[DÚVIDA] comando p/ corsa 1.6

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
llorenzet
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Setembro 2006 09:48:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] comando p/ corsa 1.6

Mensagem por llorenzet »

E aeh galera,

Estive pesquisando os tópicos sobre comando já postados e só encontrei idéias p/ corsa 1.0.
Preciso a opinião de um mecânico que saiba dizer com certeza qual o melhor comando para um corsa 1.6 mpfi.
Já tenho escape 4x1, filtro esportivo e também está chipado e rodando no álcool.
E além do kit comando, será preciso mais algo? polia? mexer no cabeçote?
Com essas alterações, com quantos cv ficaria +ou-?
Me ajudem!!!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

um comando e polia, o comando vai depender do q quer....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

llorenzet escreveu:E aeh galera,

Estive pesquisando os tópicos sobre comando já postados e só encontrei idéias p/ corsa 1.0.
Preciso a opinião de um mecânico que saiba dizer com certeza qual o melhor comando para um corsa 1.6 mpfi.
Já tenho escape 4x1, filtro esportivo e também está chipado e rodando no álcool.
E além do kit comando, será preciso mais algo? polia? mexer no cabeçote?
Com essas alterações, com quantos cv ficaria +ou-?
Me ajudem!!!!!
Bom, comando para 1.6 existem vários e de várias marcas, além de você poder fazer um com as medidas que você queira.

Primeiramente, antes de você se decidir em colocar um comando mais agressivo, você deveria partir para um retrabalho no cabeçote e colocar mais fluxo e mais taxa, mais fluxo para satisfazer a fome do comando e mais taxa para seu carro não ficar extremamente frouxo até 2500/3000 rpm, além de ajustar a taxa para o álcool.

De nada adiantaria colocar um comando com duração na casa dos 285 graus se seu cabeçote não permite fluxo suficiente para atender a potência máxima que deveria pular para próximo de 6500 rpm.

Então antes de mais nada, prepare seu cabeçote, só com ele você consegue taxa de até 15,3:1 e fluxo próximo de 95 CFM, esse são valores limites superiores utilizados nos motores da antiga copa corsa daqui de BSB. Para você ter idéia, com comando original e todo este retrabalho nos cabeçotes se consegue 135 cv. Mas é claro que vc não precisa partir para esta taxa que é extramamente alta para rua.

Estou fazendo minha picape corsa 1.6, cheio de idéias inovadoras para um carro de rua, mas bem agressivo e eficiente, devo utilizar uma taxa próximo de 14:1, além de retrabalho para aumentar fluxo, sistema de comando roletado, etc, etc, etc.

Quanto ao seu caso, usar comandos mais agressivos, conversando com o maior preparador de cabeçotes do Brasil e com extrema experiência em motores 1.6 do corsa, o mesmo me disse que já foi testado tudo quanto é tipo de comandos, com excessão dos roletados que é coisa mais atual, e a conclusão que se chegou foi que para rua, o comando do corsa 1.6, é o melhor, pois permite ter muito torque em baixa e uma potência relativamente alta, com marcha lenta regular, etc. Mas sem dúvida que comando com mais durações te permite a ter mais potência em alta rotação, desde que se tenha cabeçote retrabalhado e alimentação correta, mas com a deficiência de torque em baixa rotação, o que em geral faz seu carro acordar de verdade somente acima das 3000 rpm, o que é mais ideal para arrancada mesmo.

Bom, me diga exatamente o que você quer, que posso te passar mais idéias e conceitos. Me diga se é um carro para brincar ou para o dia-a-dia, se quer investir pesado ou qto se quer investir.

Abraço.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”