[DÚVIDA] - Aceleração descontrolada. O que fazer?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Aproveitei o feriado prolongado e levei o corsinha no mecânico.
Rapidinho ele descobriu qual era o problema que fazia o carro falhar e consumir demais, e vale como dica pra que tem o mesmo problema. Eu já tinha feito um teste que era com o motor ligado retirar um a um dos cabos de vela pra ver se a rotação cai, e isso não acontecia, porém o carro continuava falhando. Chegando no mecânico, ele abriu o capô do carro e borifou um pouco de água no bloco do motor próximo aos cabos de vela, nisso eu pude ver a faísca saltando do meio do cabo. Foi só trocar os cabos e a falhação acabou. Aproveitei e troquei as velas, fiz a limpeza da TBI e do motor de passo, ele continua acelerando sozinho, mas já descartei um monte de peças defeituosas: vela, cabos de vela, sensor de temperatura, bateria, limpeza de bico injetor, limpeza de TBI, motor de passo e filtro de gasolina. Acho que vou partir para parte elétrica, revisar aterramento conexões etc.. Por que pelo que parece não há problema na injeção, ou alguém sabe mais algum detalhe que preciso verificar? Vale lembrar que o mecânico em que levei ele usou o scanner e os único valor fora dos parametros era a rotação. (Acompanhei o teste e a troca das peças bem de perto).
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá jjmarx essa aceleração foi depois que voce colocou o motor de passo de volta?
Se voce não fez ainda, retire o fusivel F26 ou desligue algum cabo da bateria, negativo ou positivo por algo como uns 30 minutos.
Ligue a agnição sem dar a partida e espere uns 5 minutos.
Toda vez que se liga a ignição, a motor de passo é reposicinado.
Depois ligue o motor e de umas voltas e veja como ficou.

Se nada resolver, ja pensou em trocar esse sensor de temperatura da agua para a injeção ali debaixo da bobina?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Alcineu, obrigado pela dica, vou fazer isso que você indicou hoje pra ver se tem algum resultado, quanto ao sensor de temperatura que fica embaixo do da bobina, já foi trocado. Na época eu tinha levado o carro ao mechanico e ele primeiro fez a limpeza de bico e troca do filtro de gasolina, sem resultados na segunda visita ele trocou o motor de passo, também sem resultados, na terceira visita em que cheguei na oficina com o carro em cima do guincho pois de tanto o motor morrer e eu dar a partida acabei com a bateria, foi trocada a bateria e o sensor de temperatura que fica embaixo da bobina. A partir dai o carro ficou uma maravilha, eu ia pro trabalho com ele e rodava cerca de 120 Km / dia, passados 07 dias quando estava chegando no trabalho o carro morreu no momento em que pisei na embreagem pra reduzir a marcha, fiquei super desconfiado mas dei a partida e segui, durante a volta o carro não teve mais problema. No outro dia quando peguei um certo transito percebi a aceleração alta novamente, dai em diante foi só piorando. Hoje ele esta da seguinte maneira: Quando dou a partida de manhã a rotação fica perto de 1100 rpm, creio que por estar frio pois em seguida baixa pra cerca de 900 rpm, as vezes ando só até a esquina e ele acelera podendo chegar a 3500 rpm quando estou parado e sem marcha engatada, as vezes ando cerca de 60 km sem alterações na rotação, normalmente quando a rotação aumenta ela fica um bom tempo assim, toda vez que paro vejo o conta-giros subir e dependendo de quanto tempo fico parado com o motor ligado vejo ele subir e depois descer e subir novamente algumas vezes desce tanto que morre. Vale lembrar que quando estou andando numa velocidade média de 60 km/h não há problema nenhum, oque ocorre é que quando passo dos 70 km/h ás vezes sinto que ele falha um pouco, porém isso não é comum acontecer.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

jjjmarx escreveu:Alcineu, obrigado pela dica, vou fazer isso que você indicou hoje pra ver se tem algum resultado, quanto ao sensor de temperatura que fica embaixo do da bobina, já foi trocado. Na época eu tinha levado o carro ao mechanico e ele primeiro fez a limpeza de bico e troca do filtro de gasolina, sem resultados na segunda visita ele trocou o motor de passo, também sem resultados, na terceira visita em que cheguei na oficina com o carro em cima do guincho pois de tanto o motor morrer e eu dar a partida acabei com a bateria, foi trocada a bateria e o sensor de temperatura que fica embaixo da bobina. A partir dai o carro ficou uma maravilha, eu ia pro trabalho com ele e rodava cerca de 120 Km / dia, passados 07 dias quando estava chegando no trabalho o carro morreu no momento em que pisei na embreagem pra reduzir a marcha, fiquei super desconfiado mas dei a partida e segui, durante a volta o carro não teve mais problema. No outro dia quando peguei um certo transito percebi a aceleração alta novamente, dai em diante foi só piorando. Hoje ele esta da seguinte maneira: Quando dou a partida de manhã a rotação fica perto de 1100 rpm, creio que por estar frio pois em seguida baixa pra cerca de 900 rpm, as vezes ando só até a esquina e ele acelera podendo chegar a 3500 rpm quando estou parado e sem marcha engatada, as vezes ando cerca de 60 km sem alterações na rotação, normalmente quando a rotação aumenta ela fica um bom tempo assim, toda vez que paro vejo o conta-giros subir e dependendo de quanto tempo fico parado com o motor ligado vejo ele subir e depois descer e subir novamente algumas vezes desce tanto que morre. Vale lembrar que quando estou andando numa velocidade média de 60 km/h não há problema nenhum, oque ocorre é que quando passo dos 70 km/h ás vezes sinto que ele falha um pouco, porém isso não é comum acontecer.
Quando da a partida a rotação fica perto de 1100 rpm e em seguida baixa pra cerca de 900 rpm é normal. Não pode é ficar acelerado direto.
Já checou/revisou os pontos de aterramentos? Quando digo revisar é desaparafusar, lixar/limpoar as partes. Muitos desses problemas tiveram como consequencia problema em algum ponto de aterramento.

