superchanger vs turbo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
leandrivis
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Segunda-feira 22 2009f Junho 2009 09:50:50 PM
Localização: São Pedro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

superchanger vs turbo

Mensagem por leandrivis »

ai galera tenho um corsinha hatch 1.8

queria colocar um superchanger mas nao conheço muito sobre.

queria saber quais o beneficio de superchanger e do turbo

em relação a tudo custo e beneficio

e qualidade e durabilidade e economia


leandrivis
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Segunda-feira 22 2009f Junho 2009 09:50:50 PM
Localização: São Pedro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandrivis »



Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

bom, ate onde sei, o supercharger ja da força pro motor desde o primeiro giro.
o turbo da força pro motor a partir dos 3000~3500giros.
acho q no classificados tem alguem vendendo o kit supercharger.
ve la
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o funcionamento em si parece
o turbo depende do dimensionamento pra determinar a faixa de atuacao, suporta pressoes maiores
o charge tem tamanho determinado, com pressao limitada bem antes do turbo, atua conforme a rotacao do motor, desde poucos giros até a faixa de corte mesmo

por praticidade e conhecimento o turbo tem suas vantagens
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Geralmente quem começa procurando pela instalação de um compressor está procurando uma preparação mais em conta, porem os custos são praticamentes os mesmos e no turbo voce tem muitas vantagens. O texto abaixo eu já havia respondido em outro tópico que perguntaram sobre isso, só não me lembro se foi nesse forum...

O principio do dois é o mesmo; comprimir ar para o motor aumentando sua massa e com possibilidade de queimar mais combustivel mais potencia é gerada. Mas temos algumas diferenças importantes:

1º - de onde vem a energia necessaria para acionar o compressor? No caso do blower do proprio motor e é aí que está o principal problema; essa energia (mecanica) foi gerada pelo próprio motor que sofreu esforço para isso e queimou combustivel para isso. portanto o principal ponto de desvantagem dos compressores mecanicos (seja blower (lóbulos), lycomings (fusos), superchargers (centrifugos, palhetas ou pistões) é a energia que eles gastam. por exemplo o motor do fiesta 1.0 com blower. tem 95 cv (norma brasileira) porem geram na verdade entre 107 e 114 cv. a diferença é usada pelo blower para ser acionado. ou seja consumo de 110 cv, desgaste de 110 cv e somente 95 indo para o cambio. 15cv perdidos pela correia para o compressor. no caso do turbo isso não ocorre pois ele utiliza a pressão residual da queima que seria absorvida através dos anteparos do escapamento (perdas de carga) para movimentar a turbina que por sua vez movimenta o compressor. portanto energia gratuita sendo reaproveitada na forma de carga de ar para o motor.

2º problema; desequilibrio de pressões. no caso de adaptações a relação entre pressão de admissão e pressão de escape para turbo se mantem próximo ao do motor original facilitando a adaptação, pois a sua rotação de potencia maxima se manterá proximo do motor original (com o uso de conjuntos corretamente diemencionados) alem de o comando também não necessitar de modificações na maioria dos casos (exceto motores de competição e alguns outros muito limitados). no caso do blower vai haver um tremendo desequilibrio (mais pressão na admissão e não no escape) o que poderia ser até vantagem pois com isso se conseguiria aumento brutal de rpms. porem tem que haver modificações de comando, molas de valvulas, escapamento dimensionado, ampliação da faixa de rpms para o modulo de injeção gerenciar (nem sempre possivel mesmo com remapeamento), ou seja é mais complexo.

3º - o posicionamento do blower : é problemático visto que terá que ter uma ligação mecanica entre blower e motor enquanto que no caso do turbo basta um coletor com desenho adequado e ele pode ser colocado até junto ao cambio (como na Ferrari F-40)... nem tudo são desvantagens mas o assunto é bem complexo para uma simples descrição, de maneira geral o turbo leva vantagem pois o rendimento termico do motor é bem superior assim como o consumo especifico também é menor (gasta menos combustivel para uma mesma potencia) portanto cada vez é mais comum e viavel a sua aplicação.

Espero que esta explicação seja suficiente pra uma escolha.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”