Consumo Corsa Hatch 1.4 Premium Econo.Flex

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Trancado
Skorpions
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2009f Agosto 2009 11:03:24 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Skorpions »

Ontem conversei com meu irmão que tem um Astra e ele me disse que meu corsa por ser 1.4 e estar fazendo 7,0 km/l na cidade, ele acha que o carro tá bebendo muito.

Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.

Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?

Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.

Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?

Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?

Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm

http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749
Skorpions
Bruno Rauch
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Sexta-feira 31 2009f Julho 2009 10:42:05 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Bruno Rauch »

essa historia de como andar para reduzir o consumo é uma coisa muito complicada...pelo menos para mim.

Eu tenho um Hatch 1.4 ano 08 ele é um carro para a cidade, uma vez dirigia ele sempre trocando as marchas em 3000RPM ou 2500RPM e nao notei diferença no consumo, eu so uso gasolina nele e ele sempre fez 7 km/L. hj ja ando um poco mais "solto" e o consumo continua o mesmo...


Mas agora notei uma diferença BEM grande pq parei de encher o tanque e agora to colocando sempre 50 reais quando chega na reserva (para acabar com os cheques..heauheuhae) e por exemplo abasteci a duas semanas atras e ele fez cerca de 160 quilometros com 20 litros( 50 reais de gasolina) ja semana passada abasteci ele novamente com 50 reais e ele nao fez 110...Lembrando que com os dois tanques eu andei do mesmo geito "solto".


Ae vem aquela grande pergunta "Mas como assim?" iae mas como assim?

se alguem conseguir me explicar eu ficaria extremamente grato pq as vezes o consumo do corsinha é de espantar agente...heauheaheahuea...mas ainda assim nao troco por nada..!!!


abraçonesss a todos!!
Bruno Rauch
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Sexta-feira 31 2009f Julho 2009 10:42:05 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Bruno Rauch »

essa historia de como andar para reduzir o consumo é uma coisa muito complicada...pelo menos para mim.

Eu tenho um Hatch 1.4 ano 08 ele é um carro para a cidade, uma vez dirigia ele sempre trocando as marchas em 3000RPM ou 2500RPM e nao notei diferença no consumo, eu so uso gasolina nele e ele sempre fez 7 km/L. hj ja ando um poco mais "solto" e o consumo continua o mesmo...


Mas agora notei uma diferença BEM grande pq parei de encher o tanque e agora to colocando sempre 50 reais quando chega na reserva (para acabar com os cheques..heauheuhae) e por exemplo abasteci a duas semanas atras e ele fez cerca de 160 quilometros com 20 litros( 50 reais de gasolina) ja semana passada abasteci ele novamente com 50 reais e ele nao fez 110...Lembrando que com os dois tanques eu andei do mesmo geito "solto".


Ae vem aquela grande pergunta "Mas como assim?" iae mas como assim?

se alguem conseguir me explicar eu ficaria extremamente grato pq as vezes o consumo do corsinha é de espantar agente...heauheaheahuea...mas ainda assim nao troco por nada..!!!


abraçonesss a todos!!
Robert72
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 02:08:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Robert72 »

[quote="Skorpions"]Ontem conversei com meu irmão que tem um Astra e ele me disse que meu corsa por ser 1.4 e estar fazendo 7,0 km/l na cidade, ele acha que o carro tá bebendo muito.

Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.

Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?

Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.

Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?

Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?

Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm

http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749[/quote]

Ja vi testes em que manter uma marcha mais alta é mais economico, nao sei se isso é ruim para o motor a longo prazo. Mas se eu fosse voce nao encanaria muito com isso, é só andar normal, se voce nao sair cantando pneu nos farois, a diferenca de antar sempre aos 3000rpm, 2000, é pouca no final. Acho que o seu problema não é modo de dirigir, como seu consumo em estrada ta normal, e em cidade um pouco abaixo, talvez o problema seja o percurso mesmo. Percursos com muita subida, muito anda-para no transito, muitos farois, trajetos curtos, tudo isso da diferença no consumo final. Talvez seja algum problema no carro tb, tem gente que sentiu melhoras no consumo depois da primeira troca de oleo. Ah, na troca coloque o 5w30 para evitar dores de cabeça. Boa sorte.
Skorpions
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2009f Agosto 2009 11:03:24 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Skorpions »

[quote="Robert72"][quote="Skorpions"]Ontem conversei com meu irmão que tem um Astra e ele me disse que meu corsa por ser 1.4 e estar fazendo 7,0 km/l na cidade, ele acha que o carro tá bebendo muito.

Meu irmão me disse para trocar as marchas até 3.000 RPM, quanto a isso eu sempre fiz desde o começo. A diferença é que ele me disse para andar numa marcha sempre até 3.000 RPM e se o ponteiro cair para 2.000 RPM, ele disse que é para reduzir a marcha e tentar manter sempre em 3.000 RPM.

Minha dúvida é a seguinte: manter em 2 marcha a 3.000 RPM não consome mais do que ficar em 3 marcha a 2000 ou 2500 RPM?

