[ARTIGO] Tuchos: Mecânico e Hidraúlico, como funciona

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Dodah
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[ARTIGO] Tuchos: Mecânico e Hidraúlico, como funciona

Mensagem por Dodah »

O tucho é um componente fundamental no sistema de distribuição mecânica do motor. Fica entre o câme da árvore de comando das válvulas e a válvula.


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Observe na figura ao lado que a árvore de comando possui vários ressaltos (câmes). Quando esse eixo se encontra em movimento rotativo, a parte excêntrica do câme tende a impulsionar a válvula para abrir, permitindo a admissão dos gases ou a sua exaustão. Como o impulso é feito na haste da válvula, esta teria uma área de contato muito pequena. Aí que entra o tucho.

O tucho recebe o impulso do câme e transfere para a válvula, de modo a acioná-la. No exemplo acima trata-se de um motor com quatro válvulas por cilindro, no seu caso são duas.

Como o tucho trabalha em contato direto com o câme, está sujeito ao desgaste, mesmo com o sistema de lubrificação em ordem. Quando isso ocorre, a folga da válvula aumenta, o que ocasiona um aumento do nível de ruído do motor "batidas de válvulas".

Nos motores atuais, o impulso não é dado de forma direta no tucho, e sim numa pastilha que fica logo acima dele. O normal seria esta pastilha sofrer desgaste, que pode ser substituída.

Já nos tuchos hidráulicos, os além dos problemas mecânicos, ainda podem ocorrer problemas na parte hidráulica. Neste caso, as válvulas de retenção já não estariam segurando o óleo no seu interior, o que poderia provocar uma folga excessiva. Caso esta válvula trave fechada, ela não permite o escoamento do óleo, provocando o mal assentamento da válvula.

Caso o tucho hidráulico apresente algum problema, deve ser substituído. Motores com tuchos hidráulicos não necessitam de regulagem de válvulas, uma vez que não há folga.

É necessário obedecer rigorosamente o prazo de troca de óleo e filtro, além de se utilizar um lubrificante de boa qualidade.


Folga excessiva do tucho
- Nível de ruído elevado;
- Baixo desempenho, devido a má abertura da válvula.

Tucho preso "sem folga alguma"
- Baixo desempenho do motor devido a perda de pressão nos cilindros;
- Aumento na temperatura da câmara de combustão;
- Aumento de poluentes;
- Aumento de consumo;
- Retorno "sobre-pressão" no coletor de admissão (pode interferir no sistema de injeção).


Basicamente existem dois tipos de tuchos, os convencionais (mecânicos) e os hidráulicos.
O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo. Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.
O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.
Esses orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.


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Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho. Isso é importante por duas coisas. Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.


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Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.
Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária. Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.


Fonte: Webmecauto
•[1000cc 16V T]•
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Cuidado com o 16v, ele pode ser Turbo !


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