Sem força, lenta oscilando, cheiro forte no escapamento....

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
douglasgomessantos
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 07 2009f Agosto 2009 02:05:51 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Sem força, lenta oscilando, cheiro forte no escapamento....

Mensagem por douglasgomessantos »

Tenho um corsa sedan super 98/98 que apresenta o seguinte defeito, o mês passado resolvi trocar de posto de gasolina, mudei para texaco e abasteci com gasolina super aditivada + thecron, estava tudo blz ate que uma manhã fria e faltando mais ou menos 10 litros ainda no tanque o carro ao sair com ele estava falhando um pouco quando usava as marchas tipo em segunda com baixa aceleração quando trocava para terceira tinha que acelerar mais pois tava soquinhos, mais depois que esquentou ficou normal. Apos ums 15 a 20 dias apos esse episodio o carro começou a fazer isso com frequencia e tambem perde a força principalmente nas subidas em 2 marcha parece que esta em 3 ele noa desenvolve o cheiro do escapamento que tinha aumentou sai um cheio forte, e a lenta ficou trepidando bastante, quando acelero ele acelera mais nao anda tipo sem força. o que pode ser ser será grave, abasteci com a gasolina do posto de antes mais não resolveu e acho que nao seja batizada pois tenho amigos que abastecem nesse posto e nao tiveram problemas. Algums detalhes que podem ajudar a desvendar esse misterio eu vou passar:

1º A bateria descarregou pois deixei a luz ligada, tive que fazer um incherto para ir pra casa, mais nao deixei ela para carregar até então, mais me parece normal.

2º A duas semanas atras estava eu andando a + ou - 40km procurando em uma noite de chuva um restaurante para comer e ao parar o carro para decidir onde iriamos fiquei com a luz ligada e parado derepente deligou o radio afogou o carro mais a luz continuou liga da mais ao tentar dar partida ele fazia um barulho na parte interna do painel , quando desligava a luz fazia um barulho entao mexi nos caboos da bateria e deixei deligado por algums minutos e voltou a ligar normal mais decidi desligar e o e ao ligar ele deu o mesmo defeito parecia um curto sei la, memso sem a chave a luz do painel ficava acesa, depois ficou normal. ate esse final de semana.
Sera bateria? bico entupido? escapamento entupido? ou parte eletrica?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é uma serie de problemas, mas vc ainda tem catalizador, repare se ele nao esta ficando incandecente, o cheiro do escap seria de ovo podre? se for é catalizador mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


douglasgomessantos
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 07 2009f Agosto 2009 02:05:51 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por douglasgomessantos »

[quote="SemControle"]é uma serie de problemas, mas vc ainda tem catalizador, repare se ele nao esta ficando incandecente, o cheiro do escap seria de ovo podre? se for é catalizador mesmo[/quote]

Ontem a noite quando fui embora para casa no meio do caminho decidi desligar a sonda lambda e parece que a força do carro voltou ao normal e o cheiro diminuiu, dai dexei desligada a noite, deliguei a bateria e liguei a sonda e a bateria hoje cedo, parece que o problema persiste com a sonda ligada. Será mesmo a sonda, pq dizem que essa sonda de um fio só passa a funcionar quando atinge uma temperatura de 300º, e logo que ligo o carro e saio com ele ele ja esta sem força tem aceleração mais nao força. Outro coisa que observei ontem a noite foi que entre os bicos da injeção do lado direito logo abaixo existe uma mangueira ligada no motor bem grossa que esta rachada e sai um pouco de oleo por ele, sera que pode ser o problema e que mangueira é essa pois vou comprar outra e trocar e preciso saber o nome.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tira uma foto do cofre do motor pra gente entender....acredito q seja mangueira de respiro do carter

mas ta com cara de alguma coisa na sonda, mas deveria acender a luz da injecao acusando o erro na sonda.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola douglas.
Se voce nao trocou, troque o sensor de temperatura da agua do motor. MTE4050 ou Iguacu 801.
Esse sensor quando esta alterado da esses problemas ai.

O fato de voce ter desconectado a sonda, a ECU assume outros valores asssim que algum dispositivo de pane ate para o veiculo para reparo.

