Falha estranha - Corsa Morrendo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Lourival Peres
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 12 2008f Abril 2008 04:32:01 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Falha estranha - Corsa Morrendo

Mensagem por Lourival Peres »

Galera, blz?

Tenho um corsa hatch 1.4 1995, convertido para flex desde janeiro/2008. Nunca tive problemas com esta conversão. pelo contrário, faço em média 8,5 km/l com álcool. Mas recentemente estou tendo o seguinte problema: No congestionamento de São Paulo, com motor quente, às vezes quando estou parado, a rotação (que está normal) dá uns picos muito doidos pra cima e pra baixo, como se estivesse tentando se ajustar. Esta oscilação ocorre durante alguns segundos e o carro morre! Se tentar dar partida em seguida ele pega e morre (não consegue manter a rotação). Quando acontece este problema, tentei por várias vezes dar partida e sempre ocorre a mesma coisa (morre assim que pega). Passado alguns minutos ele pega normalmente!

Sempre faço manutenção e limpeza dos bicos. Já troquei a bobina e o módulo de injeção, copo do distribuidor, cabos de vela e velas, ponto está ok, bicos e regulagem da injeção feitas recentemente.

Alguém já teve problema parecido com este?

Será algum problema no distribuidor (me parece que tem um sensor no rotor tb!)

Abraços!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem atuador de marcha lenta ai tmb....e parece q afoga pelo q disse
como deixou flex um EFI?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Lourival Peres
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 12 2008f Abril 2008 04:32:01 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lourival Peres »

Sim, tem atuador, e já o havia trocado. Não creio ser este o problema!

A conversão para flex foi feita por um sobrinho, de quem eu comprei este corsa. Foi trocada a bomba de combustível, colocado um dispositivo para injeção de gasolina para partida a frio, o reservatório de gasolina, na base do coletor foi trocada uma placa para entrada da gasolina quando da partida a frio, e regulada a pressão do injetor.

Quando comprei levei em 3 mecânicos que conheço ha algum tempo para que avaliassem esta conversão, e todos diseram que estava ok!

A única questão sobre a conversão é que não foi feita alteração no módulo, desta forma a pressão na injeção é um pouco maior (foi regulada manualmente). Neste caso, está ajustado para uso com alcool, porém, com gasolina seu desempenho poderia ser um pouco melhor (média de 11km/l) mas sempre utilizo alcool. Às vezes coloco gasolina, mas raramente.

Como havia dito, já está assim a mais de ano e não creio ser este o problema.

Desconfio de algum tipo de sensor. Penso tentar trocar o distribuidor para ver se resolve, pois já fiz diversos serviços nele, inclusive, recentemente fiz a retifica para descarbonização do cabeçote, quando também foram trocadas 2 válvulas.

Não sei se entrou água em algum lugar, pois peguei muita chuva em dezembro e depois disto começou a aparecer este problema, foi quando troquei a bobina e o módulo de injeção pensando que pudesse ser este o problema, mas infelizmente não era!

Se alguém tiver alguma idéia, desde já eu agradeço!

Abraço a todos.


corsandro
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Dezembro 2007 09:24:38 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsandro »

verifique o estado do sensor de rotação... próximo da polia... talves possa ser ele...num custa nada tentar..... é difícil ser .....mas as vezes......flow ..... dá um retorno ai pra gente!!!...


corsandro
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Dezembro 2007 09:24:38 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsandro »

desculpe * talvez


Lourival Peres
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 12 2008f Abril 2008 04:32:01 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lourival Peres »

Galera,

É o seguinte. Depois de mexer em tanta coisa, já não sei mais qual foi que resolveu o problema. De qualquer forma, segue as correções que fiz:

- Segui o tutorial sobre "limpeza sistema de ventilação forçada do carter" trocando a junta para ter certeza que não tinha entrada de ar no sistema. (Não estava tão sujo quanto imaginava, mas achei muito interessante o tutorial e quis por em prática).

- Troquei as velas e aproveitei para inspecionar o copo do distribuidor. Para minha surpresa o carvão central havia quebrado e estava sem nada! Substitui por outro carvão novo. Também troquei o rotor do distribuidor que estava bem judiado!

- Troquei o atuador de marcha lenta, conforme havia sugerido o "Sem Controle", apesar de tê-lo trocado ha pouco tempo, coloquei um da Siemens.

Depois destas correções, ainda não tive problemas de morrer do nada, porém o barulho do motor ficou muito melhor (acredito que pelo carvão do copo do distribuidor).

Corsandro, ainda não verifiquei este sensor que você comentou por falta de tempo, mas na primeira oportunidade vou ver. De qualquer forma ainda estou avaliando se o problema realmente foi solucionado, pois como havia dito antes, não tem uma sequência para reproduzir o problema (se houvesse já tinhamos matado!). Caso ocorra novamente, volto a postar para o clube.

Muito obrigado a todos!

Lourival.

Falha estranha - Corsa Morrendo





Falha estranha - Corsa Morrendo


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”