o mecanico, não satisfeito, pediu para deixar o carro "dormir" na oficina por mais um dia...
hj fui na oficina para acompanhar a primeira partida do dia, e pra variar o carro demorou a pegar...
falaram q ja passaram todo tipo de scanner e nao acharam defeito em sensor nenhum...vão trocar o corpo da borboleta e ver se funciona...opnei também para trocar o óleo e ver se melhora...final d tarde retornarei a oficina pra ver o q deu...
segue um artigo que li no site da quatro rodas comentando do óleo usado nos motores GM...principalmente nos motores 1.4...
___________________________________________________________________________________
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7337.shtml
A lógica do sistema de partida a frio de um motor flex é fazê-lo funcionar rapidamente em dias de temperatura mais baixa. Mas para alguns donos de Corsa, Montana e Meriva equipados com o 1.4 Econo.Flex isso está longe de acontecer. Os motoristas reclamam que há falhas na partida desse motor mesmo em dias com temperatura ambiente acima de 15 ºC.
“Nas diversas vezes que eu tentei fazer o carro funcionar e a temperatura, segundo o termômetro do carro, estava entre 15 e 20 ºC, foi preciso mais de seis tentativas. Só que num dia frio, que estava a 5 ºC, o carro pegou de primeira”, diz o analista de sistemas Luiz Felipe Carvalho Mendes, de Juiz de Fora (MG), dono de um Corsa Hatch 1.4 Premium 2007.
A razão de o motor funcionar melhor em dias muito frios é que o sistema, segundo mecânicos de autorizadas, é programado para injetar gasolina no motor apenas quando a temperatura estiver abaixo de 16 ºC e o tanque estiver abastecido com mais de 90% de álcool. Assim, quando a temperatura está um pouco acima desse limite, o defeito pode aparecer.
No entanto, o problema também se manifesta em dias quentes. Nas consultas que fizemos em concessionárias do Acre, Brasília e Maceió, os chefes de oficinas autorizadas disseram que já atenderam diversos casos em veículos com o motor 1.4 flex.
Quem também sofre com a partida mesmo em dias quentes é o engenheiro Gustavo Bonfim, de São José dos Campos (SP). Ele explica que isso só aconteceu depois que mudaram o tipo do óleo usado no seu Corsa Hatch 1.4 2007. “Na primeira revisão, a autorizada disse que eu poderia trocar o 5W30 pelo 20W50, que custava a metade do preço e também era recomendado pela GM.” Gustavo explica que já fizeram várias tentativas para solucionar o problema e chegaram até a abrir o cabeçote. “Mas o problema só parou quando voltei a utilizar o óleo 5W30.”
Segundo o manual do proprietário desses carros, há quatro especificações de óleo que podem ser usadas no motor 1.4. Coincidentemente, a maioria dos casos de problema de partida acontece sempre com carros que não usam o 5W30. E, quando a autorizada resolve voltar a usar esse tipo de óleo, quase sempre o problema desaparece. Foi o caso do técnico em eletrônica Wagner Oliveira Lima, de São Paulo (SP). “Chegaram a trocar e fizeram a atualização do módulo de injeção em busca do problema. Mas depois que troquei o óleo para o 5W30 o problema foi resolvido.”
E nem modelos recém-lançados escapam do problema, como constatou o engenheiro mecânico Edmar Amorim, de Igarassu (PE), proprietário de uma Meriva 1.4 Maxx. “Na manhã seguinte ao dia que eu peguei o carro, precisei tentar seis vezes para fazer o motor funcionar.” Alertado pela reportagem sobre a possível solução, ele diz que já marcou uma segunda visita à concessionária para tentar solucionar o defeito. “Agora vou sugerir à autorizada a mudança do tipo de óleo para ver se resolve de vez.”
________________________________________
O POVO FALA
“Eu precisava tentar mais de dez vezes para o motor funcionar. Cheguei a descarregar a bateria.”
Emerson José Nunes Cardoso, vendedor de São Paulo (SP), dono de uma Montana 1.4
“Tem dia que é preciso tentar até oito vezes para o motor pegar.”
Fernando Teixeira Paletta, farmacêutico de Lavras (MG), dono de um Corsa Hatch 1.4
________________________________________
RESPOSTA
Segundo a GM, em geral o problema ocorre porque se esquece de encher o reservatório de partida a frio ou pela má qualidade do combustível. Porém confirma que “no Corsa e na Montana 1.4 se constatou que alguns veículos tinham uma não conformidade na programação do módulo ECM, podendo causar dificuldade na primeira partida do motor em dias frios.”
________________________________________
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós:
4rodas.abril@abril.com.br