Partida dificil - Corsa 1.4 Econoflex

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

RenatoSJRP escreveu:Cara...vc ainda n pos o oleo 5W30? quase vendi o carro por causa da partida nem tao a frio pq onde moro eh qente p caramba! Mas foi trocar o oleo q acabou o problema de vez e melhorou bem o consumo do carro. A GM nao qeria admitir q o motor so aceitava esse oleo mas entregou os pontos...no manual do 2009 especifica q vc so deve usar esse oleo. So q o oleo "comum" fika em 40 "real" pra trocar e o 5W30 fica em 120. Troca e fika tranquilo pq no geral o carro eh bom. Comprei o meu em 2007 assim q lancou e nao me arrependo.
Kra, no meu cheguei a essa conclusão tambem!! e com relação ao consumo, melhora mesmo!

Em Sp, tem uma loja chamada accioly, lá o óleo 5w30 AC DELCO custa em torno de 15 reais o litro, na ultima vez que troquei foi isso que paguei e ao ver é a solução pra deixar tudo 100% funcionando!
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Gabiroots escreveu:
celouco escreveu:não precisa de gasolina não o carro e feito pra andar no acool sem a nessecidade de colocar gasolina, o que deve ser e o oleo que vc colocou quando fui trocar o oleo do meu o rapaz falou que tinha que ser um oleo certo para o motor 1,4 tem que ser mais fino para poder pegar de manha procura trocar o oleo na concesionaria ja ele sabe a medida correta do oleo eu nao me lembro agora qual era vou achar a nota se achar eu posto aqui.
Amigo sem querer desmerecer seu post, mas se você ler o manual do seu carro, verá que ele não é fabricado propriamente para se trabalhar só com álcool...
Gabiroots, desculpe me intrometer, mas trabalho em ramo automotivo e já conversei com muitas pessoas que estão envolvidas em desenvolvimento de injeção eletronica e como eles dizem: TODO carro flex tem que andar com qualquer mistura de combustivel que quiser, inclusive 100% alcool ou 100% gasolina, tem que funcionar perfeitamente sem nenhum problema.

Inlcusive no meu carro sempre usei alcool puro e nunca tive nenhum problema, somente esse com óleo que ao meu ver é erro da GM, pois se esta especificado no manual que pode-se usar outros oleos e quando vcs usa não funciona, algo esta errado!

Gosto muito de meu corsa, mas sei que ele tem esse problema com óleos de viscosidade mais elevada, infelizmente! e acredito que os 1.4 possam ter este problema também...
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


Gabiroots
:: Piquet ::
Mensagens: 313
Registrado em: Terça-feira 01 2008f Abril 2008 08:33:39 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gabiroots »

Caio B. escreveu:
Gabiroots escreveu:
celouco escreveu:não precisa de gasolina não o carro e feito pra andar no acool sem a nessecidade de colocar gasolina, o que deve ser e o oleo que vc colocou quando fui trocar o oleo do meu o rapaz falou que tinha que ser um oleo certo para o motor 1,4 tem que ser mais fino para poder pegar de manha procura trocar o oleo na concesionaria ja ele sabe a medida correta do oleo eu nao me lembro agora qual era vou achar a nota se achar eu posto aqui.
Amigo sem querer desmerecer seu post, mas se você ler o manual do seu carro, verá que ele não é fabricado propriamente para se trabalhar só com álcool...
Gabiroots, desculpe me intrometer, mas trabalho em ramo automotivo e já conversei com muitas pessoas que estão envolvidas em desenvolvimento de injeção eletronica e como eles dizem: TODO carro flex tem que andar com qualquer mistura de combustivel que quiser, inclusive 100% alcool ou 100% gasolina, tem que funcionar perfeitamente sem nenhum problema.

Inlcusive no meu carro sempre usei alcool puro e nunca tive nenhum problema, somente esse com óleo que ao meu ver é erro da GM, pois se esta especificado no manual que pode-se usar outros oleos e quando vcs usa não funciona, algo esta errado!