Quanto a essa mangueira furada ai, mande reparar logo pois pode danificar o motor por aspirar po/poeira para dentro do motor.

Retorne
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Detalhe que escapou: antes limpe/calibre as velas e teste os cabos das velas, ok?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a lenta ocilando eu ja matei, se for a mangueira q to pensando vc ta com entrada falsa de ar.....

esse cheiro é akele de ovo podre? se sim, seu catalizador chegou ao fim da vida, esta entupido e deixando alem de fraco, com esse cheiro

vc pode ainda estar realmente com problemas na sonda, o lance q ter rodado sem ela, ja deve ter gravado algum erro referente na central, vc deveria tentar o teste de lampejo, tem nas materias tecnicas como proceder, ai vc relata os erros encontrados
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


douglasgomessantos
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Sexta-feira 07 2009f Agosto 2009 02:05:51 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por douglasgomessantos »

Problema de estar fraco resolvido, era uma das velas que estava queimada, o eletrodo rachou,
o mecanico me deu uma vela usada e pediu para eu andar ums dias e depois retirar para ver se esta limpa , se não pode ser que esteja sudindo oleo, as outras estão branquinhas, caso esteja limpa vou trocar o jogo de velas. DUVIDA: Qual melhor vela para o Corsa sedan super 1.0?
Com relação ao cheiro no escape não chega a ser ovo podre, é um cheiro de gasolina quimada mais ou menos isso. Agora uma duvida como saber se a sonda lambda esta funcionando perfeitamente? somente testando com um equipamento?
Sera que troco tambem os cabos das velas? ele esta com 99.000 peguei ele em outubro com 85.000.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bom trocar, por um cabo baleado eu acabei perdendo uma bobina

o cheiro de gasolina nem la nem k se deve a nao estar queimando direito.....

eu to achando q tudo isso se deve entao a essa vela.....

a lambda vc pode testar com multimetro
aterra o multimetro na lata do carro e o positivo vc liga no sinal da sonda, na escal de 2000mV ou 2V e acompanha o q sera mostrado.....

so q no final a sonda pode nao ter problema, o lance era ler cada vez mais mistura rica, e tentar empobrecer e assim ia virando uma bola de neve, q com o tempo acaba coms eu catalizador tmb.....
pode ser q a lambda esteja lavada de combustivel, e tenha comprometido a leitura tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

douglasgomessantos escreveu:Problema de estar fraco resolvido, era uma das velas que estava queimada, o eletrodo rachou,
o mecanico me deu uma vela usada e pediu para eu andar ums dias e depois retirar para ver se esta limpa , se não pode ser que esteja sudindo oleo, as outras estão branquinhas, caso esteja limpa vou trocar o jogo de velas. DUVIDA: Qual melhor vela para o Corsa sedan super 1.0?
Com relação ao cheiro no escape não chega a ser ovo podre, é um cheiro de gasolina quimada mais ou menos isso. Agora uma duvida como saber se a sonda lambda esta funcionando perfeitamente? somente testando com um equipamento?
Sera que troco tambem os cabos das velas? ele esta com 99.000 peguei ele em outubro com 85.000.
então era isso o motivo do cheiro forte saindo do escapamento. Uma não centelhando e o combustivel cru saindo pelo escape.
Agora troque as velas. Já que uma se foi, coloque um jogo novo e nao esqueça de checar a calibragem dos eletrodos. NGKBPR6EY.
Bom agora vai checando o compartamento do carro.
Como o SemControle citou, teste a sonda lambada. Qualquer eletricista de autos faz isso, caso sinta dificuldades.
Não se esqueça de que mesmo com o motor parado e chave de ignição em pré-partida, lá no fio da sonda voce terá uma tensão residual de até 350 mV.
Teste assim: motor bem aquecido, desconecte a sonda e teste. Ai voce saberá a referencia só da sonda. De umas aceleradas fortes e solte. Nisso deverá dar picos de até 900 mV.
Os valores de tensão terão que mudar rapidamente entre altos e baixos.
Veja lá em Materias como checar a sonda e mais detalhes.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”