Para medir o consumo recomendo o seguinte:
1. Complete o tanque até a bomba desarmar;
2. Zere o odômetro (kilometragem);
3. Ande a vontade (dê preferência ande bastante). Aí pode escolher se vai fazer o teste com circuito só de cidade ou estrada, com ar ou sem ar ou misto;
4. Complete o tanque até a bomba desarmar (novamente) e registre quantos litros entraram no tanque; e
5. Leia a kilometragem andada desde a última vez que completou o tanque e divida pelos litros que entraram (item 4).
O meu Corsa Premium 1.4 Econoflex faz 6,5 a 7,5 andando a pampa e guiando no sapatinho (trocando marchas com 1500 RPM e tentando conduzir no torque máximo 2800 RPM ma quinta marcha) fiz 7,8 km/litro.
Consumo Corsa Hatch 1.4 Premium Econo.Flex
- rafael.rgarcia
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Ouvi dizer que não é aconselhável andar a menos que 2 mil rpm pq força a caixa de marchas, e que o ideal é andar sempre entre 2mil e 3mil.
Tenho registrado todas as médias desde quando comprei, se quiser dar uma comparada, ele está com 5.111 km rodados: http://canalhas4ever.ueuo.com/consumo/
Tenho registrado todas as médias desde quando comprei, se quiser dar uma comparada, ele está com 5.111 km rodados: http://canalhas4ever.ueuo.com/consumo/
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- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Sempre troco as marchas quando chega em 3000 RPM. Estico um pouco somente quando precisa ultrapassar ou coisa parecida, mas não é frequente. Abasteço sempre em posto Shell. Em relação à média, o nosso amigo lefrerib disse tudo.Skorpions escreveu:Caramba, estou vendo que a média do pessol aqui com o Corsa 1.4 Econo.Flex gira em torno de 8 a 8,5 km/l e com o meu no começo está fazendo uns 6,5 a 7 km/l. Será que tem algo de errado com meu carro?
Como vcs andam para pegar essa média? Vcs andam com o carro até 3000 RPM em cada marcha?
Eu troco as marchas sempre que chega a 3000 ou 3500 RPM, não sei se estou fazendo certo?
Vcs usam posto de bandeira, pq aqui na minha cidade costumo abastecer num posto da Texaco perto?
Outra dúvida: como eu faço a média mais precisa, será que estou fazendo a média errado. Eu faço a média assim: eu encho o tanque todo, o tanque tem 44 litros do corsa, mas sempre encho o tanque qdo o ponteiro chega em 1/4 do tanque antes de chegar na reserva, aí dá 41 litros na bomba do posto. Eu costumo andar uns 265 a 270 km com este tanque. Aí eu divido o 270 por 41 que dá 6,60 km/l.
Estou fazendo a média errado?
Abraço!
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[quote="lefrerib"]Para medir o consumo recomendo o seguinte:
1. Complete o tanque até a bomba desarmar;
2. Zere o odômetro (kilometragem);
3. Ande a vontade (dê preferência ande bastante). Aí pode escolher se vai fazer o teste com circuito só de cidade ou estrada, com ar ou sem ar ou misto;
4. Complete o tanque até a bomba desarmar (novamente) e registre quantos litros entraram no tanque; e
5. Leia a kilometragem andada desde a última vez que completou o tanque e divida pelos litros que entraram (item 4).
O meu Corsa Premium 1.4 Econoflex faz 6,5 a 7,5 andando a pampa e guiando no sapatinho (trocando marchas com 1500 RPM e tentando conduzir no torque máximo 2800 RPM ma quinta marcha) fiz 7,8 km/litro.[/quote]
Amigo lefrerib e qual a diferença entre encher o tanque no automático, ou seja, quando a bomba desarmar e encher o tanque todo, depois que a bomba desarma ainda continuar completando?
No começo eu sempre enchia no automático, a bomba desarmava e eu parava de abastecer, mas na última vez eu pedi pro frentista encher tudo e quando a bomba desarmou deu 35 litros, aí ele continuou completando e encheu o tanque até onde deu e foi para 41 litros na bomba.
Eu li no manual do Corsa que lá fala para abastecer até quando a bomba desarmar pela primeira vez.
Mas enchendo todo o tanque não é melhor?
