[DÚVIDA] - Qual o melhor? Motor VHC ou MFPI?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Thiago Petrucelli
:: Moderador ::
Mensagens: 813
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 11:39:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Thiago Petrucelli »

Todo carro flex é mais "gastão" em relação ao seu similar a gasolina ou a alcool. Um motor feito pra trabalhar com dois combustiveis tem que ter as caracteristicas dos dois motores, por isso ele não consegue um total aproveitamento de cada combustivel e consequentemente não consegue um consumo legal.
Minha irmã tinha um Corsa Wind 00/01 1.0 8v MPFI e hoje ela tem um Classic VHC Flex 07/08 e a diferença de desempenho entre eles é brutal. Fato é que o cambio do Classic é curto, mas eu prefiro. Carro 1.0 é urbano, não precisa de cambio longo. Eu colocaria um cambio de Classic/Celta na minha Wagon tranquilo. Só deixaria a 5ª que na estrada sim é legal ter uma marcha mais longa pro giro não fica lá em cima.

E outra, tens que ver erro do velocimetro. Corsa antigo é cabo, menos preciso, o Celta já é digital, por pulsos elétricos, bem mais preciso. O Corsa dela eu passava cravado na lombada eletronica a 40 e apontava 28, 29... A 130 eu não tinha passado nem de 110 ainda hehehe...

Abraço!
P e t r u c e l l i
Avatar do usuário
ALEXBH16V
:: Champ ::
Mensagens: 516
Registrado em: Segunda-feira 10 2009f Agosto 2009 05:27:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEXBH16V »

Acho que a pergunta nao seria bem esta, porque o motor VHC é M.P.F.I.

O M.P.F.I. refere-se a injeção do carro, não temos como comparar VHC (Very High Compression) e M.P.F.I. (Multipoint Fuel Injection).

Acredito que voce se refere aos motores mais "antigos" comparando-os com os mais "novos", é isso???

EFI x MPFI.

Bom, na minha opiniao, os motores mais novos sao mais economicos e tem um desempenho melhor.

É isso ae cara...

Boa sorte na busca...

Abraço[/quote]

Ui gostei n sabia o q significava não !!

ACHO QUE A PERGUNTA NAO TEM NADA A VER
SENDO QUE VHC É MOTOR E MPFI/EFI É SISTEMA DE INJEÇÃO
ALIÁS HOJE TODOS OS MOTORES VHC SÃO MPFI
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a base é a mesma entre todos, mudam poucas coisas

a questao dessas pequenas mudancas fisicas muda a cavalaria do motor

mudancas mais visiveis ficam por conta da passagem do EFI para MPFI (sistema de injecao e admissao)

de MPFI para VHC o sistema de injecao nao muda, mas internamente houve uma mudanca significativa, onde o motor passa a ter taxa de compressao elevada
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
EDINEI CAETANO
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Sábado 25 2009f Julho 2009 09:41:24 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDINEI CAETANO »

[quote="pegasus265"]Vou comprar corsa sedan, quero saber qual o melhor motor, e o mais economico?[/quote]boa noite meu amigo,mas respondendo sua pergunta:se vc quer um motor mais nervosinho vai de vhc só q vc escuta um pouco do ronco dele dentro do carro devido a alta taxa de compressão ele é forte em subidas e retas ,agora se vc quer um motor mais manso e naõ escutar quase nada de barulho do motor dentro do carro de mpfi ,só para lembrar os vhc vieram de 2002 pra frente,eu tenho um classic vhc 2005 a gasolina e é pau pra toda obra.
AdelmoAG
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 11 2010f Maio 2010 09:20:26 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AdelmoAG »

[quote="Gabriel SW"]Os 1.0 MPFI são todos de 60 cv, Já os VHC monocombustível tem 70 cv. Os VHC Flex tem 72 cv e os VHC-E tem 78 cv.

Os MPFI são motores com taxa de compressão normal, por volta dos 9,5:1 já os VHC tem taxa por volta dos 12,0:1.

Se vc anda de forma calma, privilegiando o consumo, vá de MPFI. Se gosta de andar mais forte, vá de VHC.

abrass![/quote]

Concordo com essa teoria, pois já tive um MPFI e sei que ándando em pé baixo ele fazia 11km/l na cidade olha que tenho pé pesado, já tive 4 relatos de conhecidos que tem corsa VHC dizendo a mesma coisa anda bem mas bebe, em torno de 9 a 10 km/l na cidade.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao se eleva potencia sem elevar o consumo

e pra mim qnt mais taxa colocam pra rodar na gasolina menos potencia tem, é so ver o uso do sensor de detonacao q tem la pra ir tirando ponto com a pre detonacao
jamais vai se queimar gasolina em 12,6:1 com ponto la pra cima sem pre detonar
quer melhorar? vai de podium
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Paulo Elson
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 07 2011f Janeiro 2011 02:51:31 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Paulo Elson »

Suicidal escreveu:mta gente vai me xingar aqui...

é logico q o VHC é um motor mair moderno e bla bla bla...so q por se tratar de um motor q tem torque somente em alta rotaçao, o cambio é mto curto...pra qm viaja muito parece q vc ta esguelando o carro...é CENSURADO...pra qm anda mais na cidade é melhor...o carro fica mais "esperto"..

fikei uns dois anos com um corsa hatch...nao lembro o ano...era os primeiros MPFI...d boa...o carro encostava 180km/h...e qdo andava d boa, na gasolina, fazia 16km/l...

depois peguei um celta VHC flex...pensei q o carro por ser mais leve ia ser mais economico e andar mais...puro engano...quase nao chegava nos 170km/h e qdo andava so na gasolina custava pra chegar nos 15km/l...
Meu Corsa Sedan Super 1.6 MPFI, ar + direção + travas, viajando com 4 passageiros + bagagens, ar ligado durante toda a viagem, fez 16km/L.
Carro fortíssimo e pouco rodado, apenas 20.000km.
espanhol8787
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 18 2016f Novembro 2016 09:24:13 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por espanhol8787 »

So colocando na pista pra saber, tet a ter, o meu mesmo e um mpfi 1.6 automático, considero ele um foguetao.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”