Valvula Termostatica

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
tonete
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 30 2009f Maio 2009 06:03:02 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tonete »

Olha eu nunca percebi a ventoinha do meu corsa entrar em funcionando e também nunca ví o ponteiro da temperatura passar de 90.
Tenho ele há 4 meses.

Viajo 50km todos os dias e acho estranho a temperatura não subir.
Quase não ando na cidade, mas quando ando o ponteiro quase chega no 90 mas não liga ventuinha, a não ser que seja tão silenciosa que eu nao perceba.

Pode ser problema no sensor de temperatura? Meu consumo não está bom.

Abraços!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

tonete escreveu:Olha eu nunca percebi a ventoinha do meu corsa entrar em funcionando e também nunca ví o ponteiro da temperatura passar de 90.
Tenho ele há 4 meses.

Viajo 50km todos os dias e acho estranho a temperatura não subir.
Quase não ando na cidade, mas quando ando o ponteiro quase chega no 90 mas não liga ventuinha, a não ser que seja tão silenciosa que eu nao perceba.

Pode ser problema no sensor de temperatura? Meu consumo não está bom.

Abraços!
prezado não confie neste marcador de temperatura do painel, pois, ele não marca o real. A água do motor do Corsa chega a 100°C e arma o eletroventilador.
Checa melhor isso ia. Já notou no transito lento como fica a marcação no painel?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


tonete
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 30 2009f Maio 2009 06:03:02 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tonete »

alcineu

Quase não pego trânsito, pois atualmente trabalho em uma cidade pequena e moro em uma cidade menor.

Logo que comprei o carro fui para Curitiba e o ponteiro naquele trânsito intenso passou pouco coisa de 90 graus

Eu achei que era o mesmo sensor e que no painel eu teria a temperatura real, pois meu corsa está com o consumo muito alto e acho o carro muito fraco, aí pensei que poderia ser o sensor de temperatura também como você já deu várias dicas aqui no fórum.


Abraços!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

tonete, já que a temperatura indicada não chega a 95°C, que , é o normal a todos os marcadores de temperatura, mas, sempre frizando, não confiem nesta marcação, pois, não real, pode até ser que a válvula termostática esteja travada aberta.

Mas diga, quando pega transito lento lento, como o citado em Curutiba, o eletroventilador do radiador não arma em momento nehum?
Se não arma, tome cuidado!

O que pode estar acontecendo: sensor de temperatura da água do motor bichado, informando baixa tempertaura da água para a ECU e consequentemenet a mistura esta rica.

Nesse caso, é como o motor estar funcionando sempre frio, que, por sua vez, faz o consumo aumetar. Ja que na fase fria o motor trabalha com mistura rica até atingir o ponto ótimo de temperatura de trabalho.
Já notou se tem cheiro de combustivel na saida da descarga?
Veja este link
http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=71


E outra, a válvula termostática estra travada aberta.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


kelson85
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Abril 2009 12:20:52 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kelson85 »

Junta queimada e levei ao mecânico. Após reparos, aparentemente tudo normal. Foram feitos serviços no cabeçote, limpeza da TBI, bicos injetores, trocadas a bomba d'água e a válvula termostática que estavam estragadas, mangueiras, rolamento do tensor, correia dentada, óleo + filtro de óleo, filtro de combustível, e colocado aditivo para radiador.
O motor está funcionando mais suave (menos barulhento) e tenho observado que a temperatura oscila entre 92°c~96°c, com os eletroventiladores (radiador + AC) entrando em baixa a uns 94°c e em alta a uns 96°c.
Acho somente estranho o ventilador do AC sempre entrar primeiro, mesmo com o ar desligado, além de reparar que o sentido em que desloca o ar ambiente ser para fora, ou seja, contra o vento (similar a um exaustor). De qualquer maneira, vou levá-lo numa casa especializada pra checar o sistema de refrigeração.
Abs.
Enjoying...
Corsa Sedan GLS 1.6 MPFI 1995/96


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

kelson85 escreveu:Junta queimada e levei ao mecânico. Após reparos, aparentemente tudo normal. Foram feitos serviços no cabeçote, limpeza da TBI, bicos injetores, trocadas a bomba d'água e a válvula termostática que estavam estragadas, mangueiras, rolamento do tensor, correia dentada, óleo + filtro de óleo, filtro de combustível, e colocado aditivo para radiador.
O motor está funcionando mais suave (menos barulhento) e tenho observado que a temperatura oscila entre 92°c~96°c, com os eletroventiladores (radiador + AC) entrando em baixa a uns 94°c e em alta a uns 96°c.
Acho somente estranho o ventilador do AC sempre entrar primeiro, mesmo com o ar desligado, além de reparar que o sentido em que desloca o ar ambiente ser para fora, ou seja, contra o vento (similar a um exaustor). De qualquer maneira, vou levá-lo numa casa especializada pra checar o sistema de refrigeração.
Abs.
hummm, entao tem que ver o sensor de temperatura do ar condicionado. Ele manda informacao para a ECU e dai arma o rele dele, ok? So nao sei te dizer onde fica. Quanto a o sentido de rotacao dele esta esquisito mesmo.
Positivo levar la para checarem.

Alguem ai tem uma dica?????
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


ValterJr
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 01 2009f Setembro 2009 10:44:03 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ValterJr »

alcineu escreveu:
kelson85 escreveu:Junta queimada e levei ao mecânico. Após reparos, aparentemente tudo normal. Foram feitos serviços no cabeçote, limpeza da TBI, bicos injetores, trocadas a bomba d'água e a válvula termostática que estavam estragadas, mangueiras, rolamento do tensor, correia dentada, óleo + filtro de óleo, filtro de combustível, e colocado aditivo para radiador.
O motor está funcionando mais suave (menos barulhento) e tenho observado que a temperatura oscila entre 92°c~96°c, com os eletroventiladores (radiador + AC) entrando em baixa a uns 94°c e em alta a uns 96°c.
Acho somente estranho o ventilador do AC sempre entrar primeiro, mesmo com o ar desligado, além de reparar que o sentido em que desloca o ar ambiente ser para fora, ou seja, contra o vento (similar a um exaustor). De qualquer maneira, vou levá-lo numa casa especializada pra checar o sistema de refrigeração.
Abs.
hummm, entao tem que ver o sensor de temperatura do ar condicionado. Ele manda informacao para a ECU e dai arma o rele dele, ok? So nao sei te dizer onde fica. Quanto a o sentido de rotacao dele esta esquisito mesmo.
Positivo levar la para checarem.

Alguem ai tem uma dica?????
A rotação da Hélice do AC é empurrando o ar em direção do motor (atravessando as colméias) verifique se não foi invertido os fios de ligação do eletroventilador.

Agora moro no NE e a temperatura média daqui é perto de 30° e minha válvula termostática deu pro brejo e tirei ela, funciono sem ela, voces acham que pode causar algum dano?? pelo que li aí em cima deve tá bebendo um pouco mais.... tá fazendo 13/14 km com um metro de gás... sem o AC

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”