Bom, lendo os tutoriais e dicas que encontro pelo site do Corsa Clube, li a respeito da limpeza do atuador de marcha lenta, que por sua vez quando limpo, proporciona maior economia de combustível.
O fato é que nesse último domingo (16.08.2009), realizei a limpeza desse sensor no meu Corsa (1.0/MPFI/1997), pois nunca tinha limpado antes. Posso dizer que estava realmente muito sujo, preto de óleo que vem do respiro de óleo do motor. Limpei com calma, usando estopa seca e depois limpei o local onde ele vai encaixado.
O problema que eu não esperava foi que após a limpeza o funcionamento do carro esta completamente desregulado. Ele sequer segura a lenta, se apaga direto, e o pior, não pega sem que eu acelere, coisa que sei que não se deve fazer em carros com injeção eletrônica.
Quem puder me ajudar, aceito sugestões, pois antes o carro tinha o funcionamento perfeito, era bater a chave que pegava, e nunca teve oscilações na marcha lenta, o que consequentemente eu relaciono esses problemas com a limpeza desse sensor.
LIMPESA DO ATUADOR DE MARCHA LENTA
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Olá L u i z.
Faça assim, retire o motor de passo, deixe ele de lado, peça a alguem para ligar a ignição sem dar a partida, senão vai ser a maior zueira, veja se o embolo do motor de passo se retrai para dentro ou para fora.
Geralmente se nota um ruido do motor de passo ao ligar a ignição sem dar a partida no motor, tanto ao ligar assim e ao desligar, cheque este primeiro. Se sim o motor esta bom, funcionando.
Pelo que voce citou sobre o estado do corpo da borboleta, eu aconselharia a tirara-lo e limpar tudo, pois, deve estar uma zorra ai de borra por dentro.
Para a limpeza perfeita da válvula, deve-se deixa-la de babeça para baixo imersa em gasolina até o meio por algum tempo para amolecer os residuos e depois coloque um pouco nela de cabeça para baixo e vá vendo se não sai mais nada, volte para a posição contrariaa para sair o resto de gasolina.
Veja se melhora.
Como citei: ao ligar a ignição sem virar o motor, tem que ouvir o ruido dela.
OBS: não force ou gire o embolo da válvula.
Faça assim, retire o motor de passo, deixe ele de lado, peça a alguem para ligar a ignição sem dar a partida, senão vai ser a maior zueira, veja se o embolo do motor de passo se retrai para dentro ou para fora.
Geralmente se nota um ruido do motor de passo ao ligar a ignição sem dar a partida no motor, tanto ao ligar assim e ao desligar, cheque este primeiro. Se sim o motor esta bom, funcionando.
Pelo que voce citou sobre o estado do corpo da borboleta, eu aconselharia a tirara-lo e limpar tudo, pois, deve estar uma zorra ai de borra por dentro.
Para a limpeza perfeita da válvula, deve-se deixa-la de babeça para baixo imersa em gasolina até o meio por algum tempo para amolecer os residuos e depois coloque um pouco nela de cabeça para baixo e vá vendo se não sai mais nada, volte para a posição contrariaa para sair o resto de gasolina.
Veja se melhora.
Como citei: ao ligar a ignição sem virar o motor, tem que ouvir o ruido dela.
OBS: não force ou gire o embolo da válvula.
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Valeu pela dica Alcineu.
Só para constar ainda não tive tempo de mexer no carro de novo, mas o interessante é que ele apresentou uma melhora no controle de aceleração sem precisar fazer nada.
Será possível que ele corrija a marcha lenta sozinho?
Bom, qualquer novidade aviso aqui.
Só para constar ainda não tive tempo de mexer no carro de novo, mas o interessante é que ele apresentou uma melhora no controle de aceleração sem precisar fazer nada.
Será possível que ele corrija a marcha lenta sozinho?
Bom, qualquer novidade aviso aqui.
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tem muitas coisas numa injecao eletronica q sao auto adaptativas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Olá Luiz!
Por coincidencia eu tbm limpei o meu atuador de marcha lenta no sábado dia 15/08/09. O fato é que o carro teve os mesmos sintomas...não podia parar de acelerar que o corsa afogava, totalmente desregulado, até engasgando estava.
O problema foi resolvido andando mesmo, o engasgado foi passando, e o afogamento também.. o corsa chegou até a ficar acelerado mas andando se passou.
Creio que no seu caso também não precise fazer nada.
Por coincidencia eu tbm limpei o meu atuador de marcha lenta no sábado dia 15/08/09. O fato é que o carro teve os mesmos sintomas...não podia parar de acelerar que o corsa afogava, totalmente desregulado, até engasgando estava.
O problema foi resolvido andando mesmo, o engasgado foi passando, e o afogamento também.. o corsa chegou até a ficar acelerado mas andando se passou.
Creio que no seu caso também não precise fazer nada.
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É isso aí Nando, hoje, passados 5 dias da limpeza, o carro parece que normalizou.
Acho que o sistema de injeção esta corrigindo pequenas diferenças, já que como relatei acima, o sensor estava realmente muito sujo (pretão e com uma borra grossa de óleo), e ao limpar, de uma hora para outra pode ter surgido diferença na leitura da injeção.
O bom é que parece que esta voltando ao normal.
Valeu!
Acho que o sistema de injeção esta corrigindo pequenas diferenças, já que como relatei acima, o sensor estava realmente muito sujo (pretão e com uma borra grossa de óleo), e ao limpar, de uma hora para outra pode ter surgido diferença na leitura da injeção.
O bom é que parece que esta voltando ao normal.
Valeu!
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