1. Complete o tanque até a bomba desarmar;
2. Zere o odômetro (kilometragem);
3. Ande a vontade (dê preferência ande bastante). Aí pode escolher se vai fazer o teste com circuito só de cidade ou estrada, com ar ou sem ar ou misto;
4. Complete o tanque até a bomba desarmar (novamente) e registre quantos litros entraram no tanque; e
5. Leia a kilometragem andada desde a última vez que completou o tanque e divida pelos litros que entraram (item 4).
O meu Corsa Premium 1.4 Econoflex faz 6,5 a 7,5 andando a pampa e guiando no sapatinho (trocando marchas com 1500 RPM e tentando conduzir no torque máximo 2800 RPM ma quinta marcha) fiz 7,8 km/litro.[/quote]
Amigo lefrerib e qual a diferença entre encher o tanque no automático, ou seja, quando a bomba desarmar e encher o tanque todo, depois que a bomba desarma ainda continuar completando?
No começo eu sempre enchia no automático, a bomba desarmava e eu parava de abastecer, mas na última vez eu pedi pro frentista encher tudo e quando a bomba desarmou deu 35 litros, aí ele continuou completando e encheu o tanque até onde deu e foi para 41 litros na bomba.
Eu li no manual do Corsa que lá fala para abastecer até quando a bomba desarmar pela primeira vez.
Mas enchendo todo o tanque não é melhor?
Skorpions
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Meu Sedan 1.4 está com 46000Km de estrada e a média histórica é de 10.2Km/l (90%cidade e 10%estrada), sempre com o ar ligado.
Abraços.
Abraços.
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Ontem conversei com meu irmão que tem um Astra e ele me disse que meu corsa por ser 1.4 e estar fazendo 7,0 km/l na cidade, ele acha que o carro tá bebendo muito.
Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.
Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?
Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.
Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?
Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?
Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749
Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.
Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?
Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.
Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?
Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?
Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.
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Skorpions
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- Contato:
essa historia de como andar para reduzir o consumo é uma coisa muito complicada...pelo menos para mim.
Eu tenho um Hatch 1.4 ano 08 ele é um carro para a cidade, uma vez dirigia ele sempre trocando as marchas em 3000RPM ou 2500RPM e nao notei diferença no consumo, eu so uso gasolina nele e ele sempre fez 7 km/L. hj ja ando um poco mais "solto" e o consumo continua o mesmo...
Mas agora notei uma diferença BEM grande pq parei de encher o tanque e agora to colocando sempre 50 reais quando chega na reserva (para acabar com os cheques..heauheuhae) e por exemplo abasteci a duas semanas atras e ele fez cerca de 160 quilometros com 20 litros( 50 reais de gasolina) ja semana passada abasteci ele novamente com 50 reais e ele nao fez 110...Lembrando que com os dois tanques eu andei do mesmo geito "solto".
Ae vem aquela grande pergunta "Mas como assim?" iae mas como assim?
se alguem conseguir me explicar eu ficaria extremamente grato pq as vezes o consumo do corsinha é de espantar agente...heauheaheahuea...mas ainda assim nao troco por nada..!!!
abraçonesss a todos!!
Eu tenho um Hatch 1.4 ano 08 ele é um carro para a cidade, uma vez dirigia ele sempre trocando as marchas em 3000RPM ou 2500RPM e nao notei diferença no consumo, eu so uso gasolina nele e ele sempre fez 7 km/L. hj ja ando um poco mais "solto" e o consumo continua o mesmo...
Mas agora notei uma diferença BEM grande pq parei de encher o tanque e agora to colocando sempre 50 reais quando chega na reserva (para acabar com os cheques..heauheuhae) e por exemplo abasteci a duas semanas atras e ele fez cerca de 160 quilometros com 20 litros( 50 reais de gasolina) ja semana passada abasteci ele novamente com 50 reais e ele nao fez 110...Lembrando que com os dois tanques eu andei do mesmo geito "solto".
Ae vem aquela grande pergunta "Mas como assim?" iae mas como assim?
se alguem conseguir me explicar eu ficaria extremamente grato pq as vezes o consumo do corsinha é de espantar agente...heauheaheahuea...mas ainda assim nao troco por nada..!!!
abraçonesss a todos!!
