batendo tucho

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PICCINATTO
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batendo tucho

Mensagem por PICCINATTO »

Ola;
Um mecanico me disse que o motor de meu 1.0 8V (120mil Km) esta batendo tucho.
Ja vi pelo forum o que é isso.
O mecanico fez uma limpeza no motor (descarbonizacao), mas ainda assim ta batendo.
Ele disse que tem que trocar os tuchos, comando (aquele eixo ne...) e uns suportes, pois as peças se desgastaram por atrito (falta de subir o oleo...)
Bom, eu ja estou com esse barulho se nao me engano ha uns 40 ou 50 mil, rs. Sera que tem algum problema se eu continuar sem mexer. Tipo se eu tomar mais cuidado pra nao juntar borra e tal. Ou sera que se eu nao mexer o problema vai ser danoso ao conjunto do motor?

Estou com a embreagem ja pesada e patinando dependendo da forma como se arrancar o carro, entao ja aproveitaria e faria tudo, mas se puder economizar somente trocando a embreagem pra mim no momento faz diferença.
Aguardo a colaboração de algum colega. Grato
Helio.
Corsa sedan super 98/99 1.0 8v (120000km) gasolina.
rogdigue
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Mensagem por rogdigue »

Que óleo vc usa? Se for 20W50 ou 20W40, tenta colocar um 15W40, troca tb o filtro, talvez melhore por ser mais fino. E fica de olho na gasolina pra escolher um posto de confiança e diminuir a chance de pegar combustível adulterado, oq contamina o óleo rapidamente.

Agora, cuidado com essa descarbonização que alguns mecânicos costumam fazer, pois não passa de uma limpeza na tampa de válvulas e no cárter, oq não descarboniza nada. Descarbonização de verdade, tem que desmontar o motor inteiro, peça por peça, lavar tudo com solvente, depois que estiver brilhando remontar. Se não vc acaba trocando um jogo de tuchos e o problema pode não estar neles e sim no caminho por onde passa o óleo até os tuchos.

Rogério.
PICCINATTO
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Mensagem por PICCINATTO »

Olá rogdigue, obrigado pela pronta colaboração.
Eu verifiquei abrindo a tampa superior do motor, onde se coloca o oleo, e lá em cima ainda esta com aquela aparencia de crostas de oleo endurecido, mas em todo o caso ele falou que colocou um produto quimico e fez duas trocas de oleo e filtro para retirar todos residuos e disse que saiu um petroleo de dentro do motor.
Realmente o barulho deu uma suavizada, mas ainda fica constante e ninguem que queira olhar o carro tipo pra comprar vai passar desapercebido por isso.
Foi colocado o 20W50. Acho que vou andar com ele uns mil km e fazer a troca de novo de oleo e filtro e colocar um bardal tambem, dai vou acompanhar e qqer coisa vou morrer com esta troca mesmo.
Valeu.
MachDown
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Mensagem por MachDown »

O problema é colocar um óleo muito viscoso, pois assim ele irá circular menos pelo motor, irá demorar pra encher os tuchos, etc.
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rogdigue
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Mensagem por rogdigue »

Sempre suspeito quando a pessoa fala que mandou fazer descarbonização. É preciso olhar um cabeçote ou um bloco desmontado, pra perceber que é impossível limpar o motor por dentro sem lavá-lo por completo. Havia um tópico sobre descarbonização completa aqui no fórum, mas houve uma pane numa época aí e aquele tópico se perdeu.

Mas enfim, escolhe um óleo bom, e coloca só ele dentro do motor, esses aditivos aí não vão te ajudar em nada.

E não precisa ser óleo caro, tem óleo da Petrobras por aí que custa 14 reais e é muito bom.

Rogério.
MachDown
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Mensagem por MachDown »

mecânico deve ter usado car80 e falou que descarbonizou.... :roll:
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

muito cuidado com essa troca de viscosidade do oleo, sao 2 pontos a considerar
oleo fino passa por galerias parcialmente entupidas, porem oleo fino cai a pressao no sistema e pode complicar a subida do oleo
oleo grosso mais dificil ainda passar pelas galerias parcialmente entupidas, porem a pressao no sistema fica elevada

descarbonizacao, tem q desmontar tudo....

se vc ta com problema de carga nos tuchos é melhor abrir e ver enquanto é tempo, nessa situacao é facil desgastar comando ou até quebra-lo
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jnr corsinha
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Mensagem por jnr corsinha »

os barulho é uns etralinhos que parece que veem de dentro do motor poi o meu sempre que esta em aceleração começa uns tectectectec to usando helix 20w50 sera que devo usar um outro e qual tipo devo usar ? o meu corsa é 98 e ta com 111 mil km
ZERO.PQ
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Mensagem por ZERO.PQ »

[b] Sou novato no assunto, comprei um corsa wind 97 1.0 GNV, está com 116 mil/km, vou trocar o óleo e pretendo trocar o filtro junto.

Qual seria o melhor óleo?
E o filtro? Algum especifico?
Eu mesmo posso tirar um filtro e colocar outro?

Obrigado pessoal,
Abrçs[/b]
dudufuddellys
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Mensagem por dudufuddellys »

Essa tal de descarbonização de motor é só balela! Muitos mecânicos não recomendam esse tipo de serviço. Quer manter o motor limpo? Faça as trocas de óleos nos períodos certos, sempre faça rodízio de postos na hora de abastecer o carro.

Um excelente óleo para o Corsa 1.0 8V, é o Shell Helix HX5 15w50, eu tô usando esse óleo, o motor do carro fica mais solto e leve para rodar, e ele por ser mais fino, alcança rapidamente as partes mais altas do motor, sem contar tbm que ele limpa o catalisador tbm.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
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