[DÚVIDA] - RESPIRO DE OLEO. POSSO COLOCAR FILTROS EXTRAS?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
guilherme.rainier
:: Millennium ::
Mensagens: 163
Registrado em: Sexta-feira 23 2008f Maio 2008 02:10:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - RESPIRO DE OLEO. POSSO COLOCAR FILTROS EXTRAS?

Mensagem por guilherme.rainier »

iae! galera estou com uma duvida meio besta mais quero saber se essa mangueira pode ser desligada e qual a função dela.


no respiro do oleo que é essa entrada mais grossa onde esta o "X" eu coloquei um filtro de respiro.

e essa mangueira mais fina (onde esta a seta vermelha), qual a função dela? ela pode ser eliminada.

a mangueira esta toooda suja por dentro, dando uma impressao que so leva sujeira pro coletor de admissão.

o que eu fasso coloco outro filtro ai de forma inversa ou elimino toda a entrada?
Imagem


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

guilherme.rainier escreveu:iae! galera estou com uma duvida meio besta mais quero saber se essa mangueira pode ser desligada e qual a função dela.


no respiro do oleo que é essa entrada mais grossa onde esta o "X" eu coloquei um filtro de respiro.

e essa mangueira mais fina (onde esta a seta vermelha), qual a função dela? ela pode ser eliminada.

a mangueira esta toooda suja por dentro, dando uma impressao que so leva sujeira pro coletor de admissão.

o que eu fasso coloco outro filtro ai de forma inversa ou elimino toda a entrada?
Imagem
Olá guilherme.rainier.
Essa mangueira com o X é a mangueira secundaria do respiro do motor e a com a seta é a primaria.
Quando a borboleta esta fechada ou semi aberta, os gases do motor passam por ela e assim que a borboleta vai se abrindo passa pela secundária devido a maior sucção.

O filtro desses gases fica sob a tampa do comando de válvulas. Vai lá em matéris técnicas que tem um tutorial de como limpar.

Muitos fecham uma delas, no caso a primaria e colocam filtro externo na mangueira secundária, mas, tem que verificar o filtro interno da tampa por um periodo.

Se esta tudo sujo ai é bom limpar/lavar geral até a TBI.

OBS: quando a entrada desses gases pela mangueira primária esiver com entupimento na TBI, da esses problemas, ai só desmontando tudo ai.

Deixando uma dessas mangueiras expirando os gases para fora é fundamental, com filtro claro.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


guilherme.rainier
:: Millennium ::
Mensagens: 163
Registrado em: Sexta-feira 23 2008f Maio 2008 02:10:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilherme.rainier »

alcineu escreveu:
guilherme.rainier escreveu:iae! galera estou com uma duvida meio besta mais quero saber se essa mangueira pode ser desligada e qual a função dela.


no respiro do oleo que é essa entrada mais grossa onde esta o "X" eu coloquei um filtro de respiro.

e essa mangueira mais fina (onde esta a seta vermelha), qual a função dela? ela pode ser eliminada.

a mangueira esta toooda suja por dentro, dando uma impressao que so leva sujeira pro coletor de admissão.

o que eu fasso coloco outro filtro ai de forma inversa ou elimino toda a entrada?
Imagem
Olá guilherme.rainier.
Essa mangueira com o X é a mangueira secundaria do respiro do motor e a com a seta é a primaria.
Quando a borboleta esta fechada ou semi aberta, os gases do motor passam por ela e assim que a borboleta vai se abrindo passa pela secundária devido a maior sucção.

O filtro desses gases fica sob a tampa do comando de válvulas. Vai lá em matéris técnicas que tem um tutorial de como limpar.

Muitos fecham uma delas, no caso a primaria e colocam filtro externo na mangueira secundária, mas, tem que verificar o filtro interno da tampa por um periodo.

Se esta tudo sujo ai é bom limpar/lavar geral até a TBI.

OBS: quando a entrada desses gases pela mangueira primária esiver com entupimento na TBI, da esses problemas, ai só desmontando tudo ai.

Deixando uma dessas mangueiras expirando os gases para fora é fundamental, com filtro claro.
ok! entao a mangueira secundaria foi vetada e colocado um filtro de respiro normal....

e a mangueira mais fina fiquei na duvida de vetala porque dentro da mangueira estava muito suja......


ou seja a mangueira Primaria nao deve ser vetada! certo?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

uma dica, eu retifiquei meu motor pra montar o turbo, depois disso nao sai uma gotinha de oleo ali....as galerias estao todas zeradas nao cria pressao no carter
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

SemControle escreveu:uma dica, eu retifiquei meu motor pra montar o turbo, depois disso nao sai uma gotinha de oleo ali....as galerias estao todas zeradas nao cria pressao no carter
SemControle explique melhor isso ai sobre as galerias.

guilherme.rainier se colocou filtro externo na mangueira secundária, elimine/vede a primária, mas, nunca se esqueça checar o filtro sob a tampa do comando de válvulas a cada periodo de km.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao o motor foi feito por completo, cabecote e a parte de baixo, foi tudo pra retifica feito banho quimico, testes de trincas, todas askelas coisas basicas de retifica, ai com os tratamentos as galerias de oleo estao novinhas sem borras, mesmo com pressao do turbo nao ta cospindo oleo algum ali no respiro do meu motor, e eu sei pq dexei aberto e de frente com um cotovelo da pressurizacao, esse meu respiro solta alguma coisa se enriquece de mais a mistura, mas como anda rico, mas dentro do normal, sem afogar o carro, nao sai nada de oleo ali....
em lenta depois de aquecido, fica em torno de 1,5bar a pressao do oleo, qnd acelera ele sobe com a rotacao do motor.....

eu acho q com o tempo, e com a formacao de borra nas galerias do motor, a pressao no sistema comeca a ficar elevada e esses respiros sao um ponto de fuga
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


guilherme.rainier
:: Millennium ::
Mensagens: 163
Registrado em: Sexta-feira 23 2008f Maio 2008 02:10:10 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilherme.rainier »

ontem fiz um teste....

naquela mangueira onde eu coloquei o X foi onde eu isntalei o filtro..

na magueira primaria percebi qui nao e bom isolar, pois eu funcionei o carro e tampei com o dedo, e o carro ficou muito acelerado e jogando mais gasolina.

então concliui que so basta colocar o filtro na mangueira secundaria....





Vlw ai amigoss..


Luciano (gwl)
:: Millennium ::
Mensagens: 193
Registrado em: Terça-feira 09 2004f Março 2004 01:00:01 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Luciano (gwl) »

Falae galera,

Fui no controlar hoje e tudo ok, a não ser por uma mangueira solta e é bem essa que o amigo apontou com uma seta, alguem tem uma imagem de onde ela vai ligada, pois a principio não encontrei o lugar para encaixa-la, juntou uns 3 caras la do controlar p/ achar o lugar mas não vimos

Lembrando que meu motor é igual a esse da imagem


Valews galera
"Hoje em dia vejo as coisas com mais clareza"................ Xenon 8000k

Tapetes personalizados!!!
Luciano Silva


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Deixe no projeto original . O meio ambiente agradeçe menos um gás altamente poluidor sendo JOGADO na atmosfera....No entanto , se está "sujando a borboleta" em demasia , é um claro sinal de que o motor está precisando de reforma. Na maioria dos casos a troca dos retentores de válvulas e aneis de seguimento resolve o problema da"pressão alta no carter"....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”