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- Registrado em: Sexta-feira 31 2009f Julho 2009 10:42:05 PM
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essa historia de como andar para reduzir o consumo é uma coisa muito complicada...pelo menos para mim.
Eu tenho um Hatch 1.4 ano 08 ele é um carro para a cidade, uma vez dirigia ele sempre trocando as marchas em 3000RPM ou 2500RPM e nao notei diferença no consumo, eu so uso gasolina nele e ele sempre fez 7 km/L. hj ja ando um poco mais "solto" e o consumo continua o mesmo...
Mas agora notei uma diferença BEM grande pq parei de encher o tanque e agora to colocando sempre 50 reais quando chega na reserva (para acabar com os cheques..heauheuhae) e por exemplo abasteci a duas semanas atras e ele fez cerca de 160 quilometros com 20 litros( 50 reais de gasolina) ja semana passada abasteci ele novamente com 50 reais e ele nao fez 110...Lembrando que com os dois tanques eu andei do mesmo geito "solto".
Ae vem aquela grande pergunta "Mas como assim?" iae mas como assim?
se alguem conseguir me explicar eu ficaria extremamente grato pq as vezes o consumo do corsinha é de espantar agente...heauheaheahuea...mas ainda assim nao troco por nada..!!!
abraçonesss a todos!!
Eu tenho um Hatch 1.4 ano 08 ele é um carro para a cidade, uma vez dirigia ele sempre trocando as marchas em 3000RPM ou 2500RPM e nao notei diferença no consumo, eu so uso gasolina nele e ele sempre fez 7 km/L. hj ja ando um poco mais "solto" e o consumo continua o mesmo...
Mas agora notei uma diferença BEM grande pq parei de encher o tanque e agora to colocando sempre 50 reais quando chega na reserva (para acabar com os cheques..heauheuhae) e por exemplo abasteci a duas semanas atras e ele fez cerca de 160 quilometros com 20 litros( 50 reais de gasolina) ja semana passada abasteci ele novamente com 50 reais e ele nao fez 110...Lembrando que com os dois tanques eu andei do mesmo geito "solto".
Ae vem aquela grande pergunta "Mas como assim?" iae mas como assim?
se alguem conseguir me explicar eu ficaria extremamente grato pq as vezes o consumo do corsinha é de espantar agente...heauheaheahuea...mas ainda assim nao troco por nada..!!!
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- Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 02:08:32 PM
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[quote="Skorpions"]Ontem conversei com meu irmão que tem um Astra e ele me disse que meu corsa por ser 1.4 e estar fazendo 7,0 km/l na cidade, ele acha que o carro tá bebendo muito.
Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.
Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?
Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.
Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?
Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?
Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749[/quote]
Ja vi testes em que manter uma marcha mais alta é mais economico, nao sei se isso é ruim para o motor a longo prazo. Mas se eu fosse voce nao encanaria muito com isso, é só andar normal, se voce nao sair cantando pneu nos farois, a diferenca de antar sempre aos 3000rpm, 2000, é pouca no final. Acho que o seu problema não é modo de dirigir, como seu consumo em estrada ta normal, e em cidade um pouco abaixo, talvez o problema seja o percurso mesmo. Percursos com muita subida, muito anda-para no transito, muitos farois, trajetos curtos, tudo isso da diferença no consumo final. Talvez seja algum problema no carro tb, tem gente que sentiu melhoras no consumo depois da primeira troca de oleo. Ah, na troca coloque o 5w30 para evitar dores de cabeça. Boa sorte.
Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.
Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?
Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.
Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?
Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?
Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749[/quote]
Ja vi testes em que manter uma marcha mais alta é mais economico, nao sei se isso é ruim para o motor a longo prazo. Mas se eu fosse voce nao encanaria muito com isso, é só andar normal, se voce nao sair cantando pneu nos farois, a diferenca de antar sempre aos 3000rpm, 2000, é pouca no final. Acho que o seu problema não é modo de dirigir, como seu consumo em estrada ta normal, e em cidade um pouco abaixo, talvez o problema seja o percurso mesmo. Percursos com muita subida, muito anda-para no transito, muitos farois, trajetos curtos, tudo isso da diferença no consumo final. Talvez seja algum problema no carro tb, tem gente que sentiu melhoras no consumo depois da primeira troca de oleo. Ah, na troca coloque o 5w30 para evitar dores de cabeça. Boa sorte.
