[DÚVIDA] - Aceleração descontrolada. O que fazer?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Ontem 30/08/09 resolvi fazer o teste do código lampejante conforme descrito http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... lampejante, porém não encontrei o conector de diagnóstico na caixa de fusiveis como esta descrito na matéria, não desisti e sai procurando, encontrei o conector no painel logo abaixo dos controles do ventilador e ar condicionado (pelo menos eu acho que era, visto ser igual ao da foto na matéria), fiz o jumper conforme descrito e nada, pensei talvez não tenha conectado direito, peguei um pedaço de cobre flexivel e tentei novamente, e desta vez sim, a luz de anomalias começou a piscar, só que ela não parou mais, retirei o jumper e tentei dar a partida sem sucesso (pensei piorei o que já estava ruim), foi quando percebi que o hodometro / relógio estava apagado, quando fui verificar o fusivel do referido o mesmo estava rompido, fiz a troca e o carro pegou normalmente, decididamente desisti de fazer o teste. Alquém sabe me dizer o que fiz de errado?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

O conector de diagnósticos é esse aqui
Imagem

depois de ver os erros, desligue um dos polos da bateria por alguns minutos para zerar todos os erros acumulados.
Para não desmemorizar o autoradio/cd palyer/alarme, etc, retire o fusivel 26 por pelo menos 30 minutos. Após isso, ligue a ignição sem dar partida no motor, até acender as lampadas do painel de instrumentos e deixe assim por uns 5 minutos no minímo. Após isso saia com o carro e veja como esta...

How to: Reset the ECU
http://www.allcorsa.co.uk/forums/showth ... -1701.html
http://www.allcorsa.co.uk/forums/showth ... -8479.html
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


roreif
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 13 2009f Maio 2009 05:22:42 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por roreif »

Estou com esse mesmo problema.... A rotação do motor as vezes está alta as vezes esta baixa.
Ainda não tive tempo de mandar no mecânico.
Um amigo me falou que ele estava com esse problema no carro dele e nas abastecidas que ele fez, ele usou aquele aditivo na gasolina. Após, parou o problema!
Será que funciona?
Usei uma vez e deu uma diminuída. O CENSURADO é que essas porcarias são caras!!!

Grande Abraçoa a todos!!!!


jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Na verdade o conector que encontrei não é igual a esse, segundo o que levantei o conector é obd2 (figura)
Imagem
a localização é:

Imagem
Após a troca do fusivel a luz de anomalia apagou a consegui dar a partida. Mas o teste não foi bem sucedido, na verdade quase piorei a situação porque o carro falha e oscila a rotação mas anda e após minha tentativa de teste nem partida consegui dar.[/img][/url]


Mychael-DF
:: Super ::
Mensagens: 55
Registrado em: Quinta-feira 08 2007f Novembro 2007 01:38:05 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Mychael-DF »

tenho o mesmo problema!!toda vez que estou em trafego intenso o giro fica oscilando ate apagar o carro e tbm quando piso na embreagem...esse problema é um saco jah fiz limpeza de bicos, tbi, bomba de combustivel, troca de filtro de ar ,combustivel, oleo...só não vi o aterramento vou dar uma olhada nisso pq quando estou com o som do carro ligado percebo que o giro fica diminuindo um pouco e o farol fik mais fraco princilpalmente quando a musica tem muito grave!!Esse problema é muito chato todo mundo pensa que vc não sabe dirigir o carro morre toda hora!!Dá uma ajuda ai galera
abraço
Corsa sedan 2004!!!
Bloco Tatudobem..MIcare Santana-BA é bom d+!!


jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Aproveitei o feriado prolongado e levei o corsinha no mecânico.
Rapidinho ele descobriu qual era o problema que fazia o carro falhar e consumir demais, e vale como dica pra que tem o mesmo problema. Eu já tinha feito um teste que era com o motor ligado retirar um a um dos cabos de vela pra ver se a rotação cai, e isso não acontecia, porém o carro continuava falhando. Chegando no mecânico, ele abriu o capô do carro e borifou um pouco de água no bloco do motor próximo aos cabos de vela, nisso eu pude ver a faísca saltando do meio do cabo. Foi só trocar os cabos e a falhação acabou. Aproveitei e troquei as velas, fiz a limpeza da TBI e do motor de passo, ele continua acelerando sozinho, mas já descartei um monte de peças defeituosas: vela, cabos de vela, sensor de temperatura, bateria, limpeza de bico injetor, limpeza de TBI, motor de passo e filtro de gasolina. Acho que vou partir para parte elétrica, revisar aterramento conexões etc.. Por que pelo que parece não há problema na injeção, ou alguém sabe mais algum detalhe que preciso verificar? Vale lembrar que o mecânico em que levei ele usou o scanner e os único valor fora dos parametros era a rotação. (Acompanhei o teste e a troca das peças bem de perto).


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá jjmarx essa aceleração foi depois que voce colocou o motor de passo de volta?
Se voce não fez ainda, retire o fusivel F26 ou desligue algum cabo da bateria, negativo ou positivo por algo como uns 30 minutos.
Ligue a agnição sem dar a partida e espere uns 5 minutos.
Toda vez que se liga a ignição, a motor de passo é reposicinado.
Depois ligue o motor e de umas voltas e veja como ficou.