Gosto muito de meu corsa, mas sei que ele tem esse problema com óleos de viscosidade mais elevada, infelizmente! e acredito que os 1.4 possam ter este problema também...
Boa noite amigo, relaxa cada um tem a sua opinião, creio que tudo que aprendemos, venha por experiência propria....Eu não trabalho no ramo automotivo, pelo contrário trabalho com informática e não sei quase nada sobre carros porém, quando eu tive esse problema fui atras de todas as soluções viáveis e a que resolveu meu problema foi essa, assim como o amigo ai encima que adiciona aditivo a cada 4 tanques ao abastecer....certo??no caso dele, o aditivo resolveu, no meu caso foi a gasolina e a troca das peças...então vou carregar essa teoria comigo....até porque depois que adotei essas medidas, meu carro nunca mais deu problema algum, pega de primeira qualquer dia estando calor ou frio...
Imagem


huttener
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 06 2009f Abril 2009 11:03:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por huttener »

Gabiroots escreveu:
celouco escreveu:não precisa de gasolina não o carro e feito pra andar no acool sem a nessecidade de colocar gasolina, o que deve ser e o oleo que vc colocou quando fui trocar o oleo do meu o rapaz falou que tinha que ser um oleo certo para o motor 1,4 tem que ser mais fino para poder pegar de manha procura trocar o oleo na concesionaria ja ele sabe a medida correta do oleo eu nao me lembro agora qual era vou achar a nota se achar eu posto aqui.
Amigo sem querer desmerecer seu post, mas se você ler o manual do seu carro, verá que ele não é fabricado propriamente para se trabalhar só com álcool...
Eu possuo um Hatch 1.0 flex 2006, e no manual consta que posso usar só alcool, só gasolina, ou qualquer proporção dos dos combustíveis...

"Nos veículos equipados com motores
Flexpower – álcool e gasolina – poderá
ser utilizada qualquer mistura (em qualquer
proporção) de álcool e gasolina
(aprovados conforme legislação em
vigor) à venda nos postos de abastecimento
brasileiros. O sistema de injeção
eletrônica, através dos sinais recebidos
de vários sensores, adequará o funcionamento
do motor ao combustível utilizado." pág. 5-2

André.


huttener
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 06 2009f Abril 2009 11:03:18 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por huttener »

E mais uma coisinha, faz uns 6 meses que possuo esse carro, e desde que comprei só utilizo alcool, e olha que aqui em Curitiba faz frio... nunca tive nenhum problema com partida, o carro fica parado uma semana na garagem, pois só ando com ele no fim de semana. É só bater na partida que o bixo ronca! hehehe pode ser frio com geada em cima do carro ou o maior calorão!

Abraço,

André.


Suicidal
:: Millennium ::
Mensagens: 180
Registrado em: Sexta-feira 08 2009f Maio 2009 04:02:05 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Suicidal »

[quote="huttener"]E mais uma coisinha, faz uns 6 meses que possuo esse carro, e desde que comprei só utilizo alcool, e olha que aqui em Curitiba faz frio... nunca tive nenhum problema com partida, o carro fica parado uma semana na garagem, pois só ando com ele no fim de semana. É só bater na partida que o bixo ronca! hehehe pode ser frio com geada em cima do carro ou o maior calorão!

Abraço,

André.[/quote]

pois é...ai que esta o problema...quando esta bem frio, o carro pega de primeira....
o problema mesmo é qdo esta calor e o carro ta com o motor frio...


Suicidal
:: Millennium ::
Mensagens: 180
Registrado em: Sexta-feira 08 2009f Maio 2009 04:02:05 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Suicidal »

acabei de voltar do mecanico...

segundo ele, levou na concessionaria, onde passaram o scanner e não identificaram nenhum problema...

sei la o que pode ser...

a unica opção q me sobra é trocar o óleo para 5W30...


Suicidal
:: Millennium ::
Mensagens: 180
Registrado em: Sexta-feira 08 2009f Maio 2009 04:02:05 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Suicidal »

o mecanico, não satisfeito, pediu para deixar o carro "dormir" na oficina por mais um dia...
hj fui na oficina para acompanhar a primeira partida do dia, e pra variar o carro demorou a pegar...
falaram q ja passaram todo tipo de scanner e nao acharam defeito em sensor nenhum...vão trocar o corpo da borboleta e ver se funciona...opnei também para trocar o óleo e ver se melhora...final d tarde retornarei a oficina pra ver o q deu...

segue um artigo que li no site da quatro rodas comentando do óleo usado nos motores GM...principalmente nos motores 1.4...

