[DÚVIDA] Borra branca na tampa do óleo - crítico ou não ?

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Lucas/RS
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[DÚVIDA] Borra branca na tampa do óleo - crítico ou não ?

Mensagem por Lucas/RS »

Buenas !!

De 1 mês pra cá (desde que esfriou pra valer aqui no RS), reparei que se formou uma borra branca na região da tampa do óleo e tampa de válvulas. É óleo misturado com algumas gotículas de água.
Alguns amigos já tiveram isso com outros carros, e acharam que deve ser a condensação de umidade nas paredes internas do bloco de alumínio. Inclusive consideram isso normal no nosso clima frio. Acho que é o mais provável, mas não estou 100% convencido.
Condições do meu motor atualmente:
- óleo Shell Helix HX5 15W50 SL, trocado há 2 meses;
- filtro de óleo AC/Delco, trocado junto com o óleo;
- filtro de ar Fram, trocado há 2 meses;
- gasolina aditivada BR Supra, abastecida no mesmo posto de sempre, que é certificado pelo "De olho no combustível";
- sem vazamentos externos aparentes de água ou óleo em qualquer parte do motor;
- sem baixar água do reservatório de arrefecimento;
- sem qualquer falha gravada na memória;
- sem falhas no funcionamento do motor;
- Só a borra branca mesmo.

obs: antes deste óleo, sempre utilizei o Mobil Super HP 20W50 SM, e não houve formação desta borra.

Alguém aí já passou por isso ? Sabem o que pode ser ?
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
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rogdigue
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Mensagem por rogdigue »

O meu corsa tb tem a mesma borra na tampa de colocar o óleo. Só que isso com 160 mil km e no alcool. Tb já acompanhei se a água baixa e a resposta foi não. Olhando o óleo usado bem de perto, pois sou eu quem troco, tb não identifiquei vestígios de água. Já retirei a tampa de válvulas e a tampa do cárter e não verifiquei nenhuma borra mais substancial, nada sólido, só óleo mesmo.

Mistééééério.

Rogério.


jankefarias
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Mensagem por jankefarias »

O meu também tem a tal borra, e abri a tampa do oleo de um escort e pasmem a mesma borra.


Lucas/RS
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Mensagem por Lucas/RS »

Pois bem...

Agora que os dias não estão mais tão frios, o problema praticamente sumiu !!!
Isso só reforça aquela tese de que era umidade condensada nas paredes do bloco.

De qualquer maneira, vou ficar de olho por mais algum tempo.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


Gabriel SW
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Mensagem por Gabriel SW »

Lucas

Não sei ai em Estrela, mas aqui em Farroupilha tá um frio do cão ainda!!!!

O problema devia ser umidade condensada apenas!

abrass!
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


ljandrade
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Mensagem por ljandrade »

Fala galera!

Olha o Lucas/RS citou uma questão interessante, água.. sim, é certo conter no nosso álcool, quaisquer sobras, condensarão e dae vai parar no óleo, ou até mesmo o alcool não queimado por um motivo qualquer, geralmente é ponto.

Outra questão é umidade presente no ar, como estou vendo que a maioria é do Sul, posso estar enganado, mas vale revisar os suspiros, mangueiras e conferir se não tem como estar havendo uma passagem dessa umidade para dentro do motor.

Também podemos observar a própria tampa, quem sabe não está deixando passar umidade?
flw.

[]´s
Léo Andrade


adryan
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Mensagem por adryan »

isso ai , essa borra branca parece leite condensado... 'e agua... condensa'cao... aqui no sul 'e CENSURADO... o meu as vezes aparece geralmente no inverno.... e olha que moro em porto alegre...


abra'co e boa sorte


ELIESER
:: Wind ::
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Mensagem por ELIESER »

[quote="Lucas/RS"]Pois bem...

Agora que os dias não estão mais tão frios, o problema praticamente sumiu !!!
Isso só reforça aquela tese de que era umidade condensada nas paredes do bloco.

De qualquer maneira, vou ficar de olho por mais algum tempo.[/quote]
ae ...lucas provavelmente e so umidade se como vc disse nao baixa agua pode ser do frio ,quando morava em erechim rs era a mesma coisa por causa do frio esse ano nao aconteceu
att.
Elieser


L u i z
:: Super ::
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Mensagem por L u i z »

Para constar, o meu Corsa também apresenta a mesma "borra" branca. Com certeza, no meu caso, se trata da condensação de particulas de água, pois só ocorre no inverno e se forma normalmente quando se para o carro com motor quente e após o resfriamento do motor. É como se ele estivesse suado por dentro mesmo, e principalmente porque o vapor sobe, ou seja, com o motor quente, o óleo desse e goticulas minusculas de água contidas em restos de particulas de combustível ou do próprio óleo evaporam e sobem para parte de cima do motor, alojando-se próximo ao bucal de entrada de óleo ou até mesmo internamente na tampa do comando de válvulas. É certo que esse resultado não causa transtornos e com o frio intenso aqui do sul acredito que deva ser natural ocorrer em qualquer carro.


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