Se nada resolver, ja pensou em trocar esse sensor de temperatura da agua para a injeção ali debaixo da bobina?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Alcineu, obrigado pela dica, vou fazer isso que você indicou hoje pra ver se tem algum resultado, quanto ao sensor de temperatura que fica embaixo do da bobina, já foi trocado. Na época eu tinha levado o carro ao mechanico e ele primeiro fez a limpeza de bico e troca do filtro de gasolina, sem resultados na segunda visita ele trocou o motor de passo, também sem resultados, na terceira visita em que cheguei na oficina com o carro em cima do guincho pois de tanto o motor morrer e eu dar a partida acabei com a bateria, foi trocada a bateria e o sensor de temperatura que fica embaixo da bobina. A partir dai o carro ficou uma maravilha, eu ia pro trabalho com ele e rodava cerca de 120 Km / dia, passados 07 dias quando estava chegando no trabalho o carro morreu no momento em que pisei na embreagem pra reduzir a marcha, fiquei super desconfiado mas dei a partida e segui, durante a volta o carro não teve mais problema. No outro dia quando peguei um certo transito percebi a aceleração alta novamente, dai em diante foi só piorando. Hoje ele esta da seguinte maneira: Quando dou a partida de manhã a rotação fica perto de 1100 rpm, creio que por estar frio pois em seguida baixa pra cerca de 900 rpm, as vezes ando só até a esquina e ele acelera podendo chegar a 3500 rpm quando estou parado e sem marcha engatada, as vezes ando cerca de 60 km sem alterações na rotação, normalmente quando a rotação aumenta ela fica um bom tempo assim, toda vez que paro vejo o conta-giros subir e dependendo de quanto tempo fico parado com o motor ligado vejo ele subir e depois descer e subir novamente algumas vezes desce tanto que morre. Vale lembrar que quando estou andando numa velocidade média de 60 km/h não há problema nenhum, oque ocorre é que quando passo dos 70 km/h ás vezes sinto que ele falha um pouco, porém isso não é comum acontecer.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

jjjmarx escreveu:Alcineu, obrigado pela dica, vou fazer isso que você indicou hoje pra ver se tem algum resultado, quanto ao sensor de temperatura que fica embaixo do da bobina, já foi trocado. Na época eu tinha levado o carro ao mechanico e ele primeiro fez a limpeza de bico e troca do filtro de gasolina, sem resultados na segunda visita ele trocou o motor de passo, também sem resultados, na terceira visita em que cheguei na oficina com o carro em cima do guincho pois de tanto o motor morrer e eu dar a partida acabei com a bateria, foi trocada a bateria e o sensor de temperatura que fica embaixo da bobina. A partir dai o carro ficou uma maravilha, eu ia pro trabalho com ele e rodava cerca de 120 Km / dia, passados 07 dias quando estava chegando no trabalho o carro morreu no momento em que pisei na embreagem pra reduzir a marcha, fiquei super desconfiado mas dei a partida e segui, durante a volta o carro não teve mais problema. No outro dia quando peguei um certo transito percebi a aceleração alta novamente, dai em diante foi só piorando. Hoje ele esta da seguinte maneira: Quando dou a partida de manhã a rotação fica perto de 1100 rpm, creio que por estar frio pois em seguida baixa pra cerca de 900 rpm, as vezes ando só até a esquina e ele acelera podendo chegar a 3500 rpm quando estou parado e sem marcha engatada, as vezes ando cerca de 60 km sem alterações na rotação, normalmente quando a rotação aumenta ela fica um bom tempo assim, toda vez que paro vejo o conta-giros subir e dependendo de quanto tempo fico parado com o motor ligado vejo ele subir e depois descer e subir novamente algumas vezes desce tanto que morre. Vale lembrar que quando estou andando numa velocidade média de 60 km/h não há problema nenhum, oque ocorre é que quando passo dos 70 km/h ás vezes sinto que ele falha um pouco, porém isso não é comum acontecer.
Quando da a partida a rotação fica perto de 1100 rpm e em seguida baixa pra cerca de 900 rpm é normal. Não pode é ficar acelerado direto.
Já checou/revisou os pontos de aterramentos? Quando digo revisar é desaparafusar, lixar/limpoar as partes. Muitos desses problemas tiveram como consequencia problema em algum ponto de aterramento.

Ja deu uma pesquisada em
[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas! www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=29028&start=0
e
Arquivo - Boletim técnico
www.oficinabrasil.com.br/Arquivo-Boletim-tecnico.html

é cansativo mas vale a pena, pelo menos se evita trocar peças a toa.

retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


tanaka
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quinta-feira 14 2007f Junho 2007 01:32:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanaka »

ôpa, voce chegou a fazer alguma manutenção no carro pouco antes de começar a dar este problema????

Pode ser entrada de ar "falsa" pela admissão, quando o carro estiver ligado, borrife um pouco de WD no cofre na região após a borboleta até a junção do coletor de admissão com o cabeçote, vá dando leves borrifadas e veja se há alguma variação, se tiver é entrada de ar falsa.

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”