___________________________________________________________________________________


http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7337.shtml

A lógica do sistema de partida a frio de um motor flex é fazê-lo funcionar rapidamente em dias de temperatura mais baixa. Mas para alguns donos de Corsa, Montana e Meriva equipados com o 1.4 Econo.Flex isso está longe de acontecer. Os motoristas reclamam que há falhas na partida desse motor mesmo em dias com temperatura ambiente acima de 15 ºC.
“Nas diversas vezes que eu tentei fazer o carro funcionar e a temperatura, segundo o termômetro do carro, estava entre 15 e 20 ºC, foi preciso mais de seis tentativas. Só que num dia frio, que estava a 5 ºC, o carro pegou de primeira”, diz o analista de sistemas Luiz Felipe Carvalho Mendes, de Juiz de Fora (MG), dono de um Corsa Hatch 1.4 Premium 2007.
A razão de o motor funcionar melhor em dias muito frios é que o sistema, segundo mecânicos de autorizadas, é programado para injetar gasolina no motor apenas quando a temperatura estiver abaixo de 16 ºC e o tanque estiver abastecido com mais de 90% de álcool. Assim, quando a temperatura está um pouco acima desse limite, o defeito pode aparecer.
No entanto, o problema também se manifesta em dias quentes. Nas consultas que fizemos em concessionárias do Acre, Brasília e Maceió, os chefes de oficinas autorizadas disseram que já atenderam diversos casos em veículos com o motor 1.4 flex.
Quem também sofre com a partida mesmo em dias quentes é o engenheiro Gustavo Bonfim, de São José dos Campos (SP). Ele explica que isso só aconteceu depois que mudaram o tipo do óleo usado no seu Corsa Hatch 1.4 2007. “Na primeira revisão, a autorizada disse que eu poderia trocar o 5W30 pelo 20W50, que custava a metade do preço e também era recomendado pela GM.” Gustavo explica que já fizeram várias tentativas para solucionar o problema e chegaram até a abrir o cabeçote. “Mas o problema só parou quando voltei a utilizar o óleo 5W30.”
Segundo o manual do proprietário desses carros, há quatro especificações de óleo que podem ser usadas no motor 1.4. Coincidentemente, a maioria dos casos de problema de partida acontece sempre com carros que não usam o 5W30. E, quando a autorizada resolve voltar a usar esse tipo de óleo, quase sempre o problema desaparece. Foi o caso do técnico em eletrônica Wagner Oliveira Lima, de São Paulo (SP). “Chegaram a trocar e fizeram a atualização do módulo de injeção em busca do problema. Mas depois que troquei o óleo para o 5W30 o problema foi resolvido.”
E nem modelos recém-lançados escapam do problema, como constatou o engenheiro mecânico Edmar Amorim, de Igarassu (PE), proprietário de uma Meriva 1.4 Maxx. “Na manhã seguinte ao dia que eu peguei o carro, precisei tentar seis vezes para fazer o motor funcionar.” Alertado pela reportagem sobre a possível solução, ele diz que já marcou uma segunda visita à concessionária para tentar solucionar o defeito. “Agora vou sugerir à autorizada a mudança do tipo de óleo para ver se resolve de vez.”
________________________________________
O POVO FALA
“Eu precisava tentar mais de dez vezes para o motor funcionar. Cheguei a descarregar a bateria.”
Emerson José Nunes Cardoso, vendedor de São Paulo (SP), dono de uma Montana 1.4
“Tem dia que é preciso tentar até oito vezes para o motor pegar.”
Fernando Teixeira Paletta, farmacêutico de Lavras (MG), dono de um Corsa Hatch 1.4
________________________________________
RESPOSTA
Segundo a GM, em geral o problema ocorre porque se esquece de encher o reservatório de partida a frio ou pela má qualidade do combustível. Porém confirma que “no Corsa e na Montana 1.4 se constatou que alguns veículos tinham uma não conformidade na programação do módulo ECM, podendo causar dificuldade na primeira partida do motor em dias frios.”
________________________________________
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br


Avatar do usuário
rafael.rgarcia
:: Piquet ::
Mensagens: 283
Registrado em: Quinta-feira 02 2009f Abril 2009 04:28:17 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por rafael.rgarcia »

Então, meu premium virou 2 mil km essa semana, e sempre que vou dar a primeira partida pela manhã, ele nunca pega, mas nunca chegou a ter que dar a partida 6 vezes como disseram, pegava sempre na segunda, no máximo na terceira.
Estou esperando a revisão dos 5 mil km para ver se isso é problema do oleo mesmo, e vou exigir que coloquem o 5w30.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”