Relê para desligar bomba de combustível quando estiver no GN

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AlexFMorais
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Relê para desligar bomba de combustível quando estiver no GN

Mensagem por AlexFMorais »

E ae galera blz ?
Frequentemente ligo o carro na gasolina, sei que a recomendação é de manter 1/4 de gasolina, mas aparenta que há aquecimento do refil, ainda mais se fizer viagens, de +- 50km ida e + 50km volta (100km) ou pegar transito, lógico que não é sempre, mas prefiro ter 1/4 de gasolina e ligar com frequencia, e mater a bomba intacta, do que 1/4 e mante-la ligada !!!

Então, fiz várias pesquisas e não encontrei informação alguma de como desligar a bomba de combustível quando estiver no GNV, como encontrei muitas coisas interessante aqui no site, agora disponibilizo uma informação/ experiência. Ná dúvida não proceda, deixe perguntas no forum ou procure alguem que conheça o procedimento, não sou técnico na área, simplesmente um pouco de conhecimento e bastante atenção !!

Material:

A) um relê auxiliar 5 pinos, referente as amperagem utilizei aquele que indica os pinos de 10a e outro de 40.
B) Terminais para serem encaixados nos pinos do relê, e capinhas para os mesmos.
C) fita isolane.
D) + - dois metros de fios acredito que um metro é suficiente, não recordo.


procedimento.

no relê há um desenho de uma bobina, indicando que vc deverá ligar um fio (-) e (+) não tem probema de inversão, a bobina só funciona quando recebe corrente.

o fio da chave comutadora, é um fio que recebe corrente quando ativa o GNV, tente procurar qual é o fio, provavelmente é o azul, use o multimetro, posição de 20v, na dúvida pesquise pelo manual, então ao encontrar, desemcape dois fios, azul e preto, não muito sem rompe-lo, e o negativo também, depois pegue um pedaço de um par de fios, emende uma ponta no negativo e outra no positivo, do tamanho para deixar o relê onde preferir.

Proucure pelo fio da bomba que recebe corrente pós chave, deverá ser rompido para emendar outro par de fios em cada ponta até alcançar o relê.


no relê:

Pinos 85 e 86, são ligados os fios da chave comutadora.

Prinos 30 e 87a, serão ligados os fios da bomba de combustível, sempre ficará um pino sem usar no relê

Quando acionar o GNV, verifique se a bomba está ativa, aproxime-se da bomba, pois normalmente escuta-se um zunido, para saber como é o zunido ligue na gasolina e aproxime-se dela com o ouvido, depois passe para o GNV e tente perceber. Quando estiver no GNV, ela deve ficar silenciosa.

Fácil e práico !!!

Onde colocaram o sitema de gas, os caras queriam cobrar R$ 60,00, até pedi para colocar, mas quando coloquei o bloqueador o rapaz acabou desfazendo, no entanto, eu mesmo precisei desfazer o trampo dele pois nem precisava de relê. o pior, tb paguei, #!#! Mas percebi depois de um tempo, aí nem adiantava reclamar !!!


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