Aqui na minha cidade eu pego muito trajeto de subidas longas, pois moro numa parte baixa da cidade e quando vou para meu curso e casa da namorada e trabalho sempre pego subidas.

Será que não é por usar muito trechos de subida que estou fazendo essa média de 7 km/l?

Alguém pode me dar uma ajuda de como dirigir em subidas para ter melhor economia de combustível?

Achei esse link na net dizendo umas dicas de como economizar combustível. Essas dicas ajudam mesmo? Queria uma opinião dos amigos, se puderem me ajudar.

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br ... nomia4.htm

http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpa ... d=12421749[/quote]

Ja vi testes em que manter uma marcha mais alta é mais economico, nao sei se isso é ruim para o motor a longo prazo. Mas se eu fosse voce nao encanaria muito com isso, é só andar normal, se voce nao sair cantando pneu nos farois, a diferenca de antar sempre aos 3000rpm, 2000, é pouca no final. Acho que o seu problema não é modo de dirigir, como seu consumo em estrada ta normal, e em cidade um pouco abaixo, talvez o problema seja o percurso mesmo. Percursos com muita subida, muito anda-para no transito, muitos farois, trajetos curtos, tudo isso da diferença no consumo final. Talvez seja algum problema no carro tb, tem gente que sentiu melhoras no consumo depois da primeira troca de oleo. Ah, na troca coloque o 5w30 para evitar dores de cabeça. Boa sorte.[/quote]

Robert acredito que o problema do meu consumo na cidade seja o trajeto mesmo. Vejam só:

Eu pego trajetos de no máximo 6 km da minha casa no curso e mais 6 pra voltar do curso até a casa, subida, lombada, fárois e anda-e-para do trânsito.

A última medição que fiz com o álcool melhorou um pouco, fez 7,20 km/L.

Com gasolina V-Power da Shell coloquei 19 litros e andei 152,10 Km e fez 8 km/L na cidade.

Um mecânico da Chevrolet me disse que o consumo de 7 a 7,5 está bom para minha cidade levando em consideração que nao faço percursos mistos (cidade e estrada) e fico apenas na cidade.

Vamos ver se com a troca de óleo e filtro de óleo nos 5.000 km vai ter uma melhora no consumo. Estou com 2600 Km agora.

Mas se for um problema no carro o que devo ver para melhorar o consumo?

Uma dúvida: o que seria andar normal no trânsito? Andar a 60 km/h em 4ª marcha na cidade é andar normal ou é pisar?
Skorpions
Robert72
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 02:08:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Robert72 »

Andar normal pra mim é não forçar o carro mas também não andar que nem tiozinho. Aos 60km eu ando em 4a marcha mesmo, só mudo pra 5a aos 70, como informa o manual. Só para voce ver, eu vejo outros forums de carro também pois sempre tem informações úteis. Num outro forum sobre o Palio (que vem com computador de bordo), o consumo na arrancada marcava 4km/l e em 5a marcha ja estava em 10km/l. É claro que no Corsa talvez tenha alguma variação, mas da pra perceber que em marchas mais baixas se gasta muito mais, por isso o anda e para no transito consome bastante, assim como arrancadas muito fortes. O meu faz 8km/h, mas no meu percurso em Sao Paulo, principalmente de manhã, consigo manter uns 70km/h por um tempo. A noite não tem jeito e é mais transito mesmo, mas a média considero normal. Com gasolina só coloquei uma vez, fez 11km/l, por enquanto ainda vale mais a pena o alcool. A sua média de 7,2 até que nao ta ruim, como seu mecanico disso. Consumo é
Robert72
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 02:08:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Robert72 »

[quote="Robert72"]Andar normal pra mim é não forçar o carro mas também não andar que nem tiozinho. Aos 60km eu ando em 4a marcha mesmo, só mudo pra 5a aos 70, como informa o manual. Só para voce ver, eu vejo outros forums de carro também pois sempre tem informações úteis. Num outro forum sobre o Palio (que vem com computador de bordo), o consumo na arrancada marcava 4km/l e em 5a marcha ja estava em 10km/l. É claro que no Corsa talvez tenha alguma variação, mas da pra perceber que em marchas mais baixas se gasta muito mais, por isso o anda e para no transito consome bastante, assim como arrancadas muito fortes. O meu faz 8km/h, mas no meu percurso em Sao Paulo, principalmente de manhã, consigo manter uns 70km/h por um tempo. A noite não tem jeito e é mais transito mesmo, mas a média considero normal. Com gasolina só coloquei uma vez, fez 11km/l, por enquanto ainda vale mais a pena o alcool. A sua média de 7,2 até que nao ta ruim, como seu mecanico disso. Consumo é[/quote]
Cliquei sem querer em enviar. Concluindo, o consumo é muito variável, depende de muitos fatores, mas como seu carro ainda está na garantia, se depois da troca de oleo vocé achar que nao ta bom, leve no mecanico para darem uma outra olhada.
Skorpions
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2009f Agosto 2009 11:03:24 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Skorpions »