Ja deu uma pesquisada em
[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas! www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=29028&start=0
e
Arquivo - Boletim técnico
www.oficinabrasil.com.br/Arquivo-Boletim-tecnico.html

é cansativo mas vale a pena, pelo menos se evita trocar peças a toa.

retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
tanaka
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quinta-feira 14 2007f Junho 2007 01:32:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanaka »

ôpa, voce chegou a fazer alguma manutenção no carro pouco antes de começar a dar este problema????

Pode ser entrada de ar "falsa" pela admissão, quando o carro estiver ligado, borrife um pouco de WD no cofre na região após a borboleta até a junção do coletor de admissão com o cabeçote, vá dando leves borrifadas e veja se há alguma variação, se tiver é entrada de ar falsa.

Abraços
tanaka
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quinta-feira 14 2007f Junho 2007 01:32:00 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tanaka »

ôpa, voce chegou a fazer alguma manutenção no carro pouco antes de começar a dar este problema????

Pode ser entrada de ar "falsa" pela admissão, ( alguma mangueirinha furada, parafuso solto, sensor com folga ) tudo isso entre a borboleta e a adm )
quando o carro estiver ligado, borrife um pouco de WD no cofre na região após a borboleta até a junção do coletor de admissão com o cabeçote, vá dando leves borrifadas e veja se há alguma variação, se tiver é entrada de ar falsa.

Abraços
jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Esta semana resetei a ECU conforme informações do tópico, pela manhã retirei os cabos da bateria, como tinha outras coisas a fazer só religuei a tarde, dei uma volta com ele e não acelerou nenhuma vez. Verifiquei os pontos de aterramento e visualmente esta tudo ok, não há zinabre, sem indicios de cabos partidos ou mal conectados.
No outro dia quando aindei um pouco mais notei que quando deixava em ponto morto após uma boa esticada o ponteiro da rotação demorava um pouco mais pra descer até 900 rpm como de costume, pensei que poderia ser o motor de passo. No próximo fim de semana vou sair com ele numa distância maior pra ver o que acontece. Acho que ainda não esta bom, mas tudo indica que esta melhorando.
Corsa1.0
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Domingo 23 2009f Agosto 2009 10:04:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa1.0 »

Sensor da borboleta?
O meu tá assim,demora para desacelerar.
jjjmarx
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 16 2009f Julho 2009 10:55:09 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jjjmarx »

Não foi desta vez. Andei com o carro cerca de 100 Km, e nesse trajeto ele morreu pelo menos umas 10 vezes, não chegou a subir a rotação à 3000 rpm como de costume, mas ficou entre 1100 e 1500. Percebi que ele não esta oscilando tanto como antes, normalmente ele acelera e se mantém naquela rotação por algum tempo e as vezes quando demoro um pouco a mais pra trocar a marcha ele morre, já fiz ele pegar no tranco sem querer, estava chegando próximo a uma lombada quando desengatei, e ao passar por ela engatei a 3º e soltei a embreagem, foi ai que percebi que o motor tinha morrido e pegado no tranco novamente.
Pra dar uma idéia do que já fiz vou dar uma descrição dos serviços e os preços pagos por eles:
1 Troca do motor de passo, troca do filtro de combustível e limpeza de bico injetor - R$450,00
2 Troca dos conectores das mangueiras de combustível embaixo do banco traseiro e troca do rolamento do alternador - R$ 245,00
3 Troca do óleo, filtro de óleo e filtro de ar R$ 90,00
4 Troca da bateria e sensor de temperatura (aquele que fica embaixo da bobina) R$ 171,00
5 Troca das velas e respectivos cabos, limpeza da tbi R$ 350,00, neste dia aproveitei e troquei a correia dentada e o esticador mais R$ 100,00
LeoBF
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 09 2009f Janeiro 2009 05:48:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoBF »

jjjmarx


Cara, meu carro está exatamente do mesmo jeito que o seu, com os mesmos problemas, já fiz boa parte dos serviços que vc descreveu, só não troquei os cabos de vela e as velas pq faz pouco mais de 10 mil Km que foi feito...

E ae cara, conseguiu resolver o problema ou ainda está "apanhando" do carro como eu???

Espero retorno..

Abraço !
Leonardo de Brito Ferreira.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”