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- Ano de fabricação: N/I
[quote="Robert72"][quote="Skorpions"]Ontem conversei com meu irmão que tem um Astra e ele me disse que meu corsa por ser 1.4 e estar fazendo 7,0 km/l na cidade, ele acha que o carro tá bebendo muito.
Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.
Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?
Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.
Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?
Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?
Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749[/quote]
Ja vi testes em que manter uma marcha mais alta é mais economico, nao sei se isso é ruim para o motor a longo prazo. Mas se eu fosse voce nao encanaria muito com isso, é só andar normal, se voce nao sair cantando pneu nos farois, a diferenca de antar sempre aos 3000rpm, 2000, é pouca no final. Acho que o seu problema não é modo de dirigir, como seu consumo em estrada ta normal, e em cidade um pouco abaixo, talvez o problema seja o percurso mesmo. Percursos com muita subida, muito anda-para no transito, muitos farois, trajetos curtos, tudo isso da diferença no consumo final. Talvez seja algum problema no carro tb, tem gente que sentiu melhoras no consumo depois da primeira troca de oleo. Ah, na troca coloque o 5w30 para evitar dores de cabeça. Boa sorte.[/quote]
Robert acredito que o problema do meu consumo na cidade seja o trajeto mesmo. Vejam só:
Eu pego trajetos de no máximo 6 km da minha casa no curso e mais 6 pra voltar do curso até a casa, subida, lombada, fárois e anda-e-para do trânsito.
A última medição que fiz com o álcool melhorou um pouco, fez 7,20 km/L.
Com gasolina V-Power da Shell coloquei 19 litros e andei 152,10 Km e fez 8 km/L na cidade.
Um mecânico da Chevrolet me disse que o consumo de 7 a 7,5 está bom para minha cidade levando em consideração que nao faço percursos mistos (cidade e estrada) e fico apenas na cidade.
Vamos ver se com a troca de óleo e filtro de óleo nos 5.000 km vai ter uma melhora no consumo. Estou com 2600 Km agora.
Mas se for um problema no carro o que devo ver para melhorar o consumo?
Uma dúvida: o que seria andar normal no trânsito? Andar a 60 km/h em 4ª marcha na cidade é andar normal ou é pisar?
Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.
Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?
Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.
Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?
Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?
Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm
http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749[/quote]
Ja vi testes em que manter uma marcha mais alta é mais economico, nao sei se isso é ruim para o motor a longo prazo. Mas se eu fosse voce nao encanaria muito com isso, é só andar normal, se voce nao sair cantando pneu nos farois, a diferenca de antar sempre aos 3000rpm, 2000, é pouca no final. Acho que o seu problema não é modo de dirigir, como seu consumo em estrada ta normal, e em cidade um pouco abaixo, talvez o problema seja o percurso mesmo. Percursos com muita subida, muito anda-para no transito, muitos farois, trajetos curtos, tudo isso da diferença no consumo final. Talvez seja algum problema no carro tb, tem gente que sentiu melhoras no consumo depois da primeira troca de oleo. Ah, na troca coloque o 5w30 para evitar dores de cabeça. Boa sorte.[/quote]
Robert acredito que o problema do meu consumo na cidade seja o trajeto mesmo. Vejam só:
Eu pego trajetos de no máximo 6 km da minha casa no curso e mais 6 pra voltar do curso até a casa, subida, lombada, fárois e anda-e-para do trânsito.
A última medição que fiz com o álcool melhorou um pouco, fez 7,20 km/L.
Com gasolina V-Power da Shell coloquei 19 litros e andei 152,10 Km e fez 8 km/L na cidade.
Um mecânico da Chevrolet me disse que o consumo de 7 a 7,5 está bom para minha cidade levando em consideração que nao faço percursos mistos (cidade e estrada) e fico apenas na cidade.
Vamos ver se com a troca de óleo e filtro de óleo nos 5.000 km vai ter uma melhora no consumo. Estou com 2600 Km agora.
Mas se for um problema no carro o que devo ver para melhorar o consumo?
Uma dúvida: o que seria andar normal no trânsito? Andar a 60 km/h em 4ª marcha na cidade é andar normal ou é pisar?
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