[quote="Robert72"][quote="Robert72"]Andar normal pra mim é não forçar o carro mas também não andar que nem tiozinho. Aos 60km eu ando em 4a marcha mesmo, só mudo pra 5a aos 70, como informa o manual. Só para voce ver, eu vejo outros forums de carro também pois sempre tem informações úteis. Num outro forum sobre o Palio (que vem com computador de bordo), o consumo na arrancada marcava 4km/l e em 5a marcha ja estava em 10km/l. É claro que no Corsa talvez tenha alguma variação, mas da pra perceber que em marchas mais baixas se gasta muito mais, por isso o anda e para no transito consome bastante, assim como arrancadas muito fortes. O meu faz 8km/h, mas no meu percurso em Sao Paulo, principalmente de manhã, consigo manter uns 70km/h por um tempo. A noite não tem jeito e é mais transito mesmo, mas a média considero normal. Com gasolina só coloquei uma vez, fez 11km/l, por enquanto ainda vale mais a pena o alcool. A sua média de 7,2 até que nao ta ruim, como seu mecanico disso. Consumo é[/quote]
Cliquei sem querer em enviar. Concluindo, o consumo é muito variável, depende de muitos fatores, mas como seu carro ainda está na garantia, se depois da troca de oleo vocé achar que nao ta bom, leve no mecanico para darem uma outra olhada.[/quote]

Robert parece que o consumo do meu corsa melhorou depois que troquei de posto. Antes eu tava colocando o álcool da Texaco, quando vi que tava saindo água do escapamento mudei de posto. Fiz o teste com o álcool da Shell, abateci meio tanque 20 litros e andei 154 Km e fez 7,70 Km/l. Dava pra fazer tranquilo uns 8 Km/l mas já estava na reserva e fiquei com receio de acabar o combustivel no meio da rua.
Eu abasteci meio tanque com a gasolina V-Power da Shell mas com a gasolina fez 8,2 Km/l e não tá compensando com relação ao álcool.

Uma coisa que eu notei com o consumo do álcool foi o seguinte: se eu encho o tanque todo, o carro fica mais pesado e acaba fazendo de 7 a 7,5 km/L, mas se coloco meio tanque ele faz de 7,7 a 8 Km/L tranquilo.

Vc já andou com o seu carro na reserva até o painel do combustível piscar?

Eu nunca cheguei a deixar o painel do combustivel piscar, quando chega na reserva eu tenho andado mais uns 10 Km e vou pro posto abastecer, será que quando chega na reserva quando a luz do painel acende dá pra andar pelo menos uns 20 Km a mais com o tanque na reserva?
Skorpions
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

Rodei 1500km com o meu só, 0km.

Fez entre 8,2 só na cidade dando aquela amaciada bem feita (modo soviético desamarrador de motor) e 9 na estrada a 140km/h.

Usando alcool.
Robert72
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 02:08:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Robert72 »

[quote="Skorpions"]
Robert parece que o consumo do meu corsa melhorou depois que troquei de posto. Antes eu tava colocando o álcool da Texaco, quando vi que tava saindo água do escapamento mudei de posto. Fiz o teste com o álcool da Shell, abateci meio tanque 20 litros e andei 154 Km e fez 7,70 Km/l. Dava pra fazer tranquilo uns 8 Km/l mas já estava na reserva e fiquei com receio de acabar o combustivel no meio da rua.
Eu abasteci meio tanque com a gasolina V-Power da Shell mas com a gasolina fez 8,2 Km/l e não tá compensando com relação ao álcool.

Uma coisa que eu notei com o consumo do álcool foi o seguinte: se eu encho o tanque todo, o carro fica mais pesado e acaba fazendo de 7 a 7,5 km/L, mas se coloco meio tanque ele faz de 7,7 a 8 Km/L tranquilo.

Vc já andou com o seu carro na reserva até o painel do combustível piscar?

Eu nunca cheguei a deixar o painel do combustivel piscar, quando chega na reserva eu tenho andado mais uns 10 Km e vou pro posto abastecer, será que quando chega na reserva quando a luz do painel acende dá pra andar pelo menos uns 20 Km a mais com o tanque na reserva?[/quote]

Olha, eu ja andei ate a luz do combustivel piscar, mas foram poucas vezes que aconteceu, eu normalmente abasteço antes porque parece que depois do meio tanque o ponteiro desce mais rápido. Quando me entregaram o carro o painel tava piscando que nem louco tambem, fui correndo abastecer, hehe. Eu nao sei se anda 20km com o tanque na reserva, dizem que a reserva sao 5 litros, se fizer a media daria 35km, mas eu nao arriscaria. O que voce disse sobre o carro mais pesado tem lógica mesmo, mas eu sempre enchi o tanque, estou acostumado assim.
Dizem que o consumo nos carros zeros melhora um pouco com o passar do tempo, talves o seu melhore mais um pouco.
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”