Aceleração oscilando / instável

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
barrosoft
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 04:19:46 PM
Localização: Sapucaia - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Aceleração oscilando / instável

Mensagem por barrosoft »

Pessoal,

Apesar do meu corsa ser novo, menos de um ano de uso, 17.000 km, começou a acontecer uma coisa chata faz pouco tempo...

Quando estou na estrada, velocidade constante, pé somente apoiado levemente no acelerador pra manter a velocidade, é como se estivesse engasgando... Não é brusco o movimento, é sutil, mas está aumentado de uns dias pra cá... Se estou pisando fundo pra ganhar velocidade isto não acontece. Se tiro completamente o pé pra diminuir também não. Ocorre com frequência quando estou na típica reta plana a 80 ou 100 ou 120, não importe, se eu fixar o pé leve no acelerador ele começa a apresentar este sintoma... É como se balançasse sutilmente pra frente e pra trás, são vários engasgos leves, sem ser tranco. É tão incômodo que eu acabo por tirar o pé ou mesmo acelerar mais fundo pro problema parar...

Alguém já passou por isto ?

Obs.: uns 2 dias atrás aconteceu uma coisa diferente, pela primeira vez, talvez tenha a ver com o problema acima: Eu estava no congestionamento, o conta-giros naquele padrão de marcha lenta, e eu no para-e-anda... De repente, num momento em que eu estava parado, deu uma oscilada, o conta-giros deu uma caída, o carro parecia que ía morrer, questão de 1 segundo apenas, e voltou para o normal da lenta... Eu tomei um susto! Aconteceu 2 vezes... Não chegou a morrer,mas não é normal isto...

Lamentável um carro com menos de um ano de uso apresentar problemas deste tipo... Tive um carro 1997 antes deste que não me dava estes sustos...

Teria algo a ver com injeção eletrônica ???

Vou levar num mecânico esta semana, mas queria a opinião dos companheiros do clube...


Abraços, Barrozo


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao notou se a oscilada aconteceu qnd acionou a refrigeracao forcada?

notei algumas vezes essa engasgada qnd mantinha por muito tempo a aceleracao constante, pode ser muita coisa mesmo....tudo ligado a ignicao, alimentacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Almirbac
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 14 2008f Outubro 2008 01:14:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Almirbac »

o meu tinha o mesmo problema até que parou de funcionar de vez, levei na cocecionaria e trocaram peças que sairam da concessionaria com defeito, passa em uma concessionaria explica o problema e vê o que eles dirão.
O meu ficou sem custo algum pois era de fabrica o problema
da ma olhada no topico la pela pagina 10 e 11 que eu explico melhor o que aconteceu comigo
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32967


barrosoft
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 04:19:46 PM
Localização: Sapucaia - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por barrosoft »

[quote="Almirbac"]o meu tinha o mesmo problema até que parou de funcionar de vez, levei na cocecionaria e trocaram peças que sairam da concessionaria com defeito, passa em uma concessionaria explica o problema e vê o que eles dirão.
O meu ficou sem custo algum pois era de fabrica o problema
da ma olhada no topico la pela pagina 10 e 11 que eu explico melhor o que aconteceu comigo
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=32967[/quote]

Olá de novo!

Pesquisei bastante no Google, em outros fóruns e em outros tópicos sobre este meu problema e, para minha surpresa, vááááários casos com o mesmo problema, sempre no motor 1.4 EconoFlex !!! Diagnóstico: Sensor de Posição de Borboleta, ou Sensor de Aceleração, ou TPS.

Nestas mensagens os proprietários dizem que as próprias concessionárias GM estão sabendo da grande incidência de problemas nesta peça e neste motor, o que tem aumentado a procura pela mesma e inclusive a mesma está em falta nas lojas...

Eu liguei pra concessionária onde comprei o meu carro, contei esta história, e o mecânico que falou comigo foi confirmando tudo isto, ou seja, muitíssimo provavelmente terei de trocar esta peça, lamentavelmente com 17.000 km rodados e menos de 1 ano de uso... Garantia eu perdi porque instalei GNV no carro, quem faz isto sabe dos riscos que corre, e nunca imaginava ter problemas com um carro zero!

Também li que em alguns casos isolados tem que trocar o corpo de borboleta inteiro, mas que na maioria das vezes basta trocar o tal Sensor de Posição de Borboleta.

Obviamente que vou levar o carro numa oficina, sem garantia em concessionária eu não aperto nem parafuso, eles são "sem noção"...

Depois eu posto aqui o resultado...


barrosoft
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 04:19:46 PM
Localização: Sapucaia - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por barrosoft »

É galera, a coisa tá feia!

Não está sendo possível encontrar no mercado o tal Sensor TPS! Só estão vendendo o corpo de borboleta inteiro... Pesquisei RJ e SP e não encontrei...

O vendedor onde paguei R$ 299 pelo corpo de borboleta me disse que eles estão vendendo uma média de 20 peças por semana somente para veículos com motor Econoflex!!

Isto não deveria ser caso de recall ?

Vou morrer, com a mão de obra mais a peça, uns 400 contos...

Dica: fujam correndo deste motor Econoflex 1.4... Ele anda que é um bicho, tem uma força que impressiona e deixa poeira até em carro 1.6, mas lamentavelmente está apresentando este problema de TPS em vários carros...


rmenequini
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 11 2009f Julho 2009 09:39:38 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rmenequini »

Barrosft, a descrição que vocë fez sobre este problema ....acabei de deduzir há 2 horas atrás, numa situação idêntica a sua. O meu corsa tá com 8.000 rodados e começou este problema esta semana...geralmente noto quando estou em terceira marcha ...uma variação bem sutil da aceleração...vocë já resolveu o do seu carro???


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olhem essa peca tem recuperacao. deem uma vasculahada ai pela net...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”