Valvula Termostatica

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
mcf_marcelo
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 03:49:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Valvula Termostatica

Mensagem por mcf_marcelo »

Boa Noite Caros Colegas

Tenho uma duvida, em minutos qt tempo demora para a valvula termostatica acionar pela primeira vez a ventuinha pois acho que a minha ja era.

nestes dias de frio que esta fazendo , verifiquei que meu carro demora exatos 19 minutos para abrir a valvula e ecionar a ventuinha sera que esta correto , alguem pode me ajudar


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

mcf_marcelo escreveu:Boa Noite Caros Colegas

Tenho uma duvida, em minutos qt tempo demora para a valvula termostatica acionar pela primeira vez a ventuinha pois acho que a minha ja era.

nestes dias de frio que esta fazendo , verifiquei que meu carro demora exatos 19 minutos para abrir a valvula e ecionar a ventuinha sera que esta correto , alguem pode me ajudar
De uma checada neste link abaixo...

Procedimento para diagnosticar válvulatermostática travada

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53251
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


kelson85
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Abril 2009 12:20:52 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kelson85 »

É colegas, nem tive tempo de usar o procedimento de diagnóstico para achar a(s) causa(s) do meu recente problema de aquecimento... Peguei um engarrafamento infernal aqui em Ssa ontem, e o carro já sabem, esquentou feito o diabo. :redhotevil:
Para o meu azar (!) as ventoinhas do radiador e do ar não entraram e o ponteiro foi parar lá nos 100. :shock:
Parei, desliguei, esperei mas não teve jeito, a água do reservatório baixa a todo momento, o motor ficou fraco e sai aquela fumaça branquinha junto com água pelo escapamento, ou seja: JUNTA QUEIMADA.
Amanhã vou levá-lo para fazer os reparos (retifica do cabeçote), e trocar de uma vez a ilustre Válvula termostática e o sensor de temperatura.
Fica o aviso de cuidado!!! Principalmente com o bolso, hehe
Enjoying...
Corsa Sedan GLS 1.6 MPFI 1995/96


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Poste ai o resultado para saber-mos o resultado. Naturalmente a válvula travou e o sensor de temperatura da agua para a injeção deu pau.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


mcf_marcelo
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 03:49:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mcf_marcelo »

Boa Noite

Troquei a valvula e parece que voltou ao normal, mas notem que demora 20 minutos para acionar a ventuinha nao sei se e normal esse tempo mas parece tudo OK


tonete
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 30 2009f Maio 2009 06:03:02 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tonete »

Olha eu nunca percebi a ventoinha do meu corsa entrar em funcionando e também nunca ví o ponteiro da temperatura passar de 90.
Tenho ele há 4 meses.

Viajo 50km todos os dias e acho estranho a temperatura não subir.
Quase não ando na cidade, mas quando ando o ponteiro quase chega no 90 mas não liga ventuinha, a não ser que seja tão silenciosa que eu nao perceba.

Pode ser problema no sensor de temperatura? Meu consumo não está bom.

Abraços!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

tonete escreveu:Olha eu nunca percebi a ventoinha do meu corsa entrar em funcionando e também nunca ví o ponteiro da temperatura passar de 90.
Tenho ele há 4 meses.

Viajo 50km todos os dias e acho estranho a temperatura não subir.
Quase não ando na cidade, mas quando ando o ponteiro quase chega no 90 mas não liga ventuinha, a não ser que seja tão silenciosa que eu nao perceba.

Pode ser problema no sensor de temperatura? Meu consumo não está bom.

Abraços!
prezado não confie neste marcador de temperatura do painel, pois, ele não marca o real. A água do motor do Corsa chega a 100°C e arma o eletroventilador.
Checa melhor isso ia. Já notou no transito lento como fica a marcação no painel?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


tonete
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sábado 30 2009f Maio 2009 06:03:02 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tonete »

alcineu

Quase não pego trânsito, pois atualmente trabalho em uma cidade pequena e moro em uma cidade menor.

Logo que comprei o carro fui para Curitiba e o ponteiro naquele trânsito intenso passou pouco coisa de 90 graus

Eu achei que era o mesmo sensor e que no painel eu teria a temperatura real, pois meu corsa está com o consumo muito alto e acho o carro muito fraco, aí pensei que poderia ser o sensor de temperatura também como você já deu várias dicas aqui no fórum.


Abraços!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

tonete, já que a temperatura indicada não chega a 95°C, que , é o normal a todos os marcadores de temperatura, mas, sempre frizando, não confiem nesta marcação, pois, não real, pode até ser que a válvula termostática esteja travada aberta.

Mas diga, quando pega transito lento lento, como o citado em Curutiba, o eletroventilador do radiador não arma em momento nehum?
Se não arma, tome cuidado!

O que pode estar acontecendo: sensor de temperatura da água do motor bichado, informando baixa tempertaura da água para a ECU e consequentemenet a mistura esta rica.

Nesse caso, é como o motor estar funcionando sempre frio, que, por sua vez, faz o consumo aumetar. Ja que na fase fria o motor trabalha com mistura rica até atingir o ponto ótimo de temperatura de trabalho.
Já notou se tem cheiro de combustivel na saida da descarga?
Veja este link
http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=71


E outra, a válvula termostática estra travada aberta.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


kelson85
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 21 2009f Abril 2009 12:20:52 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kelson85 »

Junta queimada e levei ao mecânico. Após reparos, aparentemente tudo normal. Foram feitos serviços no cabeçote, limpeza da TBI, bicos injetores, trocadas a bomba d'água e a válvula termostática que estavam estragadas, mangueiras, rolamento do tensor, correia dentada, óleo + filtro de óleo, filtro de combustível, e colocado aditivo para radiador.
O motor está funcionando mais suave (menos barulhento) e tenho observado que a temperatura oscila entre 92°c~96°c, com os eletroventiladores (radiador + AC) entrando em baixa a uns 94°c e em alta a uns 96°c.
Acho somente estranho o ventilador do AC sempre entrar primeiro, mesmo com o ar desligado, além de reparar que o sentido em que desloca o ar ambiente ser para fora, ou seja, contra o vento (similar a um exaustor). De qualquer maneira, vou levá-lo numa casa especializada pra checar o sistema de refrigeração.
Abs.
Enjoying...
Corsa Sedan GLS 1.6 MPFI 1995/96


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”