefecimento.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Po esqueci do principal: tire a tampa do reservatório, peça alguem para tapar com a palma da mão bem firme ou passe um plastico e amarre bem em volta para não deixar entrar ar, devido a tampa ter 2 válulas.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Caraca!

Eu ia brincar falando para procurar o ALCINEU, pois ele é bem íntimo dessa peça, mas ele já se manifestou prontamente!

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

rsrs...vou me conter aqui phenrique79...estou testando um novo teclado e premaci mais tempo por aqui...foi estantaneo, kkas.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja to desconfiado q o Alcineu anda dormindo com um sensor desses na cabaceira da cama :D

ja q nao tem jeito pra segurar a agua, poderia deixar uma mangueira colocando agua dentro do reservatorio o tempo todo, assim enquanto estiver sem sensor nao vai dar baixa, e entrar ar no sistema, q por sinal é trash tirar.....

ah o detalhe o correto é NAO utilizar agua de torneira no sistema de arrefecimento
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
eduzanatta
:: Millennium ::
Mensagens: 121
Registrado em: Quarta-feira 14 2009f Janeiro 2009 11:46:14 AM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eduzanatta »

Ia cria um topico mas..vai aqui mesmo!!

esse sensor oque comanda?
ontem liguei o carro e tirei o cabo dele pra ve!
a ventoinha aciaona na hora!
queria ve se da diferença!
se o sensor do meu ta mesmo com problemas!
pq pra anda como ele ta e bebendo mais que eu!
deve ter alguma CENSURADO ali!!
hehehehe

oque esse sensor faz?

Abraços!!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Eduardo Zanatta Filho escreveu:Ia cria um topico mas..vai aqui mesmo!!

esse sensor oque comanda?
ontem liguei o carro e tirei o cabo dele pra ve!
a ventoinha aciaona na hora!
queria ve se da diferença!
se o sensor do meu ta mesmo com problemas!
pq pra anda como ele ta e bebendo mais que eu!
deve ter alguma CENSURADO ali!!
hehehehe

oque esse sensor faz?

Abraços!!
Sensor de temperatura do motor (ECT)

Consiste de um termistor do tipo NTC (resistência inversamente proporcional a temperatura) montado no fluxo do líquido de arrefecimento. A resistência do termistor varia conforme a temperatura do líquido de arrefecimento. Temperatura baixa produz resistência alta. Aproximadamente 28000 ohms a –200 C. A medida em que a temperatura aumenta, a resistência diminui a aproximadamente 2200 ohms a 300 C.
A tensão do sinal do sensor varia de aproximadamente 4,5 a 0,5 volts. Esta tensão medida na unidade de comando, diminui conforme o aumento de temperatura do motor. A desconexão do sensor simula condição de motor frio gerando o código de falha 15 (sensor de temperatura ECT- tensão alta). O curto circuito do sensor simula condição de motor quente, gerando o código de falha 14 (sensor de temperatura ECT- tensão baixa).
Em temperatura operacional normal, a voltagem do terminal B12 é aproximadamente 1,5 a 2,0 volts.
A temperatura do motor é uma das informações utilizadas para o controle de:

Sistema de Injeção Eletrônica de Combustível- GM Multec B22/MPFI
- quantidade de combustível;
- ponto eletrônico da ignição (EST);
- controle de ar na marcha-lenta (IAC).

Lá em Matérias Tecnicas tem um tópico "Problemas comuns em Corsas", o primeiro item, fala sobre um dos problemas nesse sensor.
As vezes se troca varios itens e se esquece dele, principalmente se estiver com mais de 30.000KM.
Em Injeção Eletronica se não tiver conhecimento dela e não souber decifrar quem é o culpado, troca-se tudo sem saber.

www.webmecauto.com
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Correção:
Temperatura baixa produz resistência alta. Aproximadamente 28000 ohms a –20°C.
A medida em que a temperatura aumenta, a resistência diminui a aproximadamente 2200 Ohms a +30°C.

Sistema de Injeção Eletrônica de Combustível- GM Multec B22/MPFI em materias